É de extrema importância proporcionar aos seus hóspedes uma excelente estadia. Porém, não é uma tarefa tão simples e exige atenção redobrada aos mínimos detalhes. Com isso, para ter certeza de que está fazendo o trabalho certo, meça a satisfação dos seus hóspedes.
Uma vez que seus clientes estão satisfeitos com o serviço prestado, a possibilidade de que eles retornem e indiquem seu hotel ou pousada para sua rede de contatos é altíssima.
Sendo assim, você sabe se o seu estabelecimento está atendendo as expectativas dos seus hóspedes? Eles estão contentes com a qualidade dos serviços que você prestou?
Confira abaixo algumas opções que vão ajudar a medir a satisfação de seus hóspedes:
1. ATRAVÉS DE FORMULÁRIO IMPRESSO
Quando o hóspede estiver fazendo o check-out, oriente-o sobre as avaliações que ele pode fazer sobre o seu estabelecimento de forma geral e sobre o serviço que foi prestado durante a estadia. Disponibilize formulários impressos e práticos para que ele possa preencher nessa hora deixando seu feedback.
Faça pesquisa de satisfação deixando no quarto e nas áreas comuns do hotel ou pousada formulários para que o hóspede responda. Essa é uma maneira sutil de incentivá-lo a opinar sobre questões relacionadas a sua estadia.
2. ATRAVÉS DE CONTATO TELEFÔNICO
Se você tem um pequeno hotel ou pousada, o número de hóspedes pode ser menor. Uma maneira ainda mais pessoal de coletar as avaliações dos clientes é ligar para cada um, agradecendo pela escolha em se hospedar no seu estabelecimento e perguntando se tudo ocorreu bem, incentivando que façam suas observações.
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Além de um tratamento mais próximo e humanizado, esse gesto mostra que você se importa com cada pessoa que passa por seu hotel ou pousada, fazendo com que seus hóspedes sintam-se especiais.
3. ATRAVÉS DO WHATSAPP
O WhatsApp tem sido um grande aliado na comunicação, quando bem utilizado. Quando você tem o contato do cliente poderá interagir de forma prática e rápida para solicitar sua opinião. A vantagem do WhatsApp é que ele é menos intrusivo do que uma ligação telefônica, pois o hóspede pode ler e responder com calma no momento oportuno.
4. ATRAVÉS DE EMAIL
Seu agradecimento também pode ser feito através de e-mail, enviando uma mensagem mais informal. Você pode coletar o feedback disponibilizando um formulário de pesquisa online ou pedindo que os clientes enviem seus comentários respondendo o próprio e-mail.
5. AVALIAÇÕES EM REDES SOCIAIS E NA INTERNET
Outra forma de analisar a opinião dos seus hóspedes é monitorar os comentários que eles deixam na internet – seja em sites especializados, no próprio site do estabelecimento, blogs ou em redes sociais. Comparar essas avaliações ajuda a entender os pontos fortes e fracos tanto do seu hotel ou pousada quanto dos seus concorrentes.
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Interagir com o seu cliente após sua estadia ajuda a construir um relacionamento com ele e isso é mais importante do que partir para o momento da venda.
Desenvolver estratégias para medir sua satisfação é fundamental para saber se a gestão do seu hotel ou pousada está no caminho certo. Além disso, com esse feedback você pode identificar em quais aspectos precisa melhorar para atrair novos clientes.
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