- Home
- Sem categoria
- Veja as melhores dicas para ec ...
Construção civil pode ser um assunto delicado quando o assunto é economia, pois costuma custar um bom dinheiro, mas também é possível economizar no processo.
Há diversas maneiras de economizar na construção e nós separamos as melhores dicas para te ajudar! Nesse post, você verá como pode melhorar a gestão da sua construtora, reduzir custos e, consequentemente, aumentar lucros e economizar na sua construção.
O que é orçamento de obras?
Antes de construir, você precisa listar todas as atividades, materiais, equipamentos, mão de obra e tempo necessários para o empreendimento. Depois, precisa atribuir valores financeiros precisos a cada um desses elementos listados.
Basicamente, esse é o orçamento da sua obra. É comum dizer que um orçamento preciso é a base para o sucesso do empreendimento. Logo, é no orçamento onde você vai encontrar respostas sobre como economizar na construção.
Afinal, é o orçamento que proporciona controle e rentabilidade à obra. Com um orçamento bem feito sua construtora evita imprevistos. Afinal, ele permite:
- Controle apurado de custos;
- Maior poder de negociação junto a fornecedores;
- Histórico evolutivo de compra e negociação;
- Compatibilização;
- Assertividade em licitações.
É por meio do orçamento que você vai obter uma ferramenta imprescindível que vai te orientar como economizar na construção.
Leia mais: 5 dicas de como ter ainda mais qualidade nas suas obras
Como economizar na construção civil com a Curva ABC
Talvez você já saiba que a Curva ABC indica os insumos mais utilizados numa obra, não é mesmo?
Dessa maneira, é ela que mostra o que é prioridade no momento de pensar em como economizar na construção. Isso porque a Curva ABC atinge em cheio um dos problemas mais corriqueiros na indústria da construção: o desperdício de materiais.
Como economizar na construção é uma atividade que requer atuar em várias frentes ao mesmo tempo, a Curva ABC é muito útil. Dentre os benefícios da Curva ABC estão:
- Organização do estoque: você sabe, a qualquer momento, quais são os insumos disponíveis no almoxarifado. Sabe, ainda, qual é o ritmo de consumo, o que te ajuda a prever o momento ideal para fazer novos pedidos;
- Fluxo de caixa saudável: ao saber a quantidade de materiais demandados em cada etapa e a velocidade de consumo, você não vai desembolsar dinheiro antes do tempo;
- Negociação: com as informações sobre consumo organizadas, as equipes de compra conseguem melhores argumentos para aumentar seu poder de barganha junto a fornecedores.
Leia mais: Veja 7 dicas que irão facilitar a sua vida ao realizar uma obra
Como o Lean Construction ajuda a economizar na construção civil
O Lean Construction é um conceito que, na prática, organiza processos e estabelece rotinas de gestão ao canteiro de obras. Com isso, o Lean Construction permite reduzir processos e, consequentemente, acarreta em benefícios, como economizar na construção ou na mão de obra.
Conhecido também como Construção Enxuta, o Lean Construction prega:
- Reduzir atividades que não agreguem valor;
- Valorizar o projeto conforme necessidade do cliente;
- Reduzir variabilidades;
- Reduzir tempo de execução;
- Reduzir processos construtivos;
- Aumentar a flexibilidade;
- Aumentar a transparência dos processos.
Se você quer saber como reduzir custos na construção, não deixe de estudar a fundo esses sete princípios do Lean Construction. Os resultados certamente vão te deixar motivado em desenvolver formas de tornar sua atividade mais eficiente.
Evidentemente, o Lean Construction não é um processo que se encerra em si mesmo. Isso significa que ele demanda investimentos em ferramentas para controle e gestão de obras. Ou seja, em tecnologia.
Leia mais: Piso laminado: descubra como você pode usar e qual deve comprar
Como economizar na construção civil com uso de tecnologia
Em geral, novas tecnologias surgem para atender a demandas setoriais urgentes. Com a construção, não é diferente. E uma das possibilidades de surgimentos de novidades mais premente diz respeito a como economizar na construção.
Vamos listar algumas possibilidades de aplicação de tecnologias que se voltam a como economizar na construção.
Sistemas construtivos inovadores
Em grande parte dos casos, visam à industrialização e à mecanização de tarefas de canteiro. Os sistemas construtivos mais inovadores procuram reduzir o tempo de execução e as necessidades de retrabalhos.
Fazem isso por meio da redução da quantidade de mão de obra empregada. Esta representa um dos principais custos da construção. Além disso, está sujeita a falhas e variações na produtividade.
São exemplos de inovação em sistemas construtivos os fechamentos em drywall ou o uso de pré-moldados, por exemplo.
BIM
O BIM (Building Information Modeling) é um conceito de desenvolvimento e acompanhamento de projetos de construção. O BIM proporciona assertividade total na compatibilização de projetos de engenharia e arquitetura.
Com isso, mostra como economizar na construção civil ao reduzir refações por parte dos projetistas. Os projetos chegam ao canteiro muito mais afinados e menos sujeitos a improvisos e imprevistos.
O BIM é uma excelente ferramenta para extração de quantitativos. Assim, auxilia nos processos de orçamentação e compra.
ERP
Sistemas integrados de gestão, os ERPs (Enterprise Resource Planning) auxiliam no processo de gestão da construtora. Auxiliam na coleta, organização e distribuição de dados e informações. Além disso, essas ferramentas integram processos e centralizam informações. Logo, auxiliam na tomada de decisão e orientam o gestor como economizar na construção.
Com o uso de um bom ERP o gestor ganha controle total sobre todos os detalhes do orçamento de obra.
Big Data
Tecnologia muito nova, apresenta enorme potencial de economia na construção. Primeiro, o Big Data coleta a maior quantidade possível de informações estruturadas. Depois, auxilia a identificar quais desses dados impactam a atividade da construção civil de maneira rotineira.
Assim, não faz apenas uma análise detalhada sobre todos os procedimentos já realizados nos canteiros da sua construtora. Sistemas estruturados de Big Data apontam atividades futuras mais produtivas, com maior potencial de gerar economia.
O Big Data permite, por exemplo, mapear quais são os processos que mais geram desperdício de materiais na construção. Proporciona análises aprofundadas sobre as causas desse desperdício.
No passo seguinte, orienta como economizar na construção.
RFID
Mais uma sigla que guarda em si possibilidade de como economizar na construção. As etiquetas por radiofrequência organizam o fluxo de materiais e insumos no canteiro de obras.
Etiquetas RFID coladas em capacetes ajudam a encontrar operários, por exemplo. Logo, permitem monitorar quanto tempo cada um ficou em cada ambiente. Fica mais fácil levantar a produtividade de cada colaborador.
O mesmo vale para equipamentos cruciais para o andamento da obra. Um martelete hidráulico com RFID pode ser mais facilmente localizado. Com isso, evita-se interromper tarefas.
Por ser um setor ainda com muito a evoluir, há incontáveis maneiras de como economizar na construção. Algumas alternativas são altamente tecnológicas e podem demandar altos investimentos.
No entanto, há como economizar na construção apenas mudando a forma de organização de determinadas atividades. Nesses casos, o investimento financeiro nem sempre é alto. É preciso, de qualquer maneira, analisar cuidadosamente cada um dos processos em andamento no seu canteiro de obras. Depois, buscar por maneiras de otimizá-los.
Agora que você já sabe as melhores formas de economizar na construção civil, seu bolso irá agradecer e o processo irá fluir com mais facilidade. Lembrando: um grande passo para a economia é a organização.
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.