fbpx

A fim de obter resultados mais satisfatórios para um ambiente de TI numa empresa é necessário garantir segurança, estabilidade, acessibilidade e monitoramento. Tendo isso em foco, ganha-se em produção, lucratividade e qualidade dos serviços. Fundamental para isso é manter os indicadores de saúde do servidor em bons níveis e existem dois serviços para tal: o NOC e o SOC.

Leia também: Observabilidade na TI: conheça seus os três pilares e como aplicar

Nas próximas linhas, o Blog da Russel Serviços vai explicar para você o que esses termos significam e qual a importância deles para a área de TI da sua empresa. Confira:

O que é NOC?

O NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Redes) é caracterizado como um centro de operações composto por profissionais de TI aos quais realizam a supervisão e o monitoramento contínuo do desempenho e saúde do ambiente tecnológico da área em questão.

Leia também: Confira 4 dicas para se tornar um profissional de TI do futuro e se destacar na área

Com os serviços NOC, as organizações têm total visibilidade do ambiente, detectam quaisquer anomalias e identificam rapidamente falhas em potencial. Para garantir a disponibilidade do ambiente tecnológico das organizações, a existência de NOC é essencial.

Funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana, o serviço NOC envia alertas sempre que detecta irregularidades na rede, faz a análise preventiva da infraestrutura de TI e atua prevenindo a queda de serviços críticos.

Leia também: Conheça 7 dicas incríveis para melhorar o TI da sua empresa

O que é SOC?

O SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança) é um centro de operações composto por profissionais de segurança, atuando em conjunto, no monitoramento, na detecção, investigação e na resposta a ameaças que afetam a segurança de informações nas organizações. Além disso, o SOC monitora todos os recursos de segurança que são utilizados na empresa, tais quais os firewalls, IPs, antivírus, UTMs e anti-DDoS, e faz uma análise de eventos relacionados a rede, ou qualquer sistema que possa existir na organização.

Leia também: Conheça sete vantagens que a terceirização de TI traz para sua empresa

O SOC é baseado em uma abordagem proativa, realizando principalmente atividades relacionadas com a segurança cibernética. Sendo uma área altamente especializada, o centro de operações deve ter total foco no monitoramento, análise e no desenvolvimento de estratégias de segurança do ambiente de TI.

Quais as principais diferenças entre NOC e SOC

Á medida que o SOC atua com prioridade na proteção a organização, o NOC tem como foco principal a disponibilidade do ambiente e impedindo um tempo de inatividade prolongado. Enquanto o serviço de NOC é considerado um atividade operacional, o SOC possui um impacto estratégico nos negócios.

Leia também: Confira as novas tendências no setor de TI para o segundo semestre

O mais importante, entretanto, é destacar que ambos os serviços são complementares para a saúde e operação da sua empresa. O papel deles é de extrema importância para uma organização que preza pelos serviços e integridade de seus dados.

Para além dos serviços em questão, é necessário ter os melhores profissionais à disposição e a Russel Serviços pode facilitar o processo de obter mão de obra com qualidade. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel disponibiliza terceirizados com o que há de melhor no ramo de TI. Consulte nosso catálogo em russelservico.com.br.

Leia também: Veja os benefícios de contratar profissionais de TI terceirizados com a Russel Serviços

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Recife – PE: (81) 3314-6520

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp