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A gestão de talentos busca olhar os colaboradores não apenas como ferramentas corporativas; é levado em consideração também as particularidades de cada funcionário, buscando humanizar a gestão.

Essa abordagem para o gerenciamento dos recursos humanos pode melhorar de forma significativa o desempenho da empresa em diferentes áreas do negócio.

Ao longo deste conteúdo, você vai conferir também quais ferramentas de gestão de talentos nas organizações você pode implementar e alguns bons exemplos para se inspirar.

O que é gestão de talentos nas organizações?

A gestão de talentos nas organizações se refere a um conjunto de práticas e estratégias que têm como objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores e ajudá-los a alcançar a alta performance em suas atividades.

A gestão de talentos humanos nas empresas vai além de questões burocráticas. Trata-se de uma abordagem gerencial que busca adotar ações com foco no engajamento, motivação, satisfação e retenção dos colaboradores.

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Qual a importância da gestão de talentos humanos nas empresas?

A gestão de talentos nas organizações é importante, em primeiro lugar, porque ela visa desenvolver o potencial de cada colaborador.

Por se preocupar com as individualidades e com o aspecto humano dos funcionários, essa abordagem contribui para que as tarefas cotidianas sejam executadas com excelência.

A gestão de talentos humanos possui um caráter estratégico e que está sempre de olho no futuro da organização. Há um cuidado com o desenvolvimento de competências e com o fomento do alto desempenho.

Empresas que se dedicam à gestão de talentos conseguem fortalecer sua cultura organizacional, aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores, reduzir a rotatividade e atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado.

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Como fazer gestão de talentos na sua empresa?

Se você chegou até aqui e está interessado em implementar a gestão de talentos na sua empresa, separamos aqui algumas boas práticas que podem te ajudar.

1 – Atração e recrutamento

Monte um plano estratégico voltado para a atração e recrutamento de colaboradores.

Defina com clareza qual o perfil de profissional que você quer para a sua empresa, explicite seus valores organizacionais e estabeleça os métodos e canais para divulgar as vagas em aberto.

2 – Aprendizado e desenvolvimento

Desenvolva programas voltados para a capacitação e desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

Realize treinamentos e firme parcerias com instituições de ensino de modo a incentivar o aprendizado constante dos funcionários.

3 – Valores e visão organizacional

Busque propagar e reforçar os valores e a visão da empresa para os seus colaboradores. Dessa forma, é possível fortalecer a cultura organizacional.

Leia mais: Vantagens e desvantagens de avaliar a performance de seus funcionários

4 – Plano de carreira

Dedique-se à criação de um plano de carreira. Essa é uma forma de manter os colaboradores motivados, pois eles saberão que podem alcançar cargos e salários mais altos se eles derem sempre o melhor de si.

5 – Avaliação por competências e gestão de talentos

Procure avaliar o desempenho dos colaboradores considerando as competências de cada talento. Identifique lacunas e oportunidades de melhoria e reconheça os pontos fortes dos seus profissionais.


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