Hoje, a área de tecnologia da informação é fundamental para a existência de qualquer empresa. Com a maior transformação digital, proporcionada em 2020 devido a pandemia de covid-19, muitos negócios passaram a confiar 100% na tecnologia para operar com eficiência e competir com mais força no mercado e otimizar. Como resultado, o monitoramento de toda essa camada de infraestrutura de TI reduz consideravelmente as interrupções e falhas que podem prejudicar seus negócios.
5 pontos que merecem atenção para como otimizar o monitoramento de TI
Identificar o que precisa ser monitorado
Uma ferramenta de monitoração conectada à rede corporativa possibilita o recebimento de alertas quando há algum problema relacionado a indisponibilidade na infraestrutura ou mesmo a lentidão no tempo de resposta dos principais sistemas em uso. Como resultado se têm uma maior agilidade na resposta aos incidentes. Nesse sentido, uma dica valiosa é monitorar os elementos de tecnologia que sejam cruciais para o funcionamento pleno do seu negócio.
Definir um profissional dedicado à tarefa
Os profissionais de TI são conhecidos por acumular funções e se destacam por isso. Entretanto, é uma imagem que demonstra pouca maturidade em Governança de TI por parte das empresas contratantes.
Quando o assunto é monitoramento de TI, é fundamental que as empresas ofereçam profissionais próprios para cada tarefa. O monitoramento deve ser feito por alguém que entenda do assunto e saiba o que fazer para solucionar problemas caso algum alarme soar.
Como sabemos que a procura consome muito tempo e pode ser incerta, causando mais gastos, a melhor opção é terceirizar essa mão de obra com alguma empresa que entende do assunto. Por isso, convidamos você a visitar o catálogo da Russel Serviços para profissionais de TI, a fim de uma experiência melhor e mais certa.
Escolher a ferramenta de monitoramento
O domínio da equipe sobre a plataforma é um importante fator de escolha, além das necessidades específicas da empresa que podem gerar customizações que precisam ser suportadas pelas ferramentas.
Criar alertas de monitoramento e regras de escalação
Ter uma escala de incidentes auxilia na automatização dos processos e direcionamento dos mesmos aos seus devidos responsáveis técnicos. Sendo assim, quando a funcionalidade é corretamente configurada para ocorrência de problemas relacionados ao banco de dados, por exemplo, o DBA (administrador de banco de dados) será acionado.
Esses alertas podem ser configurados para notificar na plataforma de comunicação de sua preferência, como Slack, Microsoft Teams, Telegram, WhatsApp, SMS ou E-mail.
Definir Indicadores de desempenho
Ampliando as configurações de otimização dos processos de TI, também é importante ter indicadores de desempenho. Essa funcionalidade tem sua importância destacada com a evidência de pontos fracos e fortes da infraestrutura de TI. Assim, consegue nortear a tomada de decisões e de possíveis oportunidades, o que reduz o nível de incerteza na operação.
Existem diversos indicadores que podem ser aplicados ao monitoramento. Os mais utilizados são o SLA (Service Level Agreement), o MTTR (Tempo Médio para Reparo) e o MTBF (Tempo Médio Entre Falhas).
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