A fidelização e a conquista de novos pacientes é sempre um desafio para a clínica. Entretanto, existem diversas maneiras de melhorar o fluxo de clientes e assim, aumentar a lucratividade do seu negócio.
Confira algumas dicas para ganhar mais pacientes para a sua clínica!
1. Planejamento em primeiro lugar
Se você não sabe por onde começar ou que práticas adotar para conquistar pacientes para clínicas médicas é importante desenvolver um planejamento, com propósito, metas, cronograma de atividades e acompanhamento dos resultados.
Ao ter claro os objetivos fica mais fácil definir metas e ações. E para orientar os primeiros passos desta presença online é importante entender como anda o mercado, o que seus concorrentes estão fazendo e, principalmente, o que os pacientes estão buscando.
Ao fazer um planejamento é possível elaborar ações mais focadas e que realmente atinjam seu futuro paciente.
2. Defina o seu público
Se você sabe qual o perfil do seu paciente e o que ele busca, fica mais fácil fazê-lo chegar até a sua clínica médica.
Além de informações sobre faixa etária, gênero, profissão, nível educacional, você deve entender quais as principais dúvidas, anseios, os hábitos e comportamentos em relação a temas como saúde, bem estar e qualidade de vida.
Compreender o seu público-alvo é fundamental não só para melhorar o atendimento, mas também para a produção de conteúdo que irá captar pacientes para sua clínica médica.
3. Crie um site e blog
Você deve estar pensando: para que preciso ter um site e um blog se todo mundo se comunica pelas redes sociais?
Pois estes são canais fundamentais na estratégia de conquistar pacientes para sua clínica médica porque você precisará direcionar a atenção dos interessados para o conteúdo que você irá produzir e capitalizar esta atenção para revertê-los em novos pacientes.
De outra forma, você continuará brigando pela atenção volátil nas redes sociais, sem grandes resultados.
4. Faça conteúdos relevantes
Como foi visto, entender quem é o seu paciente é o primeiro passo para desenvolver um conteúdo de valor que vai chamar a atenção e ajudá-lo em alguma necessidade. Se a sua clínica médica produz conteúdo de valor direcionado ao seu público-alvo aumentam as chances de se relacionar de forma mais próxima e constante com seus pacientes potenciais.
Dessa forma, você e os demais profissionais da sua clínica serão vistos como especialistas sobre o assunto que foi tema do post, agregando atributos como transparência, segurança e maior reputação à sua clínica médica.
Além disso, a relevância do conteúdo para o tema abordado também será considerado pelo “robô” do Google para posicioná-lo melhor na busca orgânica. Lembre-se: O primeiro passo para atrair visitantes para o seu site e seu blog é produzir posts, ebooks, vídeos e infográficos com conteúdo original e de interesse para o seu público-alvo.
5. Relacione-se nas redes sociais
Depois de ter um site e um blog para receber o conteúdo relevante para seus pacientes, é hora de promover estes canais nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest, WhatsApp. Sempre que produzir um material novo para o blog da sua clínica médica, divulgue-o nas redes sociais.
Dessa forma, você vai obter o feedback direto dos clientes e consumidores; conquistar pacientes para a sua clínica médica; contornar situações adversas que possam comprometer a sua boa imagem e reputação; entre outras ações.
O marketing digital é um importante aliado na conquista de pacientes para clínicas médicas e também para sua fidelização. Por meio de produção de conteúdo para o blog e para o site da empresa e nas redes sociais (posts, vídeos, infográficos, ebook), é possível atrair novos pacientes e estreitar o relacionamento com os atuais.
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