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Ao exercer um cargo de gerenciamento, é normal que surja algumas dúvidas de liderança. Por isso, independentemente de você estar na fase das entrevistas ou a um passo de uma promoção, aqui vão 10 ideias que lhe mostram como ser um bom líder e estar em um caminho de sucesso:

  1. Estabeleça uma filosofia de liderança
  2. Foque no dia a dia
  3. Fale com clareza sobre suas prioridades
  4. Defina valores e padrões comuns para todos
  5. Ofereça feedbacks constantes
  6. Seja você o exemplo
  7. Incentive o pensamento próprio
  8. Empatia em primeiro lugar
  9. Organização afeta a liderança
  10. Recompense o bom desempenho

Como ser um bom líder de equipe em sua empresa

1. Estabeleça uma filosofia de liderança

Entenda que liderança é mais sobre produzir outros líderes do que sobre conseguir seguidores. Um grande líder é alguém empenhado em trazer outros para onde ele está, e é por isso que a primeira recomendação é pensar muito sobre sua filosofia de liderança.

Você se sente animado e capacitado porque agora você tem a autoridade para dizer às outras pessoas o que fazer – ou você está mais animado com a perspectiva de ajudá-las a chegar onde desejam?

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2. Foque no dia a dia

O objetivo a longo prazo da boa liderança é construir uma equipe notável ao seu redor para criar a próxima geração de líderes, esses que serão capazes de superar seu próprio desempenho. Os melhores líderes também são os melhores mentores.

Mas o trabalho diário de gerenciamento e liderança envolve lidar com recursos limitados, como dinheiro, tempo e pessoas. Você está colocando as áreas certas em destaque? Elas te dão uma visão a longo prazo? Você está analisando seu tempo em termos de efeitos e retornos?

Uma das melhores sugestões sobre como ser um bom líder de equipe é fazer um acompanhamento mensal para ver como o tempo investido foca (ou não) nas principais prioridades. E já que estamos falando sobre prioridades…

3. Fale com clareza sobre suas prioridades

Com certeza suas habilidades de comunicação te ajudaram durante a carreira, mas agora elas são mais importantes do que nunca.

Durante as reuniões, seja o mais claro possível sobre suas principais metas, e se pergunte sempre: esta reunião pretende informar, receber sugestões ou obter aprovação? Ao conseguir essa resposta, será mais fácil criar um entendimento geral do que está sendo proposto.

Em reuniões e fóruns, sempre que possível, aproveite a oportunidade para esclarecer seu maior objetivo, e qual das suas principais prioridades é necessária para cumprir essa finalidade. Seja consistente com seu propósito e suas prioridades.

Uma importante dica para ser um bom líder que podemos aprender com grandes CEO é: nunca tenha mais de cinco prioridades.

Desenvolva as primeiras com sua equipe e então, depois de conseguir retirar ao menos uma da lista, você poderá adicionar outras.

4. Defina valores e padrões comuns para todos

É importante que os líderes e colaboradores se unam para criar e praticar um conjunto de padrões comuns. Valores importantes que podem ser integrados numa boa liderança são verdade, compaixão e integridade.

Fundamentando-se na verdade e, principalmente, no autoconhecimento, você e sua equipe estarão mais propensos a desenvolver a capacidade da compaixão, que ajudará a criar uma mentalidade aberta, generosa e sem julgamentos na organização.

A integridade, por sua vez, deverá transformar o significado de sucesso para além de simplesmente ganhar, levando em consideração também a satisfação dos líderes ao perceber o crescimento de sua equipe e a superação de expectativas.

5. Ofereça feedbacks constantes

Quer saber como ser um bom líder? Não se esqueça que independente da área de atuação, os colaboradores sempre estão interessados em descobrir se estão realizando suas tarefas com o desempenho esperado. 

Desde dar dicas de aprimoramento até parabenizá-los por ideias de sucesso, os feedbacks mostram que você valoriza a sua equipe, estando disposto a ajudar seus colaboradores a crescer e se desenvolver.

Leia mais: Veja 6 dicas de como desenvolver o pensamento estratégico

6. Seja você o exemplo

Quem nunca ouviu o ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?

É fácil oferecer sugestões e dizer aos seus subordinados o que fazer. Mas quando pensamos em como ser um bom líder, queremos alguém cujas ações nos inspirem. Por isso, ao invés de falar o que deve ser feito, mostre como ser um profissional de sucesso na sua rotina. Afinal, ter virado um líder é prova da sua capacidade profissional.

7. Incentive o pensamento próprio

Apesar da sua imagem ser uma ótima inspiração para os colaboradores, não a confunda com um manual de regras. 

Para que as pessoas se sintam inspiradas dentro da sua equipe, é imprescindível encontrar um ambiente respeitoso e de liberdade para todos serem como são. Inspirar é diferente de imitar.

8. Empatia em primeiro lugar

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa a fim de compreender sentimentos e pensamentos que não sejam os seus. Essa qualidade é essencial para quem pensa como ser um bom líder. Porque ao reagir pensando no outro, diminuímos as possibilidades de conflitos e decepções.

Para ser um líder empático no trabalho, saiba ouvir o que eles têm a dizer, como seus anseios e desafios. Ser mais flexível e ouvir mais do que falar também são dicas importantes para oferecer uma melhor liderança e ajudar a fortalecer sua equipe.

9. Organização afeta a liderança

Ser organizado é uma qualidade que todos os profissionais devem ter ou se empenhar em melhorar. Com uma boa organização, manejamos todas as nossas responsabilidades com eficiência e atendemos prazos com uma produção de qualidade.

Mas quando uma pessoa se torna líder, a organização ganha ainda mais importância. Isso porque a organização permite ter sempre no radar todos os assuntos que estão acontecendo com todo o time, possibilitando uma melhor priorização de tarefas.

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10. Recompense o bom desempenho

Existem dois extremos que marcam a vida de qualquer profissional: os grandes erros e acertos. São eles que mostram com maior clareza o que fazer ou não para seguir crescendo e se tornar uma referência no mercado.

Os grandes erros são fáceis de serem identificados por causa das suas consequências. Mas os grandes acertos? É seu papel, como um bom líder, mostrá-los. 

Um elogio sincero já é uma recompensa incrível. Mas em situações de grande impacto, que tal oferecer um brinde, desde um kit de produtos da empresa até um jantar especial? São atitudes como essa que incentivarão o colaborador a continuar crescendo.

Negócios e gestão são iguais a qualquer outra coisa na vida: você só pode controlar o que você pode ser controlado, e se você não consegue aceitar que a liderança pode ser solitária e duvidosa em grande parte do tempo, bem, você pode não estar pronto para ser um líder. 

Independentemente disso, comemore e abrace sua vulnerabilidade, porque se você não sentir nem um pouco dela, provavelmente você não está se esforçando o suficiente.


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