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Os aplicativos de delivery são um tipo de tecnologia que possibilita ao público mais conforto e praticidade. Com eles, é muito mais fácil realizar pedidos no conforto do seu lar, gerando um aumento muito grande do uso desses aplicativos, tornando, assim, quase uma obrigação para bares e restaurantes.

Mas, será que realmente vale a pena investir em aplicativos de delivery do tipo marketplace? Isso é sobre o que falaremos, neste post, para que você possa analisar se esse investimento realmente vale a pena.

No entanto, para que você tenha um maior entendimento sobre o que são aplicativos de delivery do tipo marketplace, é importante ressaltarmos o conceito desse tipo de programa. Vamos lá?

O que são os aplicativos de delivery do tipo marketplace?

Essas aplicações são aquelas em que o cliente baixa um aplicativo em seu celular e lá tem acesso a pratos de diversos restaurantes e bares da região em que mora, podendo, assim, escolher em qual fará o seu pedido.

PedidosJá, Ifood, UberEATS e Abrafood são exemplos desses tipos de programa os quais têm feito sucesso entre os usuários. Neles, é possível ver toda a cartela de estabelecimentos do gênero alimentício, conferir os cardápios, fazer os pedidos e receber os pratos no conforto de suas residências.

Tudo isso parece muito bom, não é mesmo? Realmente é, mas também é preciso levar em consideração alguns aspectos negativos desse tipo de aplicativo. Na sequência, acompanhe as vantagens e desvantagens dos aplicativos de delivery do tipo marketplace.

Quais são as vantagens?

Estar presente em um aplicativo delivery pode ser bastante vantajoso para a sua empresa. Dentre os benefícios, destacam-se: baixo custo, grande base de usuários e facilidade de gerenciamento. Abaixo, confira mais detalhes de cada uma das vantagens!

1. Baixo custo de adesão

Para estar presente nesses tipos de aplicativos, não é necessário investir muito dinheiro. Para tanto, basta entrar em contato com a empresa responsável pela administração e solicitar a inclusão. No entanto, é necessário pagar comissões pelos pedidos feitos por meio do aplicativo.

2. Grande base de usuários

Como esses aplicativos são muito populares e já caíram no gosto das pessoas que utilizam smartphones, eles têm uma grande base de usuários. Isso ajuda a garantir que seu negócio, assim que passe a fazer parte deles, comece a ser visto pelos clientes e possa receber pedidos de imediato.

3. Aquisição de novos clientes

Como já foi dito, essas plataformas contam com uma grande base de clientes de vários estabelecimentos do mesmo segmento que o seu, e estar em um aplicativo marketplace é semelhante a estar em uma praça de alimentação, onde há a possibilidade de coletar novos clientes que ainda não conhecem o seu produto.

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E quais são as desvantagens de aplicativos de delivery do tipo marketplace?

Pelo que falamos até aqui, parece que os aplicativos de delivery do tipo marketplace são uma maravilha, não é mesmo? Mas, na prática, isso não funciona bem assim!

É necessário também estar de olho nas desvantagens que os aplicativos apresentam, entre as quais se destacam: limitações devido ao uso da internet, taxas de pagamento, alta concorrência e falta de personalização. A seguir, veja cada uma delas!

4. Dificuldade de gerenciamento

Após estar presente no aplicativo, você fica dependente de terceiros para fazer ajustes nas informações disponibilizadas para os usuários, como inserir novos pratos, retirar aqueles que saíram do cardápio, realizar mudança de preços nas taxas e áreas de entrega, entre outros.

Por isso, recomenda-se que, mesmo adotando um aplicativo de delivery marketplace, não sejam encerradas as opções tradicionais para atender os clientes, como a central de pedidos por meio de ligações telefônicas, por exemplo.

5. Altas taxas de pagamento

Para ser incluído nos aplicativos de delivery do tipo marketplace, não é preciso investir dinheiro. Contudo, é necessário pagar altas taxas, que variam entre 12% e 15%, em cada pedido realizado pelo aplicativo. Além disso, algumas empresas, além da comissão abusiva, também cobram mensalidades dos restaurantes cadastrados.

Se observados de modo isolado, esses gastos podem parecer insignificantes. No entanto, ao somarmos isso durante um mês, os valores tornam-se bastante altos, podendo acarretar em baixa lucratividade e, até mesmo, em prejuízo para os restaurantes.

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6. Alta concorrência

Você precisa entender que não terá nenhuma exclusividade nesse tipo de aplicativo, na medida em que existe uma alta concorrência dentro dele. E não há também nenhuma restrição quanto ao tipo de estabelecimento que você possui.

Se você tem um restaurante japonês, por exemplo, nada impedirá que outros estabelecimentos do mesmo ramo se estabeleçam no aplicativo. O mesmo ocorre com pizzarias, restaurantes italianos, casas de lanches, entre tantos outros gêneros que precisarão brigar pelos usuários do aplicativo.

E a situação fica mais crítica ao manter somente o marketplace como plataforma de recebimento de pedidos, pois os clientes fiéis ao restaurante também procuram facilidade e comodidade para realizar o pedido.

Nesse sentido, com o tempo, eles podem acabar migrando para essas plataformas digitais por não terem outra opção para pedir diretamente com o restaurante, ou seja, você passa a gerar custos desnecessários sobre um cliente fiel que compraria diretamente com o estabelecimento e ainda corre o risco de perdê-lo para um concorrente.

7. Falta de personalização

No aplicativo, não é possível personalizar sua página de acordo com a identidade visual do seu restaurante e nem com elementos que façam alusão àquilo que você oferece ao seu público.

Dessa forma, o seu restaurante não vai se destacar. Quem não o conhece, dificilmente fará pedidos por ali, uma vez que buscará, imediatamente, os estabelecimentos que já frequenta ou que conhece pelo nome.

Como ter um serviço de delivery sem todas essas desvantagens?

Para que você possa estar presente no ciberespaço e, ao mesmo tempo, se precaver de todas essas desvantagens, existe uma solução: ter o seu próprio aplicativo.

Isso mesmo! Você não precisa ter que pagar altas taxas e aparecer pouco em um aplicativo de marketplace, sendo que pode ter um aplicativo exclusivo, personalizado e no qual os clientes tenham acesso apenas ao seu estabelecimento.

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Tendo um aplicativo próprio, você poderá receber pedidos online de maneira ilimitada, sem ter que pagar comissões, em uma plataforma totalmente personalizável e de fácil acesso.

Além disso, você também poderá utilizar a aplicação como uma poderosa ferramenta de marketing para enviar mensagens promocionais a todos os seus clientes registrados na base. Já a divulgação pode ser feita via redes sociais e pelo seu site, que podem conter QR Codes ou links para que os usuários façam o download do aplicativo e comecem a utilizá-lo o quanto antes.


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