Já não é mais novidade que a Logística é fundamental para as relações comerciais pós-pandemia. Com o setor em alta, as empresas buscam novas práticas e soluções que possibilitem vantagem competitiva para os seus negócios.
O Blog da Russel Serviços já te mostrou algumas dicas que podem alavancar as operações de logística da sua empresa, mas o setor está explodindo tanto e sendo tão requisitado que as novas práticas não param por ali. Confira neste artigo, mais cinco dicas que podem otimizar o setor logístico da sua empresa.
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1. Checklists
E se existissem listas automatizadas que possibilitem mais controle na saída e entrada de matéria-prima ou produtos? Isso existe e se chama checklist digital, a nova queridinha da logística. Ela faz com que a gestão seja mais facilitada, uma vez que através de e uma personalização de acordo com as demandas vigentes, o sistema se alimenta com dados da operação mais padronizados e organizados.
Suas funções não se limitam a apenas isso, liberação de carga, utilização de equipamentos, conferência de documentos, acompanhamento de inventário, são algumas das outras funções notáveis de um checklist digital.
2. Transporte
Outra tarefa que merece acompanhamento de perto é o transporte em si. Contudo, o ideal é que o cliente também possa fazer esse acompanhamento pelo rastreamento de suas cargas. Entre as tarefas necessárias para otimizar esse monitoramento estão o acompanhamento de rotas, o conhecimento do status do transporte em tempo real, comunicação com clientes para atualização da localização da carga, entre outros.
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3. Indicadores de performance
Assim que as metas de desempenho forem estabelecidas, deve-se debruçar sobre os indicadores de resultados. Os KPIs são ótimas formas de compreender a operação logística em cada um de seus pormenores.
Para isso, é preciso recolher dados da operação e analisar tudo o que foi cumprido e o que deixou a desejar. Percentuais de entregas e coletas realizadas no prazo, tempo de ciclo perdido, índice de devoluções e avarias no transporte e custo de armazenagem são bons KPIs para acompanhar.
4. Satisfação do cliente
O acompanhamento do nível de serviço permite avaliar o grau de satisfação com relação aos resultados obtidos em determinado processo. Por exemplo: o nível de serviço de entregas proporciona ao gestor informação a respeito de quantas cargas foram entregues dentro do prazo, em comparação com o total que foi enviado. Por meio desse indicador é possível fazer uma análise ainda mais profunda e avaliar os principais gargalos que fazem com que os índices não sejam satisfatórios.
5. Melhorias
O setor logístico é rico e suas melhorias são contínuas. O melhor método de análise e processo é constantemente otimizar a execução das atividades para assim identificar falhas e chegar em soluções que possam eliminar ou minimizar impactos. Além disso, é possível obter benefícios como redução de custos e desperdícios, aumento nos níveis de produtividade, além de mais qualidade no serviço e maior agilidade na execução – tudo fazendo simplesmente melhorias constantes nos sistemas.
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Russel Serviços
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Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
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