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Nos últimos tempos, o mundo digital vem evoluindo. Com isso, as empresas perceberam  que uma melhoria na área corporativa-tecnológica é peça chave para o desenvolvimento do negócio acompanhar a evolução geral das novas tendências de tecnologias, portanto, a modernização do setor de TI dentro de uma corporação é vital para alcançar as metas da empresa de maneira eficaz.

Para se obter uma vantagem competitiva em relação à concorrência, é preciso se atentar às tendências e inovações que este mercado oferece.

Novidades para o setor de TI, confira as principais tendências

Investimento em cibersegurança

Com o recente surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a cibersegurança vem sendo pauta importante. Os vazamentos de dados digitais e o alto índice de golpes na internet, foram postos em cheque com a criação da nova legislação.

Mas os avanços do digital não trouxeram só consequências ruins. O aumento no volume das transações online se tornaram realidade, visto a necessidade e a comodidade que esta prática nos traz. As empresas, então, correm atrás da cibersegurança com medidas preventivas às fraudes, tornando as operações digitais mais seguras e práticas para os clientes.

Portanto, uma das principais tendências do ano para o setor de TI é o maior investimento na área para adotar as ferramentas de segurança emergentes: softwares automatizados de validação de credenciais, EDRs, Blockchain, entre outras.

Hiper Automação

Não é novidade que as soluções de automação robótica dos sistemas autogerenciados estão realizando tarefas burocráticas e repetitivas nas empresas sem a necessidade da mão de obra humana. A hiper automação, uma das tendências de TI para 2022, muda a cara do jogo e soluciona este problema.

Com a Inteligência Artificial (!As), Deep e Machine Learning e IOT, ferramentas mais independentes e integradas emergem, com a capacidade de alterar algoritmos sem a necessidade de atualização externa na programação.

Assistentes de voz

A assistência virtual de relacionamento e os chatbox são uma realidade no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) em diversos canais de contato. Porém a evolução deste serviço com o uso da voz, é mais uma tendência no mercado de TI.

Os gadgets voltados a comandos vocais, além de substituir os tradicionais meios de contato com o cliente, também são aplicados para:

  • fazer compras;
  • acionar aplicativos no smartphone;
  • agendar horários em prestadores de serviço;
  • acessar informações;
  • iniciar ações automatizadas.

A popularização deste tipo de serviço, anda lado a lado com o salto de performance alcançado com a personalização de respostas e elementos de linguagem ajustados, que resultam em uma interação mais natural.

Ampliação do uso da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) impacta diversas atuais tendências de TI, mesmo com o uso de uma pequena parcela do potencial desta importante tecnologia. Partindo da experiência do cliente até a estratégica tomada de decisão da empresa, os sistemas estão sendo alocados em cada vez mais áreas e ferramentas.

Fora isso, sua autonomia possibilita a capacidade de agir, reagir, se adaptar e aprender — e estas habilidades estão se desenvolvendo mais do que nunca. Atualmente, a IA consegue interagir naturalmente com as pessoas, além de criar e atualizar códigos de software .

Portanto, o investimento em soluções que aproveitem por completo as suas funcionalidades será vital para alcançar uma grande vantagem competitiva, que é imprescindível para qualquer negócio hoje em dia.

Soluções Cloud Native

As modificações na realidade do trabalho nos últimos tempos, trazendo à tona o trabalho híbrido ou remoto, popularizou a utilização da Cloud Computing. Porém, não são todos os softwares e aplicativos de negócios que são compatíveis com essa infraestrutura de TI, o que limita a transição de algumas empresas ao digital.

Hoje em dia se trabalha em prol da criação/adaptação de plataformas em nuvem. Desta forma não haverá transferência e sim a reconstrução de programas nessa arquitetura, agora de forma nativa, possibilitando ao empreendimento obter vantagens como:

  • rapidez de resposta e alta performance digital;
  • recursos disponíveis de qualquer lugar e a toda hora;
  • escalabilidade capaz de acompanhar o crescimento da organização.

Ascensão dos dados

Basear suas escolhas em estatísticas, probabilidades e cenários reduz riscos e otimiza investimento de recursos. Considerando o atual momento da economia, o desperdício dessas vantagens não pode ocorrer.

A Business Intelligence e a Big Data Analytics fornecem às empresas análise de dados mais eficientes, além de coleta, tratamento e organização das estatísticas. O aumento da capacidade associativa das ferramentas e do volume das informações processadas são notáveis.

Portanto, o contexto desencadeia o aumento na busca por essas tecnologias para:

  • antecipar padrões de mercado;
  • entender o comportamento do cliente;
  • prever oportunidades e ameaças.

Mundos virtuais

O advento de jogos de realidade virtual, possibilitou um novo modelo de simulação que vem sendo explorado nos últimos anos e é uma nova tendência de TI, devido ao metaverso.

Realidade aumentada — que sobrepõe elementos fictícios em ambientes físicos — e realidade virtual — que cria espaços completamente digitais — estão sendo aperfeiçoadas para trazer situações pessoais ou profissionais do dia a dia para o virtual de uma maneira “mais física”.

Desta forma, toda uma nova economia deve surgir. Nela serviços serão prestados e produtos que só existem em formato eletrônico serão comercializados por intermédio de pagamento via criptomoedas. O impacto disso ainda é imprevisível, mas mostra ser lucrativo para os negócios que agirem logo.

Terceirização de TI

A contratação de prestadores de serviços de TI estão mais em alta que nunca. Seja pela necessidade de responder à evolução acelerada da área ou para suprir a demanda por profissionais de tecnologia. E seu crescimento não deve parar por aí.

Quanto às funções de programação, suporte e manutenção, a terceirização responde à falta de mão de obra especializada no mercado. Essa carência ocorre principalmente diante de novas soluções, para as quais é difícil encontrar pessoal com conhecimento aprofundado.

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