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O Marketing é um ramo essencial para o futuro bem sucedido de uma empresa. Uma das estratégias dessa área é o Product placement (ou colocação de produtos) ao qual muitas marcas vem participando de atividades de colocação de produtos em diferentes níveis e uma eficiência que varia para cima. Confira a seguir no Blog da Russel Serviços o significado da tendência e sua relevância para os negócios.

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O que é a Product Placement?

Uma estratégia de marketing de promoção. A product placement surgiu acidentalmente algumas décadas atrás e acontece quando um produto é integrado numa determinada produção ou contexto escolhido para dar visibilidade clara e valorizada a marca em questão. O produto é visível, mesmo que geralmente não seja o centro das atenções, e é quase inteiramente relevante para o contexto.

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Separamos abaixo 3 curiosidades sobre a estratégia e porque é um diferencial para o sucesso do seu produto:

O product placement cria demanda

O posicionamento de produto e marca é uma estratégia de marketing moderna para que as marcas atinjam seu público-alvo sem o uso da “publicidade tradicional”. Assim, o produto é integrado a outra mídia, como programas de TV, novelas, filmes e videoclipes.

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Um exemplo interessante é o que aconteceu no recente filme do Homem-Aranha (Spider-Man: Into the Spider-Verse), em que o protagonista usa tênis Nike Air Jordan durante sua aventura, iniciando uma competição para adolescentes e crianças encontrarem calçados. Este é um exemplo de colocação de produto bem-sucedida que mostra como aproveitar ao máximo seus recursos.

O product placement tem um excelente custo-benefício

Na maioria dos casos, as marcas que usam a colocação de produtos gastam muito dinheiro para colocar sua marca em filmes e programas de TV de sucesso. Embora a colocação de produtos possa ser cara, as marcas podem gastar ainda mais.

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Por exemplo, a marca de chocolate Hershey’s viu um aumento de 65% na colocação de produtos em uma cena importante no E.T. de Steven Spielberg.

O product placement alimenta a relevância

Além de aumentar os lucros, a colocação de produtos também pode aumentar o reconhecimento da marca. Estatísticas econômicas mostram que a colocação de produtos em programas de TV e novelas pode aumentar o reconhecimento da marca em até 20%, e a NextMedium afirma que quando a colocação de produtos é integrada à “programação em movimento”, esse número pode subir para 43%. Um programa ou pessoa está positivamente associada ao produto correspondente.

O objetivo é que os potenciais consumidores sejam influenciados positivamente pela marca sem perceber visivelmente onde a marca está. O objetivo final da colocação de produtos é influenciar positivamente as percepções de sua marca ou produto para que os consumidores sejam influenciados positivamente e se tornem consumidores.

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Assim como as grandes empresas, os pequenos negócios também podem ser influenciados pelo product placement. Apesar de não possuírem – em muitos casos – capital o suficiente para terem seu produtos num próximo blockbuster, as redes sociais e varejistas locais podem oferecer boas oportunidades para posicionamento do produto ou marca.

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