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Com a ascensão do atendimento delivery nos restaurantes causado pela pandemia, os pedidos pelo WhatsApp vem ganhando destaque. Diferente do que muitos pensam, existem meios mais fáceis e rápidos do que passar todas as informações do prato escolhido, a quantidade, o que adicionar ou retirar, endereço de entrega e forma de pagamento: a automatização dos pedidos.

Neste post você irá aprender a como automatizar os pedidos realizados pelo WhatsApp e quais ferramentas fazem sucesso nesse mercado.

Pedidos pelo WhatsApp: Otimize o tempo do seu atendimento

Uma questão que sempre preocupa os gestores é a falta de tempo para atender os clientes pelo WhatsApp. Pois esse canal de comunicação é rápido e normalmente o volume de mensagens é grande. 

Com o WhatsApp Business você pode automatizar esse processo do primeiro contato com as mensagens automáticas. Alguns restaurantes já utilizam a ferramenta business que permite a automação de respostas. Esta opção já auxilia no auxílio da demanda, mas ainda é necessário anotar tudo e repassar para a cozinha.

Assim é possível deixar registrado informações padrões que solucionem dúvidas comuns dos clientes. Mas mesmo assim, o WhatsApp ainda não é um aplicativo pra pedidos delivery e pode deixar a desejar em diversos aspectos. Ele é uma ferramenta para empresas de pequeno porte, em sua maioria. Seu objetivo é o de proporcionar um diferencial nos meios de comunicação entre cliente e empresa.

Por exemplo, você pode incluir uma saudação ao cliente e já indicar um link para que ele faça o seu pedido por meio de um site, cardápio digital ou aplicativo próprio de delivery. 

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Por que automatizar os pedidos pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais utilizado no Brasil. Sendo assim, muitos deliveries utilizam como meio de receber pedidos, o que é ótimo. Porém às vezes causa uma certa lentidão no atendimento.

Pensando nisso listamos aqui duas ferramentas para a automação de pedidos pelo WhatsApp. É preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar esta função. Este canal não foi feito para atender ligações. É necessário sempre ser gentil com o cliente, caso você ainda não tenha automatizado o processo de recebimento dos pedidos.

As vantagens de utilizar esta ferramenta estão na proximidade que ela traz para o local e o consumidor. Além é claro de ser uma ferramenta grátis. Isso facilita manter um banco de dados dos seus clientes ao mesmo tempo em que escapa de cobranças. 

Continue a leitura e veja como essas duas ferramentas podem lhe ajudar a otimizar a sua gestão e alavancar os seus resultados. 

1- qrpedir 

qrpedir é um cardápio digital para delivery que aumenta suas vendas e automatiza os seus pedidos. 

O cardápio digital qrpedir é muito fácil de utilizar pois o seu cliente não precisa instalar nenhum aplicativo de delivery. Basta o cliente acessar o link personalizado do seu cardápio digital enviado no WhatsApp que o cardápio abrirá no celular dele.

Após o cardápio abrir no smartphone do cliente, basta ele escolher os produtos e confirmar o pedido. Os pedidos pelo WhatsApp serão automatizados utilizando a resposta automática do WhatsApp Business e inserindo nela o seu link para o cardápio digital qrpedir. 

O melhor de tudo isso é que os clientes são seus e não de aplicativos de delivery. Outro benefício é que qrpedir não cobra taxas abusivas em cima dos seus pedidos, apenas um valor fixo mensal. 

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2 – Delivery Direto

Delivery Direto cria um aplicativo próprio de delivery para o seu estabelecimento. Neste modelo você recebe os pedidos sem pagar comissões para os marketplaces do mercado. 

Os pedidos acontecem de forma fácil sem atrapalhar as suas operações. Com um aplicativo próprio você tem um canal direto com o seu cliente, assim não corre o risco de perdê-lo. Ele automatiza os pedidos pelo WhatsApp, pois centraliza todos os pedidos em lugar só. 

As duas ferramentas listadas funcionam diferentemente uma da outra. 

Para que a escolha traga benefícios e melhores resultados para o seu negócio é necessário estudar qual melhor lhe atenderá. Busque saber qual é a necessidade do seu negócio. Assim conseguirá achar a solução mais adequada. 

Porém, aprender como vender pelo WhatsApp é fundamental para impulsionar seu negócio. É preciso treinar alguém para conferir se outras mensagens estão chegando fora dos pedidos pelo cardápio digital. Também é uma boa opção para manter um registro do horário que os clientes mandam mensagem e ter uma noção do tempo de entrega para cada pedido.

Com boas práticas para usar essa ferramenta e automação, você se aproxima mais do seu cliente e se posiciona de modo estratégico e relevante. A ferramenta também pode servir para tirar dúvidas dos seus atuais clientes e procurar novos clientes. Você também pode enviar novas promoções exclusivas para quem fizer os pedidos pelo seu cardápio digital.

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Automatizando o atendimento pelo WhatsApp, você trás mais comodidade para os seus processos. Portanto o seu atendente pode focar em outras atividades.

Já o consumidor tem fácil acesso ao conteúdo ou à promoção de que ele precisa, diretamente na tela do celular. Realizando assim o pedido no conforto de sua casa.


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