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Quando falamos de promotores de vendas, é comum pensar em funcionários uniformizados que ficam organizando os produtos em uma gôndola ou oferecendo uma degustação no ponto de venda. Apesar desse estereótipo, essa profissão vai muito além dessas atividades. 

O promotor de vendas é o profissional responsável por promover a marca em pontos de venda (PDVs), gerando aumentos de vendas. Ele pode ser fixo numa loja ou se deslocar por várias áreas todos os dias. E tem várias funções, distribuídas em pelo menos cinco áreas diferentes, em uma das quais ele acaba se especializando. São elas:

Reposição

É típico de alguém fixo num PDV. Sua principal função, como o próprio nome diz, é repor produtos da sua marca nas gôndolas, mas não só isso: organiza de formas estratégicas, para dar destaque a eles, conforme técnicas de merchandising. 

Além disso, cuida para que o PDV esteja sempre abastecido dos produtos das marcas que representa, precifica, pode dar apoio logístico e negocia com o dono do estabelecimento mais espaços de destaque para seus produtos. Também pode checar informações da concorrência para repassar para a sua marca, tais como promoções, preços, estratégias de merchandising, etc.

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Atendimento

Esse promotor de vendas já trabalha diretamente com o consumidor. É ele quem promove degustações e demonstrações de produtos, ativa promoções e tira dúvidas a respeito de questões técnicas.

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Venda 

Nessa função ele trabalha com os vendedores da loja, oferecendo todo o suporte a eles para fechar uma venda.

Atendimento técnico ou venda técnica 

Une as funções de atendimento e venda, porém exige mais profundidade nos conhecimentos técnicos do promotor, tanto para tirar dúvidas de clientes quanto para auxiliar os vendedores.

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Auditoria

Esse avalia quais são as ações de trade marketing empregadas no PDV, e qual a eficiência delas. Por exemplo, como está sendo feito o atendimento, se os produtos estão expostos da melhor maneira, se a comunicação está atingindo seus objetivos, etc.

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