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jornada de compra online

O comércio eletrônico vem crescendo cada dia mais e mesmo consumidores não acostumados com o mundo digital estão sendo inseridos nessa realidade. Aqui no Blog da Russel Serviços você já entendeu que existe um caminho natural do consumidor no processo de venda e nas próximas linhas, mostraremos como é a jornada de compra online.

Uma pesquisa do Global Webindex com mais de 50.000 consumidores entre 16 e 64 anos encontrou os cinco principais fatores que levam os usuários on-line a escolher determinadas marcas ou sites para fazer compras on-line.

A seguir, conheça cada um desses fatores e saiba mais sobre sua jornada de compras online:

Descobrindo uma marca

De acordo com a pesquisa, os usuários descobrem uma nova marca ou site de compras por meio de:

  • Sites de busca (46%);
  • Propaganda na televisão (41%);
  • Indicação de amigos (36%);
  • Anúncios online (32%);
  • O próprio site da marca ou produto (30%).

Investigando uma marca

Na sequência do processo de conhecer a marca e criar o interesse, o consumidor investiga a confiabilidade do site. Para isso, os seguintes tipos de pesquisa são feitos:

  • Acessam sites de busca (54%);
  • Analisam a opinião de outros consumidores (39%),
  • Fazem uma análise do que encontram nas redes sociais (37%);
  • Buscam no site do produto ou marca (35%);
  • Visitam sites de comparação de preço (29%).

Motivação de compra

Após descobrir e entender melhor a procedência do site, alguns benefícios motivam a compra online:

  • 62% das pessoas se interessam por frete grátis;
  • 39% dos consumidores gostam de ter um processo de pagamento rápido e fácil;
  • Outros 39% gostam de receber recompensas financeiras e incentivos, como descontos;
  • A política de devolução ou troca de produtos facilitada é importante para 37% dos entrevistados.

Papel de uma marca

Você sabe o que os consumidores esperam da sua marca durante a jornada de compras online? De acordo com a pesquisa, estas são as expectativas mais comuns:

  • Melhorar conhecimentos e habilidades (28%);
  • Sentir-se valioso (25%);
  • Ter acesso a novos produtos e ideias (25%);
  • Ter acesso a produtos sustentáveis (25%);
  • Ter acesso a serviços e produtos que ajudem a simplificar ou organizar a vida diária (24%).

Defensor da marca

A jornada de compras online não termina quando uma venda é feita. Após uma experiência positiva em sua loja, seus clientes podem se tornar “defensores” de sua marca, recomendando sua loja de e-commerce para amigos e familiares. De acordo com a pesquisa, o que mais motiva seus clientes a apoiar sua marca é:

  • Ter acesso a produtos de alta qualidade (51%);
  • Receber recompensas, como descontos ou brindes (44%);
  • Encontrar algo relevante para seus interesses ou necessidades (35%);
  • Encantar-se com a marca (34%);
  • Ou receber um excelente atendimento (33%).

Russel Serviços

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