Em um estabelecimento hoteleiro, alguns itens de conveniência são fornecidos como cortesia (inclusos na diária), como é o caso do sabonete, shampoo e condicionador nos hotéis. Em hotéis menores ou pousadas, tem sido prática comum deixar o frigobar vazio e desligado. As bebidas e outros alimentos devem ser solicitados conforme necessidade e o frigobar ligado pelo hóspede caso ele precise armazenar algo refrigerado. Não é uma solução tão prática quanto um frigobar abastecido, mas a conveniência está lá.
Em hostels, é comum que o hóspede traga seus próprios itens pessoais, como sabonete, escova de dentes, lâmina de barbear, absorvente, etc… Mas durante uma viagem, eventualmente o hóspede terá que comprar mais. E nada melhor que poder comprar itens como esses sem ter que voltar à rua. Por que fazer seu hóspede ir buscar uma farmácia ou supermercado aberto à noite após um dia cansativo de viagem?
Além disso, você não precisa cobrar muito mais caro que o preço normal do item. Isso traria desconfiança. Mas o hóspede está disposto a pagar por um item de conveniência, pois há valor percebido. Então isso ajudará não só na receita, mas também na reputação do estabelecimento, pela consideração e presteza.
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Bom para o hostel, que terá uma receita adicional com estes itens e bom para o hóspede, que se beneficiará da facilidade.
Fizemos uma lista de alguns itens de conveniência que você poderia oferecer, gratuitamente ou a um custo (seja para compra ou aluguel). Claro que o sortimento vai depender do tipo de estabelecimento hoteleiro e localidade.
- Sabonete;
- Shampoo e Condicionador;
- Kit escova e pasta de dente, enxaguante bucal;
- Toalhas de Banho e Rosto;
- Toalha de Praia;
- Protetor Solar;
- Hidratante;
- Desodorante e Perfumes;
- Lenços;
- Fraldas;
- Medicamentos (que não necessitem receita médica);
- Cadeira de Praia e Guarda-sol;
- Cadeado (para malas e guarda-volumes em um hostel);
- Repelente;
- Pilhas e baterias;
- Carregadores de celular;
- Chip Pré-pago para celular;
- Fones de Ouvido;
- Fotocópias e Impressão;
- Pen Drive;
- Roupas de banho;
- Chinelos;
- Canetas e cadernos;
- Mapas e guias locais.
Além, obviamente, de alimentos como lanches salgados, doces e água mineral. Alguns estabelecimentos oferecem uma garrafa de água mineral por dia como cortesia, sendo cobradas a partir da segunda unidade.
Outros itens mais específicos e que vão um pouco além mas que podem ser convenientes em casos específicos:
- Em locais com cozinha (hostels, por exemplo), pode-se oferecer refeições congeladas, temperos, frutas, ovos, pães, pó de café, etc.
- Itens para bebês, como carrinhos, andadores, mamadeiras, papinhas, cereais, etc.
- Equipamentos esportivos (em estabelecimentos de lazer) como bicicletas, caiaques, bolas, raquetes, tacos, etc.
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É importante estar atento à validade dos produtos, já que alguns itens podem ter pouca saída. Comece com poucas unidades de cada item e verifique diariamente a necessidade de reposição. Após algum tempo, você saberá estimar a quantidade a ser comprada e o período em que o item fica na prateleira. Por se tratar de conveniência, saiba também que não é necessária muita variedade. Não precisa ter diversos tipos de xampu diferentes, ou protetores solares de cada fator existente. A dica é ter os produtos mais comuns e aceitos por todos.
Outro ponto importante é o armazenamento. Alguns itens precisam de refrigeração, por exemplo. Outros devem ficar abrigados da luz e umidade, como os medicamentos. Dependendo do local e tráfego, pode ser necessário pensar na segurança dos itens, para evitar furtos. De qualquer maneira, é interessante ao mesmo tempo deixar à mostra para que os hóspedes saibam que estão à disposição. Uma boa opção é uma vitrine com chave em uma parede da recepção.
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