fbpx

Manter uma empresa num alto nível de sucesso não é das tarefas mais fáceis e nem todas conseguem ter um auge duradouro. Para se destacar é preciso de além da qualidade necessária para tal, possuir estratégias que facilitam o processo. Nesse sentido, você já conheceu aqui no Blog da Russel Serviços o método de melhoria contínua e sua importância para os negócios. Continue explorando nos próximos passos essas ferramentas de aprimoramento e metodologias.

Leia também: Em busca da excelência: conheça a melhoria contínua

O segredo do sucesso empresarial é sempre buscar a excelência e a perfeição. Portanto, melhoria contínua significa a prática de manter esse processo de melhoria contínua. A ideia é sempre incentivar ações para melhorar o processo, serviço ou produto fornecido. Por isso, a tendência é aumentar a qualidade interna e reduzir o desperdício.

Principais metodologias e ferramentas para realizar a melhoria contínua

Leia também: Veja benefícios de ter estratégias de melhoria contínua

Ciclo PDCA

Composto por 4 etapas fundamentais, o modelo tem os seguintes fundamentos:

  1. Plan (planejar):  Envolve identificar uma necessidade ou problema que requer uma solução e, em seguida, desenvolver um plano mais conciso. A ideia é desenvolver planos de ação, métricas e metas para o início do ciclo;
  2. Do (fazer): Após identificar as áreas de melhoria e planejar as ações, é hora de colocar a solução em prática;
  3. Check (checar): Não há necessidade de sujar as mãos sem analisar os resultados. Portanto, esta etapa inclui a medição de métricas de desempenho;
  4. Act (ação): A etapa final do PDCA é ação ou ajuste. Nesse caso, o gerente precisa verificar se o problema foi resolvido. Caso contrário, é necessário voltar ao primeiro estágio e realizar novas ações corretivas.

Leia também: Descubra 6 dicas para reter os talentos de sua empresa

BPM – Business Process Management

Do português: Gerenciamento de Processos de Negócios. Essa metodologia tem como objetivo analisar, na totalidade, os processos de uma empresa e descobrir as formas mais eficientes de realiza-las.

Na sequência, eles são mapeados por meio de fluxogramas e análises para detectar:

  • Desperdícios;
  • Atrasos;
  • Gargalos;
  • Falhas frequentes;
  • Dificuldades.

Tendo isso em mão, as oportunidades de melhorias são encontradas e caso os problemas não sejam sanados, o ciclo deve ser refeito tantas vezes até o necessário.

Leia também: 5 dicas de como estruturar a gestão de processos

Diagrama de processos

Muito utilizada dentro da própria BPM, essa ferramenta tem sua devida importância e deve ser destacada. Apesar de ser semelhante ao fluxograma, possui mais detalhes e mostra, de forma visual e esquemática as seguintes atividades:

  • As tarefas que devem ser realizadas;
  • Quem são os responsáveis;
  • A ordem de realização;
  • Que decisões devem ser tomadas;
  • Quais critérios usar;
  • Início e o fim do processo.

Leia também: Confira as vantagens de apostar na retenção de talentos

Kaisen

Muito relevante para empresas que buscam promover a melhoria contínua de processos, a ferramenta Kaisen se tornou conhecida por ser adotada pela Toyota. Com o foco na eliminação de desperdícios, veja seus 4 principais pontos:

  • Mão de obra;
  • Método;
  • Materiais;
  • Máquinas.

Leia também: Veja os benefícios obtidos ao terceirizar a recepção de sua empresa

Lei de Pareto

A ideia por trás dessa ferramenta é descobrir quais as causas que são responsáveis por gerir maiores prejuízos para solucioná-los de vez. Outra funcionalidade é determinar as que trazem mais sucesso e buscar aperfeiçoá-las. Isso porque a ferramenta é baseada no princípio de Vilfredo Pareto, seu criador, de que 80% dos resultados ou consequências são produzidos por 20% das causas.

Leia também: Sustentabilidade é ponto chave para redução de custo nas empresas

Diagrama de Ishikawa

Conhecida também como Diagrama de Causa e Efeito, essa metodologia facilita na descoberta da origem de problemas de processos. É possível, então, analisar 6 possíveis causas para tal. São elas:

  • Método;
  • Matéria-prima;
  • Mão de obra;
  • Máquina;
  • Medida;
  • Meio ambiente.

Leia também: Saiba o que é retrabalho e como evitá-lo em sete passos

Tendo isso em vista, o processo de melhoria contínua é facilitado para melhores resultados.

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas. Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Recife – PE: (81) 3314-6520

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp