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O RH ágil pode ser tomado como um modelo para promover mudanças no setor. Assim, entre o padrão de qualidade ideal e o desempenho do departamento, haverá um gap de competência, cabendo aos gestores promover ações necessárias para reduzi-lo.

Neste artigo você vai conferir 4 dicas para construir um RH ágil na sua empresa.

Acompanhe!

1. Redesenhe os serviços de RH

Inicialmente, podemos criar um fluxograma para representar os processos, como treinamento, recrutamento, avaliação de desempenho, pagamento de funcionários, pesquisa de clima e rescisão de contratos.

Na primeira linha de uma tabela, faça o fluxograma com as etapas do serviço, a partir das ações do usuário (colaborador, candidato). Por exemplo, o candidato de um recrutamento envia o currículo, é selecionado na triagem, realiza provas de conhecimento, participa de entrevistas, recebe o feedback.

Na segunda, relacione os processos visíveis para o usuário do serviço, conectando-os com as etapas da primeira linha. Por exemplo, detalhe como serão as entrevistas de emprego, provas de conhecimento e comunicações sobre o processo seletivo.

A seguir, organize os processos invisíveis. Aqui, entra o trabalho de bastidores do RH — que, em grande parte, pode ser automatizado por um software de gestão. Por exemplo, após o envio dos currículos, existe uma etapa interna de cadastramento e triagem, não é mesmo?

Finalize com as ações que dão suporte aos processos. Por exemplo, ao chegar na etapa de contratação do candidato (1ª fase), existe o processo visível de assinatura da carteira de trabalho (2ª fase) e a necessidade de cadastrar o profissional no E-social (3ª fase), bem como o suporte do setor jurídico para redigir o contrato (4ª fase).

O resultado final é chamado de blueprint de serviço. A ideia é enxergar o serviço e seus aspectos relevantes, identificando pontos de melhoria e realizando ajustes.

2. Adote as metodologias ágeis

O gestor de RH pode se inspirar nas metodologias ágeis para promover as melhorias nos serviços. Como diversos modelos de trabalho se encaixam no conceito, podemos indicar alguns exemplos sem excluir outras práticas:

  • aplicar o Scrum como modelo de trabalho;
  • definir objetivos e resultados-chave com OKRs;
  • expor visualmente as tarefas do setor pelo sistema de quadros do Kanban;
  • volta os processos de gestão para melhoria contínua com ciclo PDCA.

As metodologias ágeis facilitam o processo de transformar a cultura do departamento. Isso porque, elas trazem novos comportamentos para os profissionais e equipes que vão reforçar os valores do RH ágil à medida que forem reforçados.

3. Qualifique a equipe de RH

Os profissionais de RH precisam ser inseridos na mudança, desenvolver hard skills e soft skills compatíveis com as novas diretrizes do departamento. É um desafio, porque muitos profissionais estão acostumados às rotinas administrativas, precisando mudar para uma atuação mais estratégica quando as tarefas burocráticas são minimizadas pela tecnologia.

Além disso, as equipes de RH ágil costumam ser multidisciplinares e atuam de forma integrada nos projetos. E também será importante que as pessoas desenvolvam habilidades digitais, usando a tecnologia para potencializar a produtividade. Afinal, a automação é uma das bases para combater a burocracia no setor.

Leia mais: A terceirização pode ser uma ótima opção para melhorar seu RH

4. Invista em tecnologia e automação

Uma parte considerável da mudança diz respeito à digitalização do RH. Os softwares de gestão são capazes de enxugar as etapas e tarefas necessárias para realizar os serviços do setor.

Com isso, técnicas mais efetivas para coletar dados e compartilhar informações facilitam o trabalho de entender as necessidades e reduzem o tempo de resposta às mudanças.

O ponto de partida é adotar um sistema capaz de lidar com a complexidade dos processos e volume de informações do RH. Essa redução na carga de trabalho é o que permite redirecionar os esforços, mudar a formatação das equipes e priorizar o cliente interno, em vez de realizar atividades burocráticas.

Outro cuidado é buscar um sistema baseado na computação em nuvem. Muitas vezes, o RH deixa de se modernizar por causa da barreira tecnológica, prevendo grandes investimentos em infraestrutura de TI. Assim, como na computação em nuvem as soluções digitais são serviços online, é mais fácil quebrar essa barreira.

Leia mais: RH: conheça as 6 principais ferramentas tecnológicas para o setor


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