Em época de festas e férias, com o intuito de aproveitar o período de descanso, os viajantes começam a planejar os roteiros para desfrutar um momento de lazer. Para receber os hóspedes com tudo que eles esperam e um pouco mais, hotéis e pousadas precisam ficar atentos aos produtos e serviços que não podem faltar durante a hospedagem.
Do enxoval de qualidade às luzes amarelas, cada detalhe importa e faz a diferença na hora de proporcionar uma experiência de estadia completa e agradável. Para não deixar nada passar na preparação do seu hotel para a temporada, preparamos este artigo com 10 itens indispensáveis, do check-in ao check-out.
Acompanhe a leitura, se prepare e sinta os bons ventos!
1. Check-in sem demora
A primeira impressão é a que fica. O momento do check-in é o primeiro contato presencial com o hóspede e, para que ele tenha uma boa impressão logo na chegada, é importante que sua recepção seja feita com agilidade e eficácia.
Por isso, evite deixar o hóspede esperando pelo quarto e libere o quanto antes para que ele possa se acomodar e aproveitar a estadia. Com certeza, essa chegada dará melhores boas-vindas.
2. Amenities para encantar e agradar
Entrar no quarto e encontrar uma cama bem arrumada e com mimos que são úteis e cheirosos traz uma sensação boa de cuidado e afeto. Assim, hotéis e pousadas que oferecem amenities – como mini sabonetes, shampoos e condicionadores -, para seus hóspedes, se mostram mais atentos e com o desejo de agradar.
Amenities despertam sensações que tornam a experiência mais agradável. Os itens com fragrâncias delicadas e composições suaves envolvem os sentidos e são um cuidado logo percebido pelo hóspede, que se sente mais satisfeito com sua escolha de hospedagem.
Leia mais: Hotelaria: As vantagens de terceirizar o atendimento ao hóspede
3. Enxoval que envolve
Uma cama bem arrumada e que dê vontade de ficar nela. Um enxoval de qualidade, com textura que envolve e abraça é outro item fundamental para uma estadia agradável.
Portanto, investir em lençóis, toalhas, colchas e cobertores leves, próprios para hotelaria, feitos em 100% algodão ou de composição mista, de 50% algodão e 50% poliéster, macios e confortáveis ao toque, é investir em retornos mais positivos dos hóspedes.
Além disso, um enxoval profissional é mais resistente e garante mais economia e praticidade para os hotéis e pousadas.
4. Limpeza para segurança
Mais do que nunca, a limpeza e higienização dos espaços é percebido e exigido. Na temporada, com o movimento mais intenso de hóspedes, os hotéis devem redobrar as ações de higiene para manter todos os ambientes limpos e seguros.
A preocupação com a limpeza ganha novos patamares e se torna uma condição indispensável para o bem-estar, a saúde e a segurança de todos. Não escorregue nesse tema.
5. Wifi de qualidade, sem custo e em todos os espaços
Conectar, não há verbo mais presente nos dias de hoje. Uma das primeiras perguntas que surgem logo no check-in é “qual a senha do Wifi?”. Hotéis e pousadas não têm como fugir da conexão e precisam oferecer internet sem custo, de alta qualidade e em todos os espaços se quiser agradar seus hóspedes.
Mesmo nos redutos mais distantes e que têm uma proposta mais forte de contato com a natureza, o Wifi é um serviço solicitado e que deve constar nas comodidades da estadia.
Na temporada, fique atento ao funcionamento do Wifi e, caso seja necessário, faça um upgrade no plano para dispor de uma internet mais veloz e de melhor qualidade para seus hóspedes.
6. Tomadas em todos os lados
Nessa onda de estar conectado, aquela tomada ao lado da cama é desejo de 9 entre 10 pessoas. Oferecer tomadas em pontos estratégicos do quarto e do hotel para que o hóspede possa carregar o celular ou usar o notebook ou o secador de cabelo, por exemplo, é um cuidado que traz facilidade e comodidade.
Por isso, observe como e onde estão as tomadas de seu hotel ou pousada. Faça reparos ou novas instalações, caso sejam necessárias para a temporada. Tenha também adaptadores para oferecer aos hóspedes. Certamente, eles ficarão muito gratos.
Leia mais: Conheça as maiores vantagens de apostar na terceirização dentro do setor hoteleiro
7. Mesa de trabalho para trabalhar ou servir de apoio
Mesmo que seja uma viagem de férias e de lazer, as possibilidades de trabalho remoto, os cursos e aulas online permitem que tudo seja feito pelo computador, em qualquer parte do mundo.
Então, para acomodar melhor e ter um lugar confortável para trabalhar ou estudar ou até mesmo como apoio, os hotéis podem ter no quarto uma mesa e uma cadeira que atendam essas necessidades.
8. Café quente incluso e bem servido
Do que você mais gosta quando viaja? Do café da manhã de hotel. Sim, este é um dos desejos mais desejados de quem coloca as malas no carro (ou no avião). Ter um café da manhã sempre fresco, bem servido, com variedade de pães, frios, frutas e bolos enche os olhos e a boca de água.
Aposte em frutas da estação, em comidinhas típicas da região e em produtos artesanais, com menos conservantes e feitos por produtores do entorno.
Nessa temporada, garanta que o buffet de café da manhã esteja sempre completo, com tudo bem feitinho e organizado. Ah, e incluir o café da manhã na diária atrai mais hospedagens.
9. Luzes amarelas e indiretas
Um quarto não pode parecer uma geladeira. As luzes frias e brancas dão essa sensação de frieza e deixam o aconchego lá longe. Então, opte por colocar luzes frias de cor amarela, que gastam menos energia como as brancas, mas são mais calorosas e deixam o ambiente mais aconchegante e acolhedor.
Dispor de um abajurzinho ou de uma arandela ao lado da cama é outra forma de trazer mais conforto ao quarto de hotel. Aposte nisso!
10. Check-out de confiança
Assim como na chegada, o momento do check-out pode ser ágil e prático, sem deixar o hóspede esperando com suas bagagens e atrasando seu retorno. Tenha uma equipe bem treinada e um sistema que possibilite esse atendimento mais assertivo.
É possível fazer também um check-out de confiança perguntando ao hóspede, por exemplo, qual foi o seu consumo do frigobar, sem ter que pedir para algum mensageiro inspecionar o apartamento. Essa demonstração de confiança estreita e favorece o relacionamento com o cliente.
Leia mais: Terceirização: o melhor jeito de aumentar a satisfação dos clientes do seu hotel
Caso haja qualquer discrepâncias, o hotel tem o número do cartão de crédito para cobrar posteriormente. E tudo fica certo.
Por fim, com todos esses produtos e serviços em dia e prontos para receber os hóspedes, os hotéis e pousadas podem oferecer melhores experiências, alavancar as vendas na temporada e ter mais retornos positivos de seus clientes.
E, para além desse período, a imagem que o hotel vai passar para seu público e para o mercado vai perpetuar por muito mais tempo.
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