A terceirização de TI é uma prática conhecida por fornecer eficiência e resultados às organizações que possuem um volume nessas áreas. Ele agiliza a execução de tarefas rotineiras, reduz os riscos operacionais e até reduz o investimento que uma organização precisa fazer.
É por isso que a terceirização de TI está se tornando cada vez mais comum no mercado. Mas apesar de todos os benefícios da prática, é possível que ela seja responsável por dores de cabeça desnecessárias para os gestores. Erros na contratação de uma empresa e na definição dos serviços a serem terceirizados podem fazer com que sua organização não colha todos os seus benefícios.
Para ajudá-lo a entender melhor como terceirizar de forma eficaz, listamos 4 erros que as organizações cometem ao terceirizar que prejudicam seus resultados.
Definir mal o Acordo de Nível de Serviço
Um dos elementos mais importantes de um contrato de terceirização de TI é o contrato de nível de serviço. Esse tipo de acordo é importante porque deixa claro para ambas as partes quais são suas obrigações no negócio. Mas para funcionar bem, deve ser feito com base em medidas sólidas que devem ser medidas de tempos em tempos para garantir que o que foi definido seja realmente entregue.
Uma sugestão importante é revisar periodicamente o acordo de nível de serviço. Isso garantirá a eficácia do documento a longo prazo e garantirá o sucesso do contrato por um período mais longo.
Não ter o ambiente adequado para inovação
Uma das expectativas das empresas de TI ao trabalhar com terceirização é maior inovação nas operações que realizam. No entanto, para que a terceirização traga inovação para a empresa, é necessário que o contrato e o formato de trabalho correspondam a ela. Tenha isso em mente ao preparar uma proposta para terceirizar suas atividades de TI.
Também é importante criar fóruns e reuniões de inovação envolvendo tanto a empresa contratante quanto sua própria equipe.
Ter falhas na governança da equipe
As questões relacionadas à governança são um dos fatores mais importantes na terceirização de TI. Problemas no modelo de trabalho e falhas na comunicação entre as equipes internas e externas aumentam o risco de má operação.
É preciso estabelecer todo o modelo de governança da corporação e todas as suas fases, com fluxos para cada ator. É importante confirmar esse modelo com a empresa terceirizada e, se possível, fazer alterações para que a comunicação e a entrega sejam as melhores possíveis.
Pouco foco na transição
A transferência dos serviços que farão parte do que a organização precisa terceirizar deve ser feita com foco e cuidado, com risco de atraso e quebra de confiança. Portanto, é necessário planejar bem quais informações serão transferidas para o novo provedor e definir os prazos para a realização dessas tarefas.
Desenvolver planos de contingência em caso de um imprevisto é essencial, além de tomar medidas proativas para reduzir o impacto das transições de serviço.
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