Os passeios convencionais são coisa do passado! A tendência agora é vivenciar ao máximo os costumes e tradições da região visitada! Veja aqui o que é Turismo de Experiência. O novo hóspede é antenado, conectado às novas mídias, compartilha tudo e quer conhecer a fundo o local onde escolheu passar uma temporada (seja férias, feriadão ou só um bate-volta de final de semana).
O que é o Turismo de Experiência?
Bom, primeiro vou te contar o que é considerado o turismo de experiência.
Com a mudança de consumo do novo hóspede, a satisfação em uma viagem se transformou também. Hoje o viajante está em busca de novidades que estimulem seus sentidos e sentimentos. Assim, os produtos e serviços do turismo precisam despertar emoções únicas, ser real, fazer sentido e ser inesquecível.
Em outras palavras: o turismo de experiência é todo serviço oferecido que se baseie em uma vivência local que faça com que o viajante desenvolva uma ligação emocional com o destino. Ele precisa sentir, ouvir, ver, saborear, tocar, fazer, viver!
E por que oferecer essas experiências?
Há vários motivos e dois principais:
1°) Porque as experiências atraem mais reservas diretas!
Pacotes e promoções conjuntas fazem com que o hóspede chegue ao web site do hotel ou pousada e prefira reservar a hospedagem que já conte com experiências inclusas. Assim, ele não precisa ir em dois locais diferentes (hotel e uma agência ou escola, por exemplo) para contratar tudo o que ele quer.
2°) Porque as experiências agregam valor!
Segundo o Ministério do Turismo, os serviços turísticos com experiências têm um valor entre 10% e 50% maior do que os tradicionais. Com isso é possível aumentar o valor da diária e ampliar o lucro.
O Sebrae fez uma lista de dicas interessantes para descobrir o que oferecer e ser bem-sucedido na implantação do turismo de experiência no seu destino, veja abaixo:
- preste atenção nas coisas mais simples do dia a dia local;
- mantenha um olhar atento e maravilhe-se com o cotidiano regional;
- quanto mais genuína a experiência, mais emocionante será para quem a vivencia;
- nunca descuide da segurança;
- para ser uma experiência, todos os aspectos básicos como higiene, bom atendimento e infraestrutura precisam estar resolvidos.
- E a gente acrescenta uma dica: escolha bons parceiros, aqueles que têm credibilidade e confiança na sua cidade, sejam eles agências, guias de turismo, escolas, instrutores, restaurantes, bares, etc.
Ideias de Experiências para o Hotel oferecer aos seus Hóspedes
Abaixo mostramos algumas ideias do que oferecer ao seu hóspede e atrair mais reservas diretas.
Você pode fazer parcerias com agências, guias turísticos, fotógrafos, escolas, instrutores de esportes, restaurantes, fábricas de produtos típicos, produtores locais, artesãos, spas, enfim, a criatividade é o limite!
Veja algumas ideias de Turismo de Experiência:
- City tour temático: como passeios para conhecer ateliers, locais históricos, lugares “escondidos”, ou cenários de novelas e filmes – como “Roteiro do Filme Tieta”.
- City tour de bike ou a pé (o walking tour).
- Conhecer a cultura local a fundo, como a vivência nas aldeias indígenas.
- Experiências gastronômicas como jantares típicos e degustações de vinhos e cervejas.
- Aulas de culinárias com um chef local ensinando um combinado de pratos típicos.
- Aulas de surfe, mergulho, artes marciais, sandboard, ou algum esporte tradicional da sua região.
- Mini-aula de português para público internacional.
- Workshop de artesanatos regionais.
- Uma sessão fotográfica profissional nos principais pontos da cidade – isso é ótimo para pousada de praia que recebem muitos casais.
- Paparazzi no seu hotel: o fotógrafo fica algumas horas fotografando os hóspedes como se fosse um paparazzi, no final apresenta as fotos para eles compartilharem online – isso gera ótima divulgação em redes sociais.
- Tour para conhecer projetos de impacto social na sua região.
- Colheita de frutos típicos (como a vindima na região sul com a vinicultura, açaí em Belém).
- Mini-curso para aprender fazer queijos, doce de leite, goiabada, ou outro produto local.
Com essas dicas, você tem tudo para encantar o seu hóspede e oferecer para ele uma experiência inesquecível com direito a retorno!
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