fbpx

O trabalho temporário geralmente está associado a períodos de alta demanda, ou seja, quando a economia está mais aquecida, e isso pode acontecer por vários motivos.

Porém, em tempos de crise, esse tipo de trabalho pode ser visto como estratégico na gestão de uma empresa. Nessas fases de dificuldades econômicas, a economia desacelera e, como resultado, a produção de muitos itens é reduzida. E com isso, podem ocorrer demissões para cortar custos. Nesse aspecto, a contratação temporária torna-se uma excelente opção para as empresas atenderem demandas específicas.

Mais notícias: Conheça as principais diferenças entre o colaborador efetivo e o terceirizado

Coronavírus e economia

É inegável que a pandemia afetou diretamente a economia. O mercado já está antecipando uma desaceleração econômica global. E essas consequências são sentidas em quase todos os setores.

Uma pesquisa do Sebrae em abril de 2020 indicou que 88% dos micro e pequenos empreendedores tiveram queda de até 75% em seu faturamento durante o isolamento social.

Alguns setores foram mais afetados negativamente do que outros, gerando impactos significativos em diversos negócios, como companhias aéreas, rodovias e todo o setor de hotelaria, além do mercado de eventos e entretenimento fora de casa. Outros, no entanto, foram afetados positivamente, como a indústria alimentícia, farmácias e supermercados.

Desde o início da crise, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram 39%. O risco país passou de 95 para mais de 400 pontos. O CDS, que mede a possibilidade de um país entrar em default em sua dívida externa, subiu 255%, deixando o Brasil no pior índice de todos os países emergentes, exceto Venezuela e Argentina, que já estão em default.

Todos esses dados têm impacto direto na folha de pagamento. Mas o trabalho temporário pode ser uma saída para manter a atividade da empresa a um custo mais competitivo, mantendo a prestação de um serviço de qualidade.

Mais notícias: Qualificação de jovem aprendiz é primordial para o futuro

Solução no trabalho temporário

Embora muitos negócios estejam sofrendo com a pandemia, outros setores estão bastante aquecidos. As áreas de higiene e saúde e logística são exemplos de empresas que têm pressa na contratação de novos funcionários devido à alta demanda causada por novos comportamentos de consumo. E é provável que esse “novo normal” continue, então esses setores continuarão crescendo, gerando empregos e negócios.

Por se tratar de uma demanda intensa que surgiu rapidamente, sem nenhum planejamento, a agilidade do trabalho temporário pode ajudar nesse aspecto.

Como alguns dos benefícios para as empresas são a rápida seleção, admissão e colocação do funcionário; maior flexibilidade na admissão e demissão; menos burocracia; redução de custos com FGTS, avisos e suplementos; e amparo legal por meio do Decreto 10.060/19.

Além de ajudar as empresas que precisam contratar, o trabalho temporário também ajuda as empresas que buscam reduzir o número de funcionários. Afinal, com a crise, muitas empresas precisam demitir para reduzir a folha. O trabalho temporário permite a contratação de profissionais especializados em determinada área, que conseguem manter o atendimento de uma empresa com alto grau de qualidade, mesmo com uma equipe menor.

E para os trabalhadores, o trabalho temporário também é um benefício, pois pode cobrir parte ou toda a necessidade financeira do indivíduo no momento atual. Além disso, é uma oportunidade para aumentar o networking e desenvolver novas habilidades, competências e experiências. E em determinadas situações, se tiver bom potencial, poderá ser integrado à equipa por tempo indeterminado após o contrato. São vantagens, para ambas as partes, que podem ser aplicadas a qualquer momento, não apenas em tempos de crise.

Mais notícias: Empresas voltam a contratar e desemprego cai consideravelmente

Contrato temporário em tempos de crise

Para contratação de mão de obra temporária, é obrigatório que esse processo seja realizado por empresa credenciada pelo Ministério do Trabalho como intermediária. Essa empresa deve se responsabilizar pela agilidade do processo de contratação, ainda mais na urgência de um período de crise. Eles também são responsáveis ??por encontrar o profissional adequado para as vagas em aberto de acordo com as especificações transmitidas pela empresa contratante. Ou seja, quaisquer que sejam as vantagens do trabalho temporário, é preciso ter uma boa empresa intermediária para o processo.

Mais notícias: Russel lança plataforma inovadora: o maior shopping de mão de obra do Brasil

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp