Aumentar as vendas do e-commerce é um desafio para os varejistas que investem em um modelo de negócio cada vez mais valorizado no ambiente digital.
As pessoas procuram por credibilidade e praticidade. Para isso, a loja on-line precisa ser convincente. Portanto, existem alguns aspectos muito importantes para serem levados em consideração na administração desse negócio.
Conheça agora 6 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce!
1. Mantenha sua linha de produtos atualizada
O comércio online é muito dinâmico, já que novidades surgem todos os dias nas linhas de produtos e nos padrões de consumo. Por isso, é importante que você mantenha seu portfólio sempre atualizado e esteja atento às novidades do mercado.
Lançamentos e novidades atraem muito a atenção dos clientes e uma boa descrição dos produtos é muito importante. Para fazer isso, contar com a ajuda de um especialista pode ser uma boa ideia.
Procure também pesquisar e analisar o comportamento de seu público, para assim verificar se sua linha de produtos é condizente com o comportamento e a demanda de seus consumidores.
Observe também se seus preços são competitivos em relação a seus concorrentes. Se necessário, amplie a quantidade de produtos em estoque para reduzir o custo dos produtos.
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2. Invista na segurança de seu comércio eletrônico
É muito importante que o público se sinta seguro para realizar compras e fazer pagamentos em seu e-commerce. Para isso, você deve obter certificados de segurança que atestem a confiabilidade de seu negócio online.
Procure também utilizar formas de pagamento que garantam a preservação dos dados dos clientes e ofereçam todo o suporte necessário em caso de problemas.
Desistências na concretização de vendas podem ser decorrentes também de uma experiência de navegação insatisfatória, layouts pouco convincentes ou outros fatores que possam gerar desconfiança nos usuários. Atente para a jornada de compras, tente identificar onde estão os possíveis problemas na experiência de compra dos seus clientes e procure resolvê-los.
3. Faça estratégias de otimização dos resultados
Quanto mais acessos diários seu e-commerce tiver, maiores serão suas chances de converter vendas. Para isso, é importante que seu negócio virtual esteja bem posicionado nas ferramentas de busca — o Google, por exemplo —, e apresente uma boa taxa de conversões.
Procure investir em estratégias de otimização dos resultados nos buscadores, também conhecido como SEO. Uma boa ação é disponibilizar marketing de conteúdo relevante para seu público-alvo. Atente para a otimização das palavras-chave relevantes para o seu negócio.
4. Capriche no site
Você já entrou num site com design seja tão mal feito que dava impressão de amadorismo e vontade de fechar a página?
A web vem se tornando cada vez mais dinâmica, e os usuários atualmente não têm mais paciência para páginas lentas e com navegabilidade complicada. Um site de fácil de navegação e intuitivo, voltado para a experiência do usuário, é fundamental para passar uma boa impressão e inspirar confiança dos seus visitantes.
Invista numa plataforma com design profissional, saiba escolher cores atraentes e letras de leitura fácil. Lembre-se que a imagem passada pelo seu website será associada à qualidade de todos os seus produtos e serviços.
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5. Atenção ao carrinho de compras
Você deve ficar atento e monitorar sempre a taxa de abandono do carrinho de compras de seu e-commerce. Afinal, uma vez que o usuário chegou até essa etapa final da jornada de compra, não faz sentido perdê-lo, certo?
Evite processos de checkout longos e complexos, necessidade de cadastro, ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis ou custos extras, com frete mostrados apenas no checkout. Também não se esqueça de manter uma lista com os e-mails de contato de seus clientes, de forma a manter o relacionamento com eles e fidelizá-los.
6. Invista nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas valiosas para aumentar as vendas online. Você pode, por exemplo, criar postagens interessantes regularmente, com links para atrair novos prospects para a sua loja virtual.
Forneça informações de qualidade para que as pessoas possam se informar sobre questões relacionadas a seus produtos e serviços, até se sentirem prontas para tomar a decisão de compra.
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Além disso, pode criar campanhas utilizando anúncios patrocinados, que são direcionados para pessoas qualificadas do seu público-alvo, usando ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads.
O mais importante é utilizar esses canais de comunicação para manter contato com seu público e conquistar a sua confiança.
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