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Para atrair clientes para seu restaurante e aumentar a lucratividade do negócio, é fundamental que você adote algumas estratégias importantes para o estabelecimento. É necessário que as pessoas se sintam convidadas a irem até o local e também que retornem em outras oportunidades. Para isso, no entanto, o investimento em marketing e no bom atendimento é essencial para atrair mais clientes.

A ideia é que você chame novas pessoas ao seu estabelecimento e também atraia aqueles que já foram até o restaurante, mas que por qualquer motivo não retornaram até o local.

Elaboramos uma lista com 7 dicas de como atrair clientes para restaurantes

1. Tenha uma presença on-line

A internet e o ciberespaço se tornaram um dos locais em que mais há trocas humanas nos tempos modernos. É por isso que os restaurantes precisam estar presentes nos meios on-line, tendo, por exemplo, um site responsivo.

Para que isso ocorra é necessário investir pesado nas redes sociais. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são excelentes meios para que você possa desenvolver posts para divulgar os seus produtos e criar um relacionamento com os seus clientes.

É possível utilizar as redes sociais para conhecer a visão que as pessoas têm do seu restaurante, por meio de notas deixadas, criar promoções como sorteios de lanches ou pratos, buscar a interatividade com publicações etc.

Vale ressaltar que essas redes também disponibilizam a possibilidade de criar anúncios pagos, de modo que mais pessoas poderão ser impactadas com as suas mensagens. E, o melhor de tudo isso, é que o público escolhido pode ser nichado, ou seja, atingir o perfil de pessoas que você desejar, por meio de informações sociais ou geográficas.

2. Crie programas de fidelidade para atrair clientes para seu restaurante

Para que as pessoas que visitam o seu restaurante retornem ao local em outras oportunidades, criar programas de fidelidade é fundamental, ou seja, devem-se desenvolver ações para que as pessoas se sintam motivadas a voltarem ao estabelecimento.

Os programas de fidelidade são diversos e podem ser desenvolvidos de maneira criativa. É possível, por exemplo, que os clientes ganhem um cartão fidelidade, completado por selos a cada vez que eles forem ao restaurante. Quando completarem a cartela, podem ser dados brindes como um prato do estabelecimento grátis.

Outra ideia interessante é desenvolver programas de fidelidade por meio das redes sociais. Isso é possível, mensurando, por exemplo, as quantidades de check-in que os clientes fazem no Facebook quando vão até o local.

Leia mais: Comunicação visual no setor gastronômico: veja a importância

3. Utilize o SMS marketing

O SMS marketing é uma prática muito utilizada pelas empresas de modo geral e que pode ser adaptada para atrair clientes para seu restaurante. Tal ação é muito importante pelo fato de as pessoas estarem sempre com os seus celulares à mão, verificando as mensagens que são enviadas.

Táticas como o marketing de relacionamento podem ser desenvolvidas por meio do SMS marketing. Para isso, no entanto, é relevante que você tenha um cadastro completo de seus clientes, com nome e data de nascimento, por exemplo.

Assim, quando for o dia do aniversário de um cliente, você poderá fazer promoções como dar descontos ou não cobrar o que for consumido, caso ele leve consigo uma quantidade X de pessoas pagantes. Essas promoções podem ser enviadas via SMS, conquistando mais fidelidade.

4. Tenha um aplicativo para restaurantes

A sociedade contemporânea evoluiu, de modo que muitas atividades são feitas pelos smartphones. Exemplo disso é o aplicativo Uber, que gerou polêmica ao ganhar a preferência do consumidor, que prefere usar o app do que chamar um táxi.

O mesmo ocorre nos restaurantes, que podem se cadastrar em aplicativos como o Ifood, Pedidos Já,  Abrafood e outros, fazendo assim entregas na casa dos clientes, que podem solicitar o prato que desejam, com um simples toque na tela do celular. Esse aplicativos são excelentes ferramentas para captação de novos clientes, porém, podem cobrar altas taxas de comissionamento, o que reduz drasticamente a lucratividade do seu negocio.

Uma opção muito utilizada atualmente é o desenvolvimento de um aplicativo próprio, evitando assim o pagamento de comissão para terceiros e aumentando ainda mais a lucratividade do restaurante. Essa solução inclui site e apps personalizados com sua marca e permitem que você mantenha os clientes comprando diretamente com você através de diversos canais na internet.

5. Divulgue o seu negócio em meios de comunicação locais

Embora as mídias sociais e a internet apresentem uma gama grandiosa de formas de divulgação, não se pode abandonar totalmente as mídias tradicionais, como os meios de comunicações locais do seu município.

Por isso, convém, eventualmente, fazer ações nas emissoras de rádio e jornais de sua cidade, pois esses veículos ainda têm grande audiência e podem alcançar um público mais restrito e conservador, que ainda não tenha migrado totalmente para a internet.

Nas rádios, um velho modelo de promoção que ainda converte muito em novos clientes para os restaurantes são os sorteios de pratos. O locutor pode fazer uma charada no ar e a primeira pessoa que ligar para a emissora respondendo corretamente poderá ganhar um brinde, por exemplo.

6. Tenha um espaço kids

Para atrair pais de crianças pequenas que desejam se divertir com os amigos em um bom restaurante, uma ideia interessante é contar com um espaço kids no estabelecimento.

Além de pratos especiais para os pequenos, esse espaço pode ter brinquedos, materiais para atividades educativas como desenho e pintura etc.

E, para que os pais se sintam ainda mais seguros de deixar as crianças no local enquanto se divertem em outro ambiente, convém contratar cuidadores e monitores para ficarem no espaço, pois isso passa confiança e atrairá mais pessoas para o seu restaurante.

7. Ofereça um cardápio diferenciado

Fuja da mesmice! Somente assim você conseguirá atrair bons clientes para o restaurante, pois as pessoas têm sede de novidades. Portanto, oferecer um cardápio diferenciado, com fotos atrativas e opções variadas é importante.

Também é interessante que, periodicamente, sejam lançados novos itens no cardápio, para que as pessoas que já conhecem o seu estabelecimento possam retornar ao local e provar novos sabores.

Agora você já sabe como atrair clientes para restaurante. Pronto para colocar tudo isso em prática? Nós esperamos que sim, pois torcemos por bons resultados para o seu negócio.

Que tal agora compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim os seus clientes saberão que você está sempre de olho em novidades para melhor atendê-los.

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Dica bônus: Use frases criativas para atrair clientes

Além das 7 dicas que apresentamos neste artigo para atrair novos e antigos clientes para o seu restaurante, uma técnica poderosa pode ser usada para chamar ainda mais a atenção. O uso de frases criativas ativa alguns gatilhos mentais, ajudando a persuadir o cliente e despertando o desejo de conhecer e consumir no seu estabelecimento.

Gatilhos mentais são estratégias com o poder de acionar determinados comportamentos nas pessoas, e são largamente usados em estratégias de marketing para convencer o consumidor a comprar.

Entenda como aproveitar o uso desse recurso extra e criar frases criativas que aumentem o público do seu restaurante.

Aproveite as datas comemorativas para a criação de frases

Datas comemorativas são excelentes ganchos para a criação de promoções especiais e o uso de frases criativas e divertidas que chamem a atenção do consumidor e despertem o desejo de conhecer o seu restaurante.

Vale lembrar que datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados, são oportunidades em que muitas pessoas levam a família ou o parceiro para um almoço ou jantar especial. Aproveite para caprichar ao máximo no marketing durante essas épocas do ano.

Usar o nome do restaurante como diferencial

Se o seu restaurante já for conhecido na região ou tiver um nome forte, destaque o valor da sua marca para atrair novos clientes. Ser conhecido nem sempre significa que você está recebendo o maior público possível.

Destaque a relevância no mercado e possíveis promoções, aliando a marca e os preços ou variedade dos pratos como uma oportunidade imperdível.

Se ainda não é esse o caso, trabalhe o nome do restaurante de maneira inteligente e criativa, a fim de criar uma associação positiva no público e fazer com que ele fique curioso para visitar o seu restaurante.

Aproveitar-se de promoções

Outra excelente estratégia é aproveitar as promoções para criar frases chamativas, que façam com que os clientes abram mão do restaurante ao qual estão acostumados para visitarem o seu estabelecimento.

Destaque um benefício que você está oferecendo para aumentar o impacto da frase e torná-la persuasiva o suficiente a ponto de chamar a atenção dessas pessoas.

Surpreender o público

Surpresas boas trazem encantamento e impactam de maneira extremamente positiva. Bons exemplos são oferecer 10% de desconto para quem frequentar o seu estabelecimento naquela data ou um brinde especial, anunciado apenas no dia ou no máximo, no dia anterior.

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Além de despertar a atenção, esse tipo de oferta vai criar uma sensação de urgência. Usar esse recurso na frase vai fazer com que o cliente entenda que se trata de uma oportunidade rara.

Agora que você já conhece essas 7 dicas e, de quebra, alguns macetes para criar frases criativas para atrair clientes para o seu restaurante, aproveite para colocar essas ideias em prática e aumentar ainda mais o movimento e, consequentemente, o faturamento.


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