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Não perca mais tempo cometendo os mesmos erros ao transferir sua mercadoria entre os centros de distribuições. Você irá entender, agora, como fazer isso de forma eficiente

Como é de conhecimento geral, as empresas do segmento logístico se encarregam de enviar cargas de diversos fornecedores para os mais distintos locais. Pelo fato de que, muitas vezes, o destino final se encontra distante dos grandes centros urbanos, a escala geográfica de uma transportadora se mostra um fator diferencial para o cumprimento dos prazos e, também, para a satisfação dos clientes.

Com o intuito de concluir o processo de entrega, são criados locais chamados de centros de distribuição ou CDs. A sua utilização faz parte de uma abordagem mais moderna da operação logística e do processo de armazenagem.

Sendo assim, confira as dicas que você precisa para o seu negócio decolar:

1. Sistemas de gestão integrada

A presença dos centros de distribuição em locais estratégicos adiciona mais uma etapa envolvendo a atividade logística. Isso amplia a necessidade de controle, pois requer o acompanhamento de cargas que transitam entre múltiplas localidades.

Por essa razão, é fundamental a adoção de sistemas capazes de gerenciar toda a cadeia e contribuir para agilizar a entrega até os clientes.

2. Planejamento bem detalhado

A instalação de centros de distribuição requer alterações significativas nos procedimentos de trabalho para que a nova estrutura funcione de maneira eficiente. Esse é um recurso essencial que permite a criação de estratégias voltadas para garantir que cada carga siga o caminho mais curto até o seu destino.

Assim, as etapas de separação de pedidos e expedição podem ser realizadas conforme os pedidos para, posteriormente, programar o envio aos clientes.

3. Tenha um espaço físico bem adaptado

O layout de um centro de distribuição é bastante diferente de um depósito, por exemplo. Enquanto um armazém funciona como local para alocação temporária de mercadorias até o momento da venda, o CD é um espaço cujo objetivo é atender às necessidades imediatas dos clientes.

A movimentação das mercadorias deve ocorrer de forma linear, ou seja, as cargas são recebidas em uma extremidade, são separadas e armazenadas no meio, e embaladas e enviadas aos clientes na outra ponta. Enquanto são mantidas nesse local, é preciso separar os lotes com base em suas características físicas, como:

  • peso;
  • volume;
  • quantidade;
  • tipo do produto;
  • fornecedor de origem.

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4. Realize o controle do estoque

Uma das principais características de um centro de distribuição para a transferência de mercadorias está relacionada ao seu sistema just in time. Em outras palavras, é preciso disponibilizar as mercadorias em quantidades corretas, no local certo e no momento que o cliente determinar.

Essa ideia resulta no emprego de uma política de níveis de estoques reduzidos prevenindo a incidência de produtos parados nas prateleiras e os custos relacionados à manutenção do espaço.

5. Utilize modais de transporte diferentes

Obter maior agilidade no atendimento às demandas logísticas dos clientes é um dos objetivos das empresas transportadoras. Como resultado, é preciso criar soluções inovadoras para permanecer competitiva no mercado, utilizando os meios de transportes mais viáveis.

Como as empresas que atuam com o transporte rodoviário interestadual enfrentam desafios em seu cotidiano, é possível encontrar alternativas capazes de resolvê-los. O modal aéreo, por exemplo, funciona bem para o transporte de lotes reduzidos, além de minimizar significativamente o prazo de entrega.

Principal fator para a criação de centros de distribuição

O tamanho da malha rodoviária no Brasil pode facilmente se converter em um gargalo em vez de uma oportunidade de crescimento, no que se refere à transferência de mercadorias.

Uma das alternativas é a implantação de centros de distribuição em localidades estratégicas para ampliar o alcance da transportadora e garantir o pronto acesso ao destino. Contudo, é preciso avaliar, não somente a capacidade operacional para lidar com essa demanda, mas mensurar o retorno do investimento.


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