fbpx

O público agora possui novos critérios e exigências quando escolhe consumir o produto de uma empresa. Consequentemente, seus fornecedores também preferem estar associados com organizações que promovem ações de sustentabilidade ambiental e social, já que isso seria bom para a imagem deles também no mercado.

A sustentabilidade empresarial é baseada em três pilares: meio ambiente, sociedade e finanças. Ou seja, são medidas que impactam positivamente o meio ambiente, promovem o bem-estar da sociedade e possibilitam que a empresa alcance bons resultados financeiros – afinal, são esses resultados que permitem que as instituições continuem promovendo esse impacto positivo.

Neste artigo da Russel Serviços, vamos ver agora algumas maneiras de aliar a sustentabilidade com as finanças.

Leia também: Economia circular: entenda como a sustentabilidade pode trazer benefícios para sua empresa

Uso racional de água e energia

Ao racionalizar a energia e água consumida, além de fazer um favor à natureza, você pode reduzir drasticamente dois dos principais elementos que mais impactam no faturamento da sua empresa.

Aproveitamento da água da chuva, uso de energia e aquecimento solar, e até instalação de certas espécies de plantas no escritório são algumas das possíveis maneiras de reduzir o uso de energia e água.

Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Se estiver com dúvidas sobre o desperdício de água, faça a leitura do hidrômetro, interrompa o uso da água por duas horas e verifique o hidrômetro novamente, se houver variação é por que há vazamento.

Há diversas formas de racionar a água e a energia, por isso você pode optar por aquelas mais adequadas ao seu negócio no momento.

Atenção, não queremos dizer que apenas grandes empresas com centenas de colaboradores podem aderir à sustentabilidade.

8R’s

A reciclagem é uma ótima forma de trazer materiais ‘desnecessários’ de volta ao mercado, economizando novas matérias-primas e colocando o nome da sua empresa no caminho para negócios sustentáveis, que são os mais procurados pelos consumidores hoje.

Mas não apenas a reciclagem, mas todos os 8Rs da sustentabilidade, se adaptados às necessidades do seu negócio, podem ajudar muito a economia do seu negócio.

Os 8Rs são uma mudança de hábitos, cuja ideia central é impulsionar os esforços para preservar o meio ambiente e deixar um impacto positivo duradouro no planeta. A questão chave é fazer com que os cidadãos, ou as empresas neste caso, repensem os seus valores e práticas, reduzindo o consumo excessivo e evitando o desperdício.

São compostos por: Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Responsabilizar-se e Repassar. 

Trabalho Remoto

É uma alternativa prática e extremamente comum nos dias de hoje, com a pandemia do Covid-19, ou Coronavírus, ainda preocupando o mundo.

Mas mesmo em tempos normais, incentivar o trabalho remoto pode ajudar sua empresa a reduzir custos.

Essa estratégia pode até aumentar a produtividade e a satisfação de seus colaboradores! Isso evita que a empresa tenha que fazer grandes investimentos em infraestrutura, reduz os custos de água e energia elétrica e reduz as emissões de dióxido de carbono, já que os trabalhadores não precisam mais se deslocar para chegar ao trabalho.

Leia também: Entenda a importância das estratégias de sustentabilidade para sua empresa

Papel

Reduzir ou eliminar o uso de papel também é uma ótima maneira de economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente.

Como exemplo, usaremos o exemplo da Rutgers University nos Estados Unidos, que alterou a opção padrão para impressoras de laboratório usarem ambos os lados do papel.

Também não é possível remover o uso de papel. Vivemos em uma era em que tudo pode ser escrito, detalhado e armazenado na nuvem. Abençoada seja a internet!

Atitude

Não adianta conhecer a teoria e não colocá-la em prática. Ou aplique em apenas um setor da sua empresa. Segue o próximo.

Crie comitês: práticas sustentáveis ??não serão estabelecidas naturalmente e da noite para o dia em sua empresa. Seus colaboradores terão que se acostumar com a nova rotina, por isso é necessário criar um comitê que ficará responsável pelo planejamento e execução dos eventos.

Aplicar horizontalidade: Horizontalidade significa que a sustentabilidade não é um processo que ocorre apenas em um setor, mas envolve toda a organização – horizontalmente. Em outras palavras, inclui todos os processos.

Transversalidade: Para alcançar a transversalidade, é necessário que a sustentabilidade não seja apenas uma ferramenta estratégica e financeira. Todos precisam entender o que significa uma sociedade mais sustentável, não apenas para suas carteiras, mas também para sua saúde, conforto e bem-estar emocional.

Ao aplicar estes três pontos, a efetividade de seu negócio certamente se alterará.

Produtos e Processos de Limpeza

Às vezes, optar pelo produto mais barato sai muito caro, pois alguns podem danificar equipamentos e maquinários, além de prejudicar a saúde de seus colaboradores.

Para resolver esse problema, acreditamos que a melhor solução é deixar nas mãos de quem entende.

As empresas terceirizadas são especialistas nos serviços que prestam. Investem constantemente na melhoria das competências dos seus colaboradores e no seu conhecimento de técnicas e produtos. Além de investir continuamente nas melhores tecnologias para auxiliar no atendimento. Essas tecnologias e equipamentos facilitam a limpeza, proporcionam agilidade e garantem melhor proteção à saúde do colaborador. Com isso, há menos riscos para as pessoas no ambiente.

E como bônus, terceirizar a limpeza significa economizar materiais e produtos, pois o contratante sabe exatamente quais produtos são homologados pela Anvisa e oferece esses produtos com o serviço de limpeza.

Outro ponto a ser lembrado é que o investimento na empresa terceirizada é exatamente o que está estipulado no contrato, nem mais, nem menos. Isso ainda permite que a empresa mantenha as despesas de limpeza dentro do orçamento financeiro e com um valor certo e regular a cada mês.

Leia também: Contrate seus profissionais com a Russel Serviços

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp