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Datas comemorativas costumam separar os bons varejistas dos ruins, já que em dias como o dia das mães, natal são marcados por inúmeras movimentações do mercado varejista. Sendo assim, para manter as entregas em dia, é necessário adaptar as logísticas em datas sazonais.

Em muitos casos, a solução para obter resultados positivos nesse cenário é a integração de toda a cadeia de suprimentos. Isso quer dizer que fornecedores, centros de distribuição e operadores logísticos devem desempenhar os seus papéis com precisão.

Desse modo, é possível assegurar que os pedidos serão entregues dentro do prazo.

Para saber como a sua empresa pode se destacar, continue com a leitura deste conteúdo. Confira!

Conceito de datas sazonais

No varejo, as datas sazonais já não são uma novidade. Os profissionais do setor reconhecem que determinados períodos do ano são responsáveis pela oscilação entre oferta e demanda.

A baixa temporada em cidades turísticas é um bom exemplo para ilustrar essa situação, na qual a quantidade de visitantes é menor do que em outras épocas do ano.

Contudo, para que um negócio possa se manter rentável, o volume de vendas não deve apresentar quedas e, por isso, a importância de adequar as operações logísticas em datas sazonais.

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Como a sazonalidade pode afetar o seu negócio?

O aumento das vendas em determinados períodos tem relação direta com a capacidade de atendimento dos clientes. As operações de produção, vendas e distribuição são as principais afetadas já que o volume elevado de pedidos deve ser entregue dentro do prazo.

Esse é um desafio que requer amplo planejamento para ser solucionado. Você sabia que é possível prever como o mercado vai se comportar em datas sazonais? Datas como o Dia das Mães e o Natal são períodos que são responsáveis pelo aumento das vendas todos os anos.

Isso quer dizer que o gestor pode atuar para estimar a demanda com base em:

  • pesquisas de mercado;
  • expectativa de venda do varejo;
  • dados históricos de anos anteriores;
  • e pesquisas de órgãos especializados.

Desse modo, todas as etapas relacionadas às vendas podem ser programadas com antecedência, para ampliar a capacidade da empresa de atender aos clientes.

O efeito da sazonalidade também pode ser um fator importante na tomada de decisão. Nesse caso, o gestor deve se perguntar qual é a época ideal para comercializar determinados produtos e extrair o máximo de resultados das vendas. Por exemplo, a venda de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado cresce consideravelmente no verão.

Em outras palavras, toda a operação logística deve ser revista para aumentar a eficiência de todos os elos da cadeia.

Como aprimorar as operações logísticas em datas sazonais?

Obter resultados favoráveis durante todo o ano é um desafio constante.

Portanto, listamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a se tornar mais rentável em todas as estações.

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Ofereça serviços de logística reversa

Já falamos como as datas do Dias das Mães e do Natal são responsáveis por movimentar o varejo. No caso das lojas online, é preciso considerar que o elemento físico da transação de venda não está presente. Isso quer dizer que os índices de troca e devolução de pedidos também aumentam após essas datas.

Esse é um fator que influencia o grau de satisfação do seu cliente, que busca receber suporte para solucionar essa situação.

Portanto, o atendimento pós-venda deve ser qualificado para providenciar o retorno das mercadorias para o estoque e a devolução dos valores pagos.

Essa também é uma oportunidade valiosa para conhecer mais sobre o comportamento de compra do cliente. Durante o contato é possível identificar quais são os motivos da devolução, que podem ser desde uma peça com tamanho errado até o arrependimento de uma compra por impulso.

Avalie os riscos da operação logística

A sincronização perfeita entre a oferta e a demanda é um fenômeno que ocorre na prática. Por isso, os gestores devem implementar formas de identificar quais são os principais riscos que podem interferir com as vendas. A oscilação dos preços, por exemplo, é um motivo que pode levar a queda das vendas no curto prazo.

Por outro lado, descontos e preços promocionais atraem a atenção dos compradores, elevando, assim, o volume de vendas. Contudo, essa situação pode provocar obstáculos como:

  • o aumento dos custos logísticos;
  • a falta de estoque para atender aos pedidos;
  • a insatisfação dos clientes devido ao prazo de entrega;
  • e o atraso nas entregas devido à sobrecarga das transportadoras.

Portanto, é importante considerar todas as variáveis para otimizar as etapas do processo de operações logísticas em datas sazonais.

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Aprimore a gestão de estoques

Mesmo com todo o planejamento prévio, a sazonalidade é um momento de incerteza para empresa. Esse é um fator que tem relação direta com a rentabilidade da organização e a sua capacidade de atender a demanda.

Quando há expectativa de aumento nas vendas, a primeira ação é aumentar a quantidade de produtos disponíveis, o que resulta na imobilização excessiva do capital. Caso a expectativa do aumento das vendas não se concretize como o esperado, a companhia pode reduzir a sua taxa de retorno.

Além disso, os produtos parados correm o risco de se tornarem obsoletos com o tempo e, para evitar maiores perdas, é necessário oferecer descontos. Essa medida ajuda a retirar as mercadorias do estoque, mas não recupera o investimento.

Planeje as rotas de entrega

Sistemas de roteirização são ideais para otimizar o processo de entrega, principalmente, quando os clientes se encontram em localidades dispersas.

O setor de comércio eletrônico tem essa característica na qual as mercadorias tendem a percorrer longas distâncias até chegarem ao seu destinatário.

Com isso, é importante ampliar a rede com a utilização de centros de distribuição em localidades estratégicas, facilitando, assim, a fase final da entrega. Esse resultado também pode ser obtido com a contratação de múltiplas transportadoras que atuam em regiões específicas.

Esse é um fator que ajuda a aumentar a competitividade e a reduzir os gastos com os serviços de frete, pois a empresa pode selecionar o operador logístico mais vantajoso para a realização das entregas.

Por fim, a nossa última recomendação para otimizar as operações logísticas em datas sazonais é a proposta de integrar todas as etapas e departamentos envolvidos. Por isso, o investimento em sistemas de gestão para coordenar todo o processo do pedido é essencial. Esse tipo de ferramenta controla as fases de pagamento, envio de pedidos e atendimento dos clientes.


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