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Você já recebeu um e-mail de um blogueiro, youtuber ou influencer solicitando hospedagem em troca de divulgação?Muitos hotéis recebem dezenas de propostas todas as semanas. E a pergunta de um de nossos cliente foi: “será que vale a pena?”?

Vamos responder essa questão!

Vale a pena receber Influencers no meu Hotel?

Primeira coisa a dizer é: sim, vale a pena! Mas depende do seu público e do perfil do influencer!

Os influencers atingem um público muito definido nas mídias sociais. Vários atuam com temas gerais, outros apenas com moda, outros com viagens, outros ainda falam da vida materna, tecnologia, esportes, dia-a-dia da mulher, etc.

Digamos que seu público seja a maioria casais, de 30 a 40 anos, sem filhos e com renda superior a R$ 5 mil/mês. Um influencer casado (ou casal), com 32 anos, que mostra um dia-a-dia de uma vida saudável (fitness por exemplo) é interessante para seu negócio, diferente de uma influencer com 20 anos solteira ou uma mãe com 48 anos.

Deu para entender a diferença dos perfis? Esses perfis influenciam diretamente no retorno que você terá da campanha.

Leia mais: Você está sabendo administrar o seu hotel?

Como escolher certo um influencer para divulgar seu hotel?

Antes de aceitar um influencer veja sempre:

1) Público

Veja se o público que esse influencer atinge é similar ao seu.

2) Analise se esse influencer é relevante para o público

Nem sempre número de seguidores mostra que a pessoa tem influência real sobre seu público. Às vezes, é melhor contar com um influenciador que possui audiência menor mas é extremamente importante para determinado grupo.

3) Engajamento

Veja número de seguidores, visualizações e, principalmente, engajamento com os posts do influencer (e analise também se o engajamento não é fake, feito por outros perfis – sempre os mesmos – os apenas amigos).

Vale também dar uma olhada nos seguidores e ver se são perfis reais.

4) Conteúdo

Analise se o conteúdo produzido pelo influencer é de qualidade e se ele está alinhado com o que você quer passar, por exemplo: se ele faz tudo com humor, ou é sério, ou é muito polêmico, etc.

Cuidado com temas polêmicos, eles podem gerar haters sem necessidade para sua marca!

5) Publicações

Verifique se há publicações feitas por ele em parcerias com outras empresas – isso mostra uma seriedade do influencer. Se possível, converse com a empresa e veja o retorno obtido.

Isso tudo irá basear com mais segurança a sua decisão!

Leia mais: Hotelaria: confira 7 dicas para atrair e fechar reservas na baixa temporada

Agora vamos falar como fechar o acordo?

Se estiver contratando sem permuta, veja o preço pelo que ele oferece.

É preciso deixar bem claro e descrito:

  • preço (ou itens da permuta) – serviços em contrapartida do influencer
  • se o influencer irá sozinho ou com uma equipe (e quantas pessoas são)
  • datas e prazos
  • se haverá cupom de desconto exclusivo para os seguidores e audiência do influencer e qual o % e validade (isso gera retorno bem interessante!).

E, depois de definir tudo isso, é bom ter um contrato (mesmo que virtual), ou um Termo de Permuta de Hospedagem. O instrumento jurídico dá mais seriedade e profissionalismo a esse relacionamento.

Exemplo: em geral, para hospedagens de final de semana, a moeda de troca mais utilizada é:

  • 2 posts no feed com marcação do local e perfil
  • 6 stories com marcação de perfil
  • 1 artigo no blog com link para o site do hotel, ou 1 vídeo citando os contatos do hotel.
  • mas claro que tudo é negociável!!

Estipule também data e o horário em que o material será divulgado para que você possa compartilhar também no stories.

Mensuração do Retorno

Agora é hora de mensurar o retorno dessa ação de marketing!

1) Primeira coisa a monitorar é se a mensagem que seu hotel quer passar está adequada, com todas as informações corretas. Para isso, peça para visualizar os posts, artigos e vídeos, antes da publicação.

2) Acompanhe as redes sociais e os feedbacks: quantas curtidas, comentários e compartilhamentos tiveram em cada post. E se esses números estão de acordo (ou são superiores) aos demais posts realizados pelo influencer).

Leia mais: Conheça os Gatilhos Mentais para hotelaria e como utilizá-los para aumentar as suas reservas

3) Veja se seu perfil nas redes sociais têm um aumento de seguidores e audiência, e de quantos % foi esse aumento (aumentos de 5 a 8% são considerados ótimos).

4) Analise o tráfego vindo do canal do influenciador através do Google Analytics (ou outro sistema que você usar). Nos dias das postagens e seguintes, o tráfego precisa aumentar!

5) Verifique o número de contatos e vendas gerados a partir do cupom de desconto ou link fornecido. Se houver reservas realizadas em valor superior ao investido para fornecer hospedagem (ou o valor contratado), já valeu a campanha de divulgação!

E lembre-se: sua marca será vinculada a esse influencer! Então, escolha certo!


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