Existem alguns erros que podem ser tornar verdadeiros desafios de um hoteleiro e não são poucos: problemas com o atendimento, a gestão de estoque, não oferecer o feedback para os clientes e não controlar as finanças são apenas alguns entre os mais comuns.
Mas o xis da questão é: como resolver esses problemas? Como lidar com tudo isso?
Confira abaixo os principais erros no setor hoteleiro e confira as soluções para cada um!
Os principais desafios de um hoteleiro
O primeiro passo é saber quais são os erros que costumam acontecer no seu hotel. Quais os mais frequentes e menos frequentes e, por fim, fazer uma lista de prioridades para saber qual será resolvido primeiro.
Então, vamos à nossa lista de erros e identifique quais você e a sua equipe podem estar cometendo.
1. Não cuidar do ambiente
Não são só os quartos que precisam estar devidamente limpos e com tudo no seu devido lugar. O hotel como um todo tem que demonstrar essa sensação. Um local bagunçado dá a ideia de desleixo e que a empresa é desorganizada.
Isso causa uma péssima impressão. Já pensou, já no saguão ter móveis fora de lugar, embalagens em cima dos estofados e assim por diante? Não pode de forma alguma.
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2. Não focar em um bom atendimento
Provavelmente, na sua cidade, existem mais hotéis como o seu, no mesmo estilo e tudo muito parecido. O atendimento pode ser o diferencial que você precisa.
É muito comum a gente deixar de ir em um lugar onde foi mal atendido. Todo mundo quer ser bem tratado e é exigido o mínimo de educação. Quando se fala de atender os hóspedes, estar com um sorriso no rosto e pronto para atender às demandas dele é fundamental.
3. Não ter tudo funcionando bem
Em um quarto, é o frigobar que não liga, no outro é o telefone que não chama a recepção, em outro é o ventilador ou ar condicionado que está quebrado.
Ir deixando para fazer esses reparos para depois fazer tudo de uma única vez é um dos maiores erros. Muitos hotéis esperam conseguir um preço melhor na manutenção, mas é um barato que pode sair caro.
Colocar um hóspede em um desses quartos é dar um bom motivo para ele não voltar mais e ainda falar mal do seu estabelecimento.
E, mesmo que você não hospede ninguém neles, vai mantê-los fechados até a manutenção ser concluída? Vai acabar perdendo muito mais do que o valor economizado no serviço de manutenção.
Uma boa opção é contratar uma empresa para cuidar do assunto. Você pode, inclusive, fazer um contrato. Assim, sempre que algo quebrar, é só ligar para que o funcionário da empresa faça os ajustes necessários o mais rápido possível.
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4. Demorar em responder
Esse é outro grande problema e que costumam deixar hóspedes e futuros hóspedes bem chateados. Aliás, esse é um bom motivo para que eles não voltem no seu estabelecimento.
Isso acontece muito, por exemplo, nas redes sociais. Os hotéis costumam abrir diversas contas, mas não possuem pessoal suficiente para cuidar de cada uma delas. Isso pode se transformar em perda de clientes.
Você pode criar uma mensagem automática com um retorno em até 24 horas. Mas cumpra o prometido.
5. Não fazer a gestão
Alguns gerentes ou donos de hotéis acreditam que gestão é para grandes redes, o que está bem longe de ser verdade. Todo e qualquer negócio precisa fazer uma boa gestão, afinal de contas, há muitos processos envolvidos e que precisam ser acompanhados.
Assim, é importante fazer a gestão financeira, de processos, de estoque, gestão de pessoas e assim por diante. Uma ótima maneira de fazer isso de forma mais simples é usando softwares de gestão específico para hotéis e que podem se adaptar facilmente às necessidades do seu negócio.
6. Não se adaptar às mudanças
É cada vez maior o número de pessoas que buscam por hotéis na internet. Por lá elas conseguem ver fotos e vídeos, o que torna tudo muito melhor. Também têm a facilidade de passar a comprar no cartão débito, pagar com boleto e assim por diante.
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Assim, se a sua empresa ainda não está online, é interessante rever isso. Você pode estar perdendo grandes lucros e clientes que, além de voltar a se hospedar no seu hotel, vai indicá-lo para os amigos.
Viu como muitos erros podem ser facilmente corrigidos e deixar de fazer parte da listas de desafios de um hoteleiro? É só seguir as dicas.
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