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Impactado pela pandemia, o setor de recursos humanos promete algumas mudanças para 2022, tendo em vista que o trabalho híbrido vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações.
Humanização e automatização são palavras chaves nessa tendências. Portanto, é necessário atenção ao que está por vir no mercado. Para auxiliar, separamos nesse artigo as 8 maiores tendências do RH para 2022 e seus detalhes.
Confira!
1. Trabalho híbrido
Os novos formatos de trabalho ganharam ainda mais espaço nos últimos 2 anos. O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou que em 2020 o trabalho remoto atingiu 11% dos trabalhadores do país. Ou seja, uma fatia considerável estava em casa e estava trabalhando.
Com a evolução da pandemia e a redução dos números de contaminados, muitas empresas começaram a planejar a sua rotina presencial, mas diante do “novo normal”, elas precisaram se adaptar e muitas escolheram o formato híbrido.
O formato híbrido acaba sendo o meio termo entre trabalhar no escritório e trabalhar em casa. Cada empresa cria sua própria rotina e calendário de atividades. O mais importante é atender as necessidades de cada equipe.
2. Flexibilidade dos benefícios
O trabalho híbrido e até de home office também trouxe outras mudanças as empresas. Afinal, como oferecer benefícios a esse time que agora trabalha em casa de maneira integral ou parcial?
Para resolver essa equação as empresas estão deixando seu pacote de benefícios mais flexível e feito sob medida para cada funcionário. Além disso, dois novos benefícios ganham espaço nesse novo momento: o auxílio terapia e o cartão flex, que pode ser usado na alimentação, refeição, educação ou até transporte.
3. Feedback contínuo
Uma outra tendência de gestão de pessoas é, cada vez mais, ter momentos de feedback com o time. Essa mudança também ganhou força durante a pandemia. Hoje os profissionais querem entender seu papel na empresa, saber seus pontos fortes e melhorias.
Para o RH esse feedback pode ser um desafio. Por isso é sempre importante estar atento as novidades e procurar ferramentas quem atendam essas demandas internas da empresa e da equipe.
4. Treinamentos digitais
Quanto mais tempo os profissionais passam trabalhando em casa, mais os programas de atualização se tornam online. E uma das novidades no RH neste próximo ano é justamente os treinamentos digitais.
Capacitar a equipe e investir no capital humano deve ser prioridade das empresas e para atingir esse objetivo, os treinamentos passam a ser oferecidos em diferentes modelos e através das mais diversas plataformas.
Leia mais: Melhorar o treinamento de novos colaboradores é essencial para a produtividade do seu negócio
5. People Analytics
Esse termo já vem fazendo parte da rotina de muitos profissionais e deve estar cada vez mais presente do dia a dia do RH. O People Analytics, de maneira resumida, consiste na utilização de diferentes tecnologias que buscam avaliar os profissionais.
Esses sistemas acompanham os dados da equipe de forma mais analítica e precisa. É a chegada da Inteligência Artificial a esse departamento. Com o uso dessa tecnologia a rotina da área de recursos humanos aproveita os dados e o time da melhor maneira para cada corporação.
6. Diversidade
Mais do que uma tendência, a diversidade é uma necessidade para as empresas. Ser uma empresa diversa e focada em pessoas deixou de ser diferencial e passou a ser fundamental.
Equipes mais diversas pensam de maneira mais equilibrada e completa. Além disso, esse capital humano acaba transformando a marca, suas políticas e valores, o que é essencial para o mercado como um todo.
Para o RH essa busca pela diversidade deve acontecer diariamente, seja através das ferramentas contratadas e, principalmente, nos processos de seleção e captação de talentos.
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7. Gamificação
Um dos desafios de RH 2022 é unir as equipes que foram divididas pelo trabalho remoto, híbrido ou mesmo presencial. E uma das formas mais divertidas e funcionais de unir os times é por meio da gamificação.
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Essa técnica pode ser aplicada de diferentes maneiras na rotina do time, seja através de um treinamento ou de uma seleção interna. O principal benefício dessa estratégia é envolver e surpreender todos os profissionais. Engajar a equipe e estimular o endomarketing.
8. Employee Experience
A experiência é o foco de muitas empresas. É com essa estratégia que as marcas conquistam e fidelizam seus clientes. E foi pensando nas vantagens desse pilar que os profissionais de RH passaram a aplicar esse conceito dentro das corporações.
Pensar na experiência da equipe é pensar na rotina desses profissionais, planejar a jornada do time e melhorar sua motivação e engajamento com a ajuda de diferentes estratégias. Uma empresa que foca no Employee Experience transforma seus colaboradores em brandlovers da corporação.
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