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O Share de Gôndola é caracterizado como um indicador bastante importante para o varejo, mas que também impacta diretamente nos lucros e no desempenho dos produtos da indústria. Por esse motivo, é importante que o fabricante acompanhe de perto a métrica e entenda como ela funciona para o bom funcionamento do Trade Marketing.
Você sabe o que é o Share de Gôndola? Se liga na sequência para entender trade marketing
O que é share de gôndola?
O share de gôndola diz respeito ao espaço físico que é ocupado pelos produtos no ponto de venda. Na prática, ele é o espaço reservado para cada marca ou fabricante nas prateleiras dos supermercados, atacadistas e redes de varejo em geral. O lojista tem como saber quais os espaços mais favoráveis, por onde passa o maior fluxo de clientes e quais gôndolas são mais visitadas, informações que estão diretamente ligadas com a visibilidade das mercadorias.
Em parte, o que define o posicionamento de cada item são as negociações que o varejista firma com cada fornecedor. Aí entram diferentes estratégias de trade marketing, que é o braço do marketing cujo objetivo é justamente gerenciar a distribuição dos produtos nos pontos de vendas.
Antes de prosseguirmos, vale um lembrete: share de gôndola e market share são coisas diferentes. O primeiro diz respeito à disposição dos produtos na prateleira do PDV. Já o segundo designa a fatia de mercado que é detida por uma marca ou empresa.
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