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A segurança de um empreendimento é um fator crucial para o seu correto funcionamento. Sem a garantia de um espaço seguro e monitorado, os colaboradores não têm tranquilidade para exercerem suas funções e atividades e isso pode gerar diversos problemas na qualidade do ambiente de trabalho.

Como consequência, os objetivos estipulados em um planejamento empresarial não são alcançados, os custos tendem a aumentar e os prazos são deixados de lado.

Em meio a esse cenário, o gestor precisa tomar todas as medidas possíveis para garantir a proteção de suas equipes e demais colaboradores. Nesse contexto, a terceirização da gestão de segurança surge como uma resposta para essa situação e vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado.

Para você não ficar por fora e entender todos os motivos que levaram esse mercado está tão em alta, preparamos esse super conteúdo que vai eliminar todas as suas dúvidas, veja só!

Porque você deveria se importar com a segurança empresarial?

Infelizmente, a escalada da violência no Brasil afeta muito os grandes centros urbanos e até mesmo algumas regiões rurais e tem tirado o sono de muitos gestores. É responsabilidade desses profissionais prezar pela segurança dos funcionários, mercadorias e produtos.

A pressão por resultados positivos e a busca pelo cumprimento dos prazos fazem com que muitos deles deixem esse assunto em segundo plano, o que acaba trazendo péssimas consequências para os empreendimentos.

Trabalhadores inseguros, naturalmente, apresentam uma queda de performance em suas rotinas de trabalho e acabam por ter dificuldades em se adaptar às necessidades do empreendimento. Junto a isso, o roubo ou a danificação de materiais fundamentais para o funcionamento do negócio trazem prejuízos enormes para a corporação.

Nesse contexto, a terceirização de segurança pode resolver todos esses problemas com facilidade e eficiência. Através de uma parceria de qualidade, e antenada às necessidades do mercado, uma empresa terceirizada é capaz de oferecer as soluções de que a sua gestão tanto necessita.

Quais são os benefícios da terceirização de segurança?

Agora que você já sabe sobre a importância da segurança patrimonial, veja como a terceirização desse serviço pode ajudar o seu empreendimento a crescer e prosperar. 

Listamos abaixo alguns dos maiores benefícios da contratação de uma empresa que terceirize sua gestão de segurança:

  • Otimização do tempo 

A rotina de trabalho de um gerente é muito corrida e exigente. Esse profissional precisa executar várias funções, como: analisar relatórios, negociar com fornecedores e escolher as melhores estratégias para a sua gestão.

Ao terceirizar a segurança, é possível eliminar o tempo gasto na contratação e na capacitação de uma nova equipe, já que essa função será delegada à empresa contratada. 

Dessa forma, o seu negócio pode focar o tempo nas obrigações mais importantes da rotina empresarial, aumentando assim a produtividade de maneira geral.

  • Redução de custos

A redução de despesas é algo que todo empreendedor deseja alcançar em sua gestão. Entretanto, poucos sabem realizá-la corretamente.

A terceirização de segurança faz com que a folha de pagamento de um negócio seja desonerada, pois, dessa maneira, os custos operacionais e trabalhistas da atividade não fazem parte de suas responsabilidades. Portanto, sobram mais recursos para investir em outras áreas ou para a compra de novos equipamentos e aumento da reserva de emergência, por exemplo.

  • Soluções eficientes

Garantir a segurança de um empreendimento não significa distribuir aleatoriamente vigilantes pelo ambiente de trabalho. Para obter bons resultados, é necessário analisar todos os fatores e parâmetros envolvidos, a fim de criar soluções voltadas à proteção de todos.

Com a terceirização de segurança, a gestão conta com uma equipe bem preparada, experiente e que detém um amplo conhecimento sobre essa área de atuação.

Dessa maneira, facilita-se a criação de respostas eficientes para os problemas apresentados, tudo isso através do uso de técnicas e estratégias modernas que visam a obtenção dos melhores resultados possíveis.

O que você deve exigir ao contratar esse serviço?

Antes de fechar o contrato de terceirização, é preciso conhecer as garantias que a empresa parceira oferece aos seus trabalhadores. Caso isso não aconteça, problemas judiciais podem onerar a contratante e prejudicar a qualidade dos serviços.

Algumas precauções que você deve tomar:

  • Capacitação profissional

Quando se fala em empresas de seguranças terceirizadas, espera-se que seus colaboradores estejam preparados da melhor maneira possível e capacitados com as técnicas mais modernas em suas atividades. 

Desse modo, um gerente precisa contratar um parceiro que promova uma constante atualização de seus colaboradores. Novas tecnologias surgem a todo momento. Por isso, é necessário acompanhar essa evolução e utilizar as ferramentas mais apropriadas à sua gestão.

Além disso, lembre-se de escolher uma empresa que também se importa com o treinamento no lado pessoal e humano de sua equipe de trabalho. Um profissional de segurança é responsável pela proteção patrimonial, mas ele também deve saber lidar com as pessoas e resolver situações críticas com eficiência e assertividade, sempre levando em consideração o caráter humano das relações.

  • Comprovante de pagamentos

A terceirização da segurança empresarial passa pela responsabilidade do pagamento de salários e outros valores ao parceiro contratado. Portanto, você deve acompanhar de perto todos os lançamentos e ter certeza de que os funcionários terceirizados estão recebendo seus pagamentos corretamente e em dia.

Tenha em mente que, caso ocorra algum problema judicial, é necessário provar que a sua gestão fez o possível para fiscalizar e cobrar, da contratada, o devido pagamento da remuneração.

Não se esqueça também de buscar informações no Departamento de Polícia Federal, para confirmar se a empresa em questão está qualificada e possui todos os certificados exigidos por lei para exercer as atividades relacionadas à segurança — principalmente no caso de vigilância armada.

  • Adicional de periculosidade

Segundo a norma regulamentadora NR-16 – Atividade e Operações Perigosas, quando houver a prestação de atividades em condições de periculosidade ou de violência física, é preciso pagar um adicional de periculosidade de 30%, incidente sobre o salário do colaborador.

Como a segurança se enquadra nessa categoria, é necessário respeitar a lei e segui-la rigorosamente, sendo necessário garantir que a empresa de segurança terceirizada inclua o pagamento desse adicional em sua planilha de custos.

Busque o parceiro ideal para terceirizar

A terceirização de segurança é algo que pode trazer inúmeros benefícios para seu empreendimento, desde que feita de maneira correta por uma empresa idônea e experiente na gestão de colaboradores terceirizados.

Faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa de terceirização que atenda às suas expectativas, sem se esquecer das exigências normativas que reforçamos por aqui.

Para contratar profissionais de segurança para atuar em diferentes tipos de negócio, aposte na Russel Serviços e no método mais ágil e eficiente de terceirização do mercado. Para saber mais ou pedir uma cotação, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br

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