O comércio eletrônico vem crescendo cada dia mais e mesmo consumidores não acostumados com o mundo digital estão sendo inseridos nessa realidade. Aqui no Blog da Russel Serviços você já entendeu que existe um caminho natural do consumidor no processo de venda e nas próximas linhas, mostraremos como é a jornada de compra online.
Uma pesquisa do Global Webindex com mais de 50.000 consumidores entre 16 e 64 anos encontrou os cinco principais fatores que levam os usuários on-line a escolher determinadas marcas ou sites para fazer compras on-line.
A seguir, conheça cada um desses fatores e saiba mais sobre sua jornada de compras online:
Descobrindo uma marca
De acordo com a pesquisa, os usuários descobrem uma nova marca ou site de compras por meio de:
- Sites de busca (46%);
- Propaganda na televisão (41%);
- Indicação de amigos (36%);
- Anúncios online (32%);
- O próprio site da marca ou produto (30%).
Investigando uma marca
Na sequência do processo de conhecer a marca e criar o interesse, o consumidor investiga a confiabilidade do site. Para isso, os seguintes tipos de pesquisa são feitos:
- Acessam sites de busca (54%);
- Analisam a opinião de outros consumidores (39%),
- Fazem uma análise do que encontram nas redes sociais (37%);
- Buscam no site do produto ou marca (35%);
- Visitam sites de comparação de preço (29%).
Motivação de compra
Após descobrir e entender melhor a procedência do site, alguns benefícios motivam a compra online:
- 62% das pessoas se interessam por frete grátis;
- 39% dos consumidores gostam de ter um processo de pagamento rápido e fácil;
- Outros 39% gostam de receber recompensas financeiras e incentivos, como descontos;
- A política de devolução ou troca de produtos facilitada é importante para 37% dos entrevistados.
Papel de uma marca
Você sabe o que os consumidores esperam da sua marca durante a jornada de compras online? De acordo com a pesquisa, estas são as expectativas mais comuns:
- Melhorar conhecimentos e habilidades (28%);
- Sentir-se valioso (25%);
- Ter acesso a novos produtos e ideias (25%);
- Ter acesso a produtos sustentáveis (25%);
- Ter acesso a serviços e produtos que ajudem a simplificar ou organizar a vida diária (24%).
Defensor da marca
A jornada de compras online não termina quando uma venda é feita. Após uma experiência positiva em sua loja, seus clientes podem se tornar “defensores” de sua marca, recomendando sua loja de e-commerce para amigos e familiares. De acordo com a pesquisa, o que mais motiva seus clientes a apoiar sua marca é:
- Ter acesso a produtos de alta qualidade (51%);
- Receber recompensas, como descontos ou brindes (44%);
- Encontrar algo relevante para seus interesses ou necessidades (35%);
- Encantar-se com a marca (34%);
- Ou receber um excelente atendimento (33%).
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