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O comércio virtual domina cada vez mais o setor do varejo e hoje já apresenta um volume equivalente às vendas em lojas físicas. O e-commerce, como também é chamado,  conquistou os consumidores pela praticidade e liberdade no controle no processo de compra e, ao que tudo indica, ditará as tendências e estratégias de vendas para o futuro. 

Para empreendedores do varejo, investir nesse tipo de negócio pode ser uma excelente oportunidade para crescimento. No entanto, o sucesso nesse segmento extremamente competitivo exige planejamento e profissionalismo, e a logística do e-commerce é um dos aspectos que demanda uma grande atenção.

Uma dúvida frequente dos donos e gestores desses negócios diz respeito à manutenção do estoque. Qual é a opção mais vantajosa: o armazenamento próprio ou a terceirização do estoque? Como você pode imaginar, não existe uma resposta única e ideal para todos os tipos de negócio.

Por isso, resolvemos falar sobre as características, os benefícios e as desvantagens de cada modelo. Dessa forma, você poderá avaliar essas possibilidades e escolher a mais apropriada para o seu empreendimento. Preparado? 

Estoque próprio X Estoque terceirizado

  • Estoque próprio

Quando o e-commerce utiliza seu próprio estoque, ele tem autonomia e total controle sobre toda a cadeia logística, desde o processo de preparação até a entrega do produto. A empresa precisa administrar o espaço, determinar seu funcionamento e logística e contratar, treinar e coordenar todo o trabalho dos funcionários. 

A principal vantagem desse modelo é a facilidade de relacionamento com o cliente e o controle mais fino das etapas, visto que todo o processo está nas mãos da própria empresa.

Nesse modelo, também cabe à empresa fazer os investimentos necessários para manter o funcionamento do estoque de forma organizada e eficiente para o negócio. Nessa equação entram também os sistemas e os equipamentos utilizados para o monitoramento e automação dos processos. 

Porém, em períodos de baixa procura, esse modelo de gestão pode representar gastos desnecessários, pois a empresa precisará arcar com todos os custos mesmo que parte dessa estrutura ou de seus funcionários estejam ociosos.

  • Estoque terceirizado

A maioria dos estabelecimentos de comércio virtual que optam pela terceirização de estoque costumam recorrer a dois modelos principais de atuação: estoque consignado ou drop shipping. Cada um desses modelos tem características próprias e são indicados para situações e momentos específicos. Entenda melhor cada um deles a seguir. 

Estoque consignado: O estoque consignado é um tipo de terceirização de estoque muito utilizado em lojas físicas. Porém, com o desenvolvimento do mercado de e-commerce, a demanda por esse modelo também está em pleno crescimento.

Do ponto de vista do seu funcionamento prático, o consignado é um tipo de estoque que ocorre quando o produtor disponibiliza aos empreendedores um empréstimo ou a consignação dos seus bens e mercadorias por um período de tempo determinado em contrato. No modelo consignado, o comerciante/lojista pode devolver ao fornecedor os produtos que não foram vendidos, sem que tenha que pagar pelos itens.

No final do período de contrato, os lojistas pagam ao fabricante o valor correspondente aos produtos vendidos e em seguida também devolvem os bens restantes que ficaram armazenados sem nenhum custo adicional. 

A opção pelos estoques consignados permite que o lojista virtual reduza bastante os seus custos com compra de mercadorias. Além disso, com o estoque consignado, também é possível testar a aceitação do mercado por determinado produto sem precisar investir em um armazenamento prévio.

Como desvantagem desse modelo, podemos destacar a necessidade de manter um espaço físico para que as mercadorias possam ser armazenadas. Além disso, é preciso ficar atento ao período de consignação determinado em contrato, a fim de evitar multas e outras situações indesejáveis.

Drop shipping: A grande diferença do modelo de drop shipping e que nele, os fabricantes dos produtos que são vendidos pelo site do lojista assumem as responsabilidades pela produção do item, desde sua estocagem até a entrega ao consumidor final. 

A modalidade mais comum é o drop shipping internacional, em que os produtos estrangeiros são expostos em uma loja virtual mais simplificada, facilitando o acesso a produtos originais.

O que ocorre na prática é que, quando os pagamentos são recebidos pela sua loja virtual, o lojista entra em contato com os seus fornecedores nacionais ou estrangeiros e estes realizam a postagem das mercadorias diretamente para o cliente. Assim, os custos com a criação e a manutenção de estoques são reduzidos, da mesma forma que os gastos antes presentes no processo de embalagem e envio, agora ficam por conta do fabricante.

Da mesma forma que o consignado, o drop shipping também oferece a capacidade de pesquisa sobre a aceitação de novos produtos no mercado sem necessariamente gastar mais por isso. O processo de busca pelos melhores fornecedores é um requisito fundamental, pois são eles que serão capazes de garantir o nível de qualidade e a entrega dos produtos.

Caso a sua loja virtual atue em parceria com fornecedores de outros países, é preciso deixar muito claro aos seus clientes uma possível demora com prazos mais longos de entrega.

No sistema drop shipping, existe outra lógica de funcionamento. O e-commerce faz, na verdade, o papel de intermediário entre o fornecedor e o cliente, ou de um simples vendedor. A loja virtual atrai o consumidor e fecha a venda, porém, a entrega da mercadoria é uma responsabilidade do fornecedor.

A principal desvantagem do drop shipping é o fato de que a loja virtual não tem nenhum controle sobre o processo de entregas. Caso haja qualquer tipo de problema eventual ou reclamação do cliente, ela precisará se reportar ao fornecedor em busca de uma solução.

Como tomar sua decisão

A principal vantagem em ambos os modelos de estoque terceirizado é que o comerciante não precisa arcar com os custos da perda de mercadorias. No primeiro caso, ele só paga pelo que efetivamente vende e, quando falamos do drop shipping, ele também não tem despesas com a manutenção de um espaço de armazenagem e procedimentos logísticos.

É importante destacar também, a necessidade da realização de uma pesquisa minuciosa do seu negócio e do mercado, a fim de entender as demandas e exigências no setor em que se pretende atuar. As soluções de drop shipping, por exemplo, podem ser mais indicadas para públicos mais jovens que demandam por produtos com maior penetração no mercado internacional, como tênis e smartphones. 

Somente depois da avaliação do produto que se deseja comercializar e do perfil do cliente que se deseja atingir, é que será possível decidir sobre qual o melhor modelo de estoque para a sua loja virtual.

Outra alternativa: Estoque compartilhado

Essa é uma opção que tem a adesão de um número considerável de empreendedores, principalmente daqueles que vendem tanto em uma loja física quanto no e-commerce. A intenção por trás do compartilhamento de espaço é reduzir custos e, principalmente, minimizar os obstáculos de manter um estoque próprio.

Apesar dessas vantagens, a administração desse modelo pode ter alguns desafios. O principal é o controle de estoque, que deve ser preciso para não correr o risco de vender produtos que já não estão disponíveis, mas constam no sistema por alguma eventual falha no registro. 

Como escolher o melhor tipo de estoque para o seu negócio?

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens dos principais modelos, é preciso levar em consideração as necessidades do seu negócio. 

Se a sua loja trabalha com grandes marcas e revende produtos convencionais, a melhor opção é, muito provavelmente, um estoque terceirizado. Se o próprio fornecedor entrega ao cliente, a operação logística será otimizada.

Não será necessário arcar com os custos e aguardar o tempo necessário para direcionar o produto ao seu estabelecimento e, só então, ao consumidor final.

Porém, se a proposta do seu e-commerce é oferecer um produto mais customizado, a terceirização é inviável. A personalização exige que o comerciante tenha os itens à mão para realizar as intervenções necessárias à satisfação do cliente.

E então, já consegue definir qual modelo é o mais indicado para o seu e-commerce? Aproveite para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre logística e terceirização em outros setores visitando nosso blog repleto de conteúdo! Para terceirizar seu estoque com a melhor empresa do mercado, entre em contato com a Russel Serviços através do e-mail: contato@russelservicos.com.

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