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A ideia do Omnichannel consiste em atender às demandas dos clientes de forma personalizada com o objetivo de melhorar o relacionamento. Mais do que isso, prevê a integração dos canais de contato para oferecer uma melhor experiência de compra.

A utilização dessa prática no setor de varejo busca inovação no consumo. Portanto, muitas empresas do segmento investem nesse sistema.

Elaboramos esse artigo para você saber mais sobre o varejo Omnichannel e seus 3 maiores benefícios

Acompanhe!

O que é o varejo Omnichannel?

A palavra Omnichannel significa “multicanal”, mas o varejo Omnichannel representa a tendência do varejo de elaborar estratégias de comunicação que integram e alinham diferentes canais de comunicação e marketing, sempre colocando a melhora da experiência de compra como princípio.

As empresas passaram a manter diversos canais de marketing e comunicação com seus clientes, principalmente na tentativa de se fazer mais presente no mundo online. Assim, é comum que uma empresa interaja com seus clientes através do site, redes sociais, e-mail, chat e resultado de buscas. Além, claro, do atendimento em loja física.

No entanto, ao se deparar com o mesmo cliente nesses canais diferentes, os varejistas encontraram dificuldades em manter um atendimento unificado e de qualidade.

Por esse motivo o varejo Omnichannel deixa claro que a quantidade de canais não é o mais importante, e sim que todos estejam alinhados ao comportamento do cliente. Hoje os consumidores transitam de um canal para outro com naturalidade e esperam que seu estágio na jornada de compra seja identificado.

3 maiores benefícios do varejo Omnichannel

1. Comunicação integrada

Utilizar o Omnichannel demanda muito planejamento integrado e comunicação entre todos os setores, sempre visando tornar a experiência do cliente mais enriquecida. Independentemente do que o consumidor está procurando, se faz uma pergunta nas redes sociais ou se vai presencialmente até a loja, o procedimento deve ser único.

2. Melhor experiência para o consumidor

Hoje, o consumidor busca pelas melhores experiências de compra, o que vai muito além de apenas adquirir um produto. No geral, a forma como o cliente se sente durante a compra de algo é tão importante quanto a qualidade do produto ou a oferta de um bom preço.

O Omnichannel permite uma experiência de compra se torne melhor, e não por conta de uma maior presença de canais, e sim pela forma como esses canais estão combinados para entregar ao cliente uma jornada que faça toda a diferença.

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3. Redução de custos

Omnichannel não significa aumento de custos para vender, pelo contrário! Ao adotar uma estratégia multicanal, é possível combater o excesso de custos. Isso faz todo sentido quando pensamos no prejuízo que uma oportunidade perdida traz quando não se faz uso do Omnichannel.

Todo o potencial cliente que entra em uma loja e sai de lá sem levar um produto configura uma oportunidade perdida. Boa parte disso se deve à falta de canais integrados de compra, que levem em conta as especificidades dos consumidores.

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