Os empreendedores varejistas buscam a todo instante atualizar suas táticas comerciais com vários propósitos para lucrar mais com a sua empresa de varejo:
- se adequar ao mercado;
- conseguir vender mais;
- conquistar e encantar os clientes.
Assim, obtém mais lucros. Afinal, os lucros garantem a continuidade dos negócios, não é mesmo?
Porém, com as mudanças impostas pelos novos perfis de consumidores, estes setores estão aprendendo a garantir sua sobrevivência num ambiente cada vez mais competitivo. Todos buscam a melhor maneira de como alavancar vendas no varejo.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para lucrar mais com a sua empresa de varejo!
1. Implemente um software de gestão
Os recursos tecnológicos evoluem cada vez mais para aperfeiçoar a eficiência das equipes de trabalho.
Um software que integre várias demandas de gestão, como um ERP, pode ter resultados magníficos no varejo. Isso, não só em áreas de contabilidade e controle de folhas de pagamento, mas, sobretudo, no âmbito de atendimento aos clientes e no ponto de venda.
A cada dia, a importância do ERP nas empresas de varejo fica mais clara.
Afinal, a otimização de tarefas gera muito mais satisfação nos consumidores. Além disso, presta um monitoramento mais rigoroso dos diversos dados de seu negócio e automatiza tarefas recorrentes.
2. Foque em ações de marketing
Outra forma de aumentar a lucratividade é por meio de campanhas que atraiam mais clientes, afinal, são eles que consomem os produtos da sua empresa. Um negócio que não é capaz de atrair novos clientes permanece estagnado, coloca em risco o faturamento saudável e pode ter a continuidade das suas atividades ameaçada.
Inclusive, você pode avaliar soluções de marketing digital para atrair clientes por meio de canais online. Entre as táticas mais utilizadas estão:
- faça presença em redes sociais, com atualizações constantes e pertinentes aos admiradores da marca e clientes;
- tenha um site organizado, com as informações da sua empresa e com um catálogo dos itens comercializados;
- invista em marketing de relacionamento para se aproximar dos seus clientes;
- use o e-mail marketing para enviar mensagens exclusivas para os seus contatos e melhorar o relacionamento com sua base de clientes, mantendo-os mais próximos da sua empresa e influenciando suas decisões de compra.
3. Conheça seu catálogo
É fundamental conhecer seu catálogo de produtos e diferenciar os itens que são commodities dos itens que não são commodities, ou seja, itens básicos (como por exemplo Arroz e Feijão) e itens mais sofisticados ou que sofreram um processo mais elaborado de industrialização (como por exemplo uma barra de cereais).
Isso te ajuda a ajustar as margens de contribuição de forma mais assertiva evitando o famoso “passar a régua”, ou seja, usar uma margem padrão para todo o seu mix de produtos.
4. Conquiste novos clientes e fidelize antigos
A conquista de um novo cliente pode passar por vários pontos. Portanto, saber tratá-lo é um ponto fundamental. Para isso, é necessário um atendimento de qualidade para o seu negócio.
As redes sociais também são grandes aliadas nesse processo. Nesse ambiente, você pode divulgar o seu negócio com fotos chamativas, catálogo atualizado, curiosidades, entre outras informações.
Além de captar novos clientes, outra maneira de como aumentar o lucro de uma empresa é realizar ações para trazer de volta quem já comprou com ela, para que continuem a ter uma relação de fidelidade do cliente com a marca.
Você sabia que o retorno de um cliente fidelizado custa muito menos do que a captação de novos compradores?
Para isso:
- faça promoções;
- anúncios personalizados;
- dê cupons de desconto.
Utilizar o SMS para relembrar os clientes que novos produtos chegaram ou que o vendedor da sua preferência estará aguardando para mostrar as novidades também é uma boa opção.
Executando corretamente essa ação, consegue-se uma excelente taxa de retorno, além de sempre estar lembrando ao cliente que você se preocupa com ele.
5. Terceirize profissionais
A terceirização de profissionais do varejo é uma ótima forma de reduzir custos com processos seletivos e outras burocracias e reduzir o quadro de colaboradores, gerando então economia para a empresa.
Além disso, a terceirização garante profissionais qualificados que irão aumentar a produtividade e competitividade do negócio, consequentemente aumentando sua lucratividade.
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