Nada evolui mais com o advento da tecnologia do que o varejo e hoje já é impossível imaginar o mercado de vendas sem a presença das lojas virtuais, ou como normalmente são chamados, e-commerce. Com surgimento dessa nova realidade surgiram também novos desafios inerentes a esses novos e mais modernos processos.
Para dar um exemplo concreto disso pense na seguinte situação: Quantas vezes você entra em um site atraído por um produto que está buscando há tempos. Mas, em questão de segundos sua felicidade se transforma em frustração quando você descobre que o site está desatualizado e na verdade o produto está em falta.
Esse tipo de experiencia negativa é crucial para a relação entre cliente e loja/plataforma e nessa pequena interação o negócio pode perder um cliente e sofrer danos a sua reputação. Junte isso a demora na entrega e do frete extremamente caro e estamos diante das tres principais barrerias entre um possivel consumidor e sua loja online.
Diante desses desafios recorrentes, muitas lojas estão adotando novas soluções para gerenciar seus estoques e realizar a cadeia logística através de projetos terceirizados e boa gestão interna:
Nesse caso, é preciso colocar na balança que não estamos falando apenas de uma venda isolada perdida, mas da imagem da loja como um todo que pode acabar arranhada. São detalhes que a longo prazo acabam passando direto pelo radar da gestão, por simples falta de organização.
As empresas de varejo naturalmente estarão focadas em vender, portanto, é normal que estes descuidos no setor de logística aconteçam. E justamente neste ponto que as soluções terceirizadas encontram seu maior valor, auxiliando no processo logístico para que as vendas continuem sendo prioridade.
Os ganhos na logística ao investir na tercerização
Não tem como escapar das boas práticas para melhorar a gestão de estoque. É a única maneira de resolver as reclamações citadas. Estas práticas de gestão de estoque são fundamentais e englobam transporte, armazenagem de produtos e uma boa seleção de fornecedores:
A falha destes pilares causa estresse logístico e, é neste momento que o consumidor percebe que aquele produto que ele está “namorando” no site não tem em seu tamanho. Se um e-commerce está passando por este problema, fica clara a sua inexperiência neste setor.
Por isso é contraproducente insistir nesses processos que não estão trazendo resultados e não perder mais tempo em requisitar a ajuda terceirizada para desenvolver um projeto logístico para parar de perder vendas e manchar a imagem da empresa.
Aplicando a terceirização no negócio
As empresas precisam investir em aprimorar a eficiência de todas as etapas dentro da sua cadeia de distribuição, visando evoluir o setor de entrega e aumentando o rendimento das atividades com valor agregado para quem vai avaliar o seu negócio: o cliente!
A terceirização irá ajudar na coordenação de todo fluxo de produção e deslocamento de materiais, independente se o volume de produtos é muito baixo ou se há um elevado volume em circulação. É comum que pequenos comércios ou ainda negócios que recém inciaram suas atividades de e-commerce se percam dentro deste volume homérico de informações, produtos, dados de pagamento e profissionais envolvidos.
Pequenas coisas como um produto em falta que não foi atualizado no site, quando acumuladas, vão gerar mais que uma venda perdida, podendo se traduzir em reclamações de quem entrou comprar pelas redes sociais. Essa complexidade precisa estar bem organizada com processos integrados e otimizados para , então, todas as atividades envolvidas na entrega sejam eficazes.
Assim, a terceirização vai trazer este respiro do ponto de vista estratégico, possibilitando um cenário de redução de gastos que vai se traduzir em clientes felizes e mais lucratividade para o negócio.
É possível encontrar no mercado diversas soluções de terceirização, que incluem:
- gestão de compras;
- controle do estoque;
- emissão de documentos;
- gerenciamento de pedidos;
- administração de contatos;
- gestão de informações dos clientes e fornecedores;
- análise e cruzamento de dados
Terceirize com estratégia
A terceirização é uma decisão muito importante a ser tomada dentro de um e-commerce que deseja se tornar mais competitiva e descomplicar os seus processos de entrega e gestão das cargas para proporcionar ao cliente melhores prazos e um atendimento diferenciado.
De qualquer forma, como qualquer mudança de estratégia, ela deve ser feita com cautela, atenção e fundamentos, para que todos os benefícios citados possam ser realmente alcançados. Para facilitar isso, achar uma empresa especializada que se encaixe nas suas necessidades é o primeiro passo para o sucesso dessa parceria e a Russel Serviços é uma delas!
Ficou interessado? Quer saber mais detalhes de como a terceirização pode ser vantajosa para a sua empresa? Entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br e nos diga como podemos te ajudar!
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