Quando se fala em administração de hotéis são tantas informações e compromissos para resolver, que na maioria das vezes, alguns detalhes importantes simplesmente não são atendidos. De repente a rotatividade aumenta e até a fidelização de clientes cai drasticamente e por mais esforço que você faça, não sabe onde está errando!
Pensando em maximizar todo o potencial que seu hotel tem, hoje serão reveladas algumas informações preciosas a respeito de como melhorar a administração do seu hotel.
O mercado do turismo é bastante competitivo e você deve saber muito bem disso, correto?! Portanto, caso não possua velocidade, eficiência, qualidade e bom destaque, seu hotel não terá grandes diferenciais para vencer a concorrência.
O que é vital na administração de hotéis?
Listamos abaixo alguns pontos importantes para essa reflexão:
O PODER DO EXEMPLO
Poucas pessoas lhe dirão isso, mas se você – como dono, gerente ou gestor do hotel, não der o exemplo, como poderá cobrar dos colaboradores que o façam?
Não se trata de estar numa categoria acima de comando, mas uma boa administração de hotéis incentiva, estimula e motiva.
Se não souber fazer essas coisas, poderá ter grandes problemas em sua gestão, e a falta de eficiência e empenho por parte dos colaboradores, sempre afetará a receita no final do mês.
Liderar pelo exemplo não se baseia no seu horário de chegada no hotel, mas engloba uma série de ações que influenciam os outros ao seu redor, isso inclui:
- Ser bem-humorado e receptivo.
- Manter a organização do hotel – a partir de seu escritório.
- Saber com conversar e ter respeito pelos demais colaboradores de seu hotel.
- Prover estímulos e gerar motivação, para que os profissionais que trabalham com você também se sintam felizes em fazer o melhor por seu estabelecimento.
Apesar de parecerem ações simples, elas tem grande efeito sobre o seu time e no crescimento do seu negócio.
ESCOLHA DO GERENTE
O gerente é um dos principais profissionais na administração de hotéis. Ele será o responsável por liderar, recrutar, reter e incentivar os talentos internos.
Seu gerente precisa ser assertivo e criativo, precisa estabelecer parâmetros que deem condições para que seu negócio cresça e caso ele não esteja fazendo isso, precisará fazer uma reciclagem para agir com novas práticas – isso tudo pode ser feito a partir de cursos online, presenciais ou por meio de e-books.
Leia mais: Vejas as lições mais importantes sobre inovação tecnológica na hotelaria
COMO ESTÁ SEU MARKETING?
Um hotel que não faz marketing passa a ser desconhecido. O marketing veio para impulsionar resultados – isso também inclui o marketing digital, já que 95% da população está conectada à rede.
A administração do marketing hoteleiro envolve práticas, como:
- Planejamento e execução da concepção.
- Estabelecimento de preços, promoções, e distribuição das ideias.
As ferramentas de marketing usam de estratégias que servem na compreensão de quais são as necessidades mais importantes dos clientes.
Dessa forma, tanto os serviços, como os produtos de seu hotel podem ser adaptados, melhorados e remodelados.
Para isso, será necessário compreender quais são as demandas do seu público, o que gostam, o que preferem e etc. Outra forma de entender e captar melhor essas informações são os formulários de avaliações.
Nele seu hotel pode fazer perguntas de direcionamento, pedindo também sugestões de melhorias. Apesar de ser uma técnica de controle e mensuração de qualidade barata, é muito efetiva.
CONTROLADORIA
Essa é outra parte essencial para o bom desempenho do seu hotel. Se o gerente geral fica responsável por tudo, pode ser que não dê conta. Simplesmente porque um dia só tem 24 horas e não será suficiente para organizar e providenciar tudo o que é devido.
Nesse caso, talvez seja necessário desempenhar e delegar tarefas para cada colaborador de modo listado e organizado. Direcionamento e equilíbrio, às vezes é o que falta.
Talvez seja necessário contratar ou dividir algumas funções, no sentido de melhorar a contabilidade, a elaboração de orçamentos, os balancetes, os pedidos, a administração de recursos disponíveis e variáveis, compras, almoxarifado e tantos outros.
Olharemos agora para algumas das esferas mais importantes na gestão.
Gestão de pessoas
Recrutar, treinar e gerenciar uma equipe de funcionários é um desafio, especialmente em hotéis de pequeno e médio porte. Isso porque, na maioria das vezes, esses contam com menos recursos para um setor exclusivo de RH.
Dados o tempo e os recursos necessários para colocar todas as engrenagens (por assim dizer) no lugar e funcionando, é crucial contratar as pessoas certas, treiná-las bem e mantê-las em seus negócios a longo prazo.
Alguns processos ajudam nessa missão. Veja:
- Recrutamento: vários métodos são usados ??para atrair candidatos adequados;
- Seleção: o processo de seleção é utilizado para contratar as melhores pessoas para os cargos para os quais são mais adequadas;
- Orientação: a introdução inicial de um novo funcionário na empresa fornece informações essenciais e cria uma primeira impressão positiva;
- Treinamento e desenvolvimento: essas funções facilitam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a equipe atue em sua posição atual e/ou se prepare para o avanço.
Gestão de finanças
A gestão financeira é a base de um negócio de sucesso. Da mesma forma, os hotéis e locais de maior sucesso contam com princípios fundamentais de gestão financeira para permitir que administrem suas propriedades de maneira lucrativa.
As melhores práticas de gestão financeira no setor de hospitalidade incluem:
- Criar um orçamento anual;
- Construir um modelo de acompanhamento financeiro detalhado;
- Ter auditorias contínuas;
- Criar uma estrutura de relatórios que ajude os gerentes a controlar as informações gerais.
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Atendimento
Um bom atendimento na hotelaria deve ser prestado desde o primeiro contato do seu hóspede.
Agilidade, transparência e cordialidade serão o seu “cartão de visita”. Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica e você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão! ”.
Sendo assim, os principais pontos relacionados ao atendimento são:
- Linguagem adequada;
- Cordialidade;
- Empatia;
- Prontidão;
- Transparência.
Tecnologia na gestão hoteleira
A tecnologia em hotelaria vem acompanhada de muitas vantagens. Ao mesmo tempo, ela poder se útil para tornar os processos de hospedagem mais eficientes e inteligentes, aumentar significativamente a satisfação e fidelização do hóspede, tornar as campanhas de marketing mais assertivas e focadas no cliente certo. Isso só para citar algumas delas.
PMS
Um sistema para hotel é uma ferramenta fundamental para os gestores que desejam profissionalizar seus meios de hospedagem. Com ele é possível organizar as principais rotinas do hotel, desde o momento da reserva e movimentações de caixa, até o controle de limpeza e estoque.
O sistema, também conhecido como software, pode funcionar de três formas: online e totalmente em nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo móvel; online e instalado no computador; ou totalmente offline e também instalado no computador.
Leia mais: Saiba como tornar a experiência do seu hóspede memorável
Um software que cumpre o seu papel vai deixar seu estabelecimento mais organizado, com as informações centralizadas e seguras.
A qualidade do seu hotel é estabelecida por uma série de fatores que envolve tanto a parte da administração organizacional, como dos demais serviços ligados a ele.
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