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Analisar os recursos disponíveis, controlar despesas e aumentar a produtividade são pautas recorrentes na liderança de uma empresa. E procurar usar as melhores opções em termos de recursos, investimentos e tempo é algo fundamental, que aumenta a eficiência da gestão e, consequentemente, melhora resultados.

Em linha a esses desafios, uma opção que tem sido avaliada e implementada cada vez mais é a terceirização de mão de obra.

É inegável que ter uma gestão inteligente em um negócio é a chave para o sucesso. Por isso, se dedicar para estabelecer uma gestão adequada da sua equipe é essencial. Quando estamos falando de colaboradores terceirizados, esse cenário não muda é uma boa gestão desses profissionais externos é indispensável para garantir uma parceria de longa data que continue gerando benefício mútuo entre contratada e contratante.

A terceirização é uma forma de se transferir algumas funções a uma outra empresa, que com seu pessoal se compromete a entregar serviços definidos formalmente em contrato, o que permite otimizar o tempo e esforço dos recursos internos.

Porém, para se ter o máximo de proveito dessa solução e atingir bons resultados, ter um bom gerenciamento é imprescindível.

Por isso, vamos explorar neste texto como cuidar para que a gestão deste tipo de serviço corra muito bem fazendo com que as entregas sejam satisfatórias e os trabalhos contratados sejam plenamente executados.

Quais são as vantagens da terceirização de mão de obra?

A terceirização de mão de obra traz diversos benefícios estratégicos para um negócio. Entre eles, os principais são:

  • Ganhos de produtividade;
  • Agilidade;
  • Maior controle do fluxo de caixa;
  • Redução de riscos;
  • Facilidade na adição ou redução de recursos
  • Priorização de investimentos;
  • Maior foco da gestão no core business da empresa.
  • Redução de custos operacionais;

Como fazer o gerenciamento da sua equipe terceirizada

Um dos pontos importantes no uso desta prática pelos gestores é a forma de gerenciar uma equipe terceirizada. O quanto menos for necessário o envolvimento da direção no dia-a-dia melhor, desde que se atinja o que se pretendeu com a contratação, e para que isso aconteça, vale seguir algumas dicas que facilitam esta tarefa, como:

  1. Contrate uma empresa séria e experiente

Antes de assinar um contrato de terceirização de mão de obra, é fundamental avaliar a empresa que está pleiteando o negócio.

Ou seja, é preciso pesquisar o histórico e reputação da empresa, sua experiência de mercado, além de averiguar as certidões negativas tributárias, certificados de qualidade e referência e a situação financeira da mesma. E após a contratação, é essencial que seja solicitado todos os meses os comprovantes de pagamentos das obrigações fiscais e financeiras da prestadora.

Outro ponto fundamental de análise na contratação é averiguar como a companhia se utiliza da capacidade e dos recursos que são necessários para suprir a demanda de seus contratos. Buscar informações com seus clientes é uma forma de se ter informações sobre o atendimento, prazos e postura da empresa quanto a solução de problemas.

2. Desenhe um contrato claro e completo

A elaboração do contrato de prestação de serviços terceirizados é o momento de se deixar claro quais são as expectativas para os serviço que serão executados. É a partir do que se estabelece aqui que se têm condições para, de forma clara e objetiva, ter o empenho da equipe terceirizada para obter o nível de qualidade e de entrega de serviços necessários para seu negócio.

Além disso, o gerenciamento dos serviços vai se basear no que foi contratado, por isso o acordo formal e como a contratação é definida são pontos importantíssimos para que a gestão dos serviços terceirizados seja feita de forma adequada.

3. Tenha uma comunicação efetiva

Com a contratada de terceirização de mão de obra escolhida, é necessário realizar um processo de integração dos novos colaboradores, mesmo que eles não façam parte do quadro da empresa.

Isso se deve ao fato de que o quanto eles conhecem e entendem sua empresa terá impacto direto na sua eficiência e na execução do que é a expectativa dos gestores. Além disso, eles também serão vistos como parte da empresa quando executarem suas atividades, e devem estar preparados para representa-la.

Deste modo, é necessário mostrar os macro-objetivos da companhia, além de estabelecer metas específicas, para que todos tenham ciência do papel que estarão desempenhando.

As metas e indicadores também são importantes para que se possa mensurar os resultados apresentados e identificar possíveis pontos a serem melhorados.

4. Atenção à subordinação
Como o gerenciamento da equipe é realizado é um dos principais pontos para o sucesso na terceirização de mão de obra.

É preciso ter consciência de que, mesmo que o colaborador esteja desempenhando sua função na empresa contratante, ele não é um subordinado da mesma. Por isso a forma de se relacionar tem que ser diferente. Ele não deve ser visto como um funcionário, e sim como um parceiro.

Isso inclui o cuidado na forma de lidar com os recursos da terceirizada, já que caso a relação estabelecida seja comprovada como subordinação direta, o colaborador terceirizado pode recorrer na justiça o vínculo empregatício direto com a contratante, levando por água abaixo benefícios importantes de se terceirizar uma função ou setor.

Por isso, é essencial que se crie condições de se estabelecer e manter relações de parcerias, de forma produtiva entre gestores, funcionários diretos e equipes terceirizadas.

5. Colabore, valorize e motive


Não é efetivo jogar toda a responsabilidade na prestadora de serviço. A contratante também tem um papel no serviço a ser prestado, afinal, delegar não é abandonar.

É importante, também, valorizar e reconhecer o empenho e dedicação da contratada. É uma maneira de influenciar a produtividade e desempenho da equipe. E é a principal forma de se criar um relacionamento de ganha ganha, como deve ser uma parceria.

Com tudo isto em mente, gerenciar uma equipe terceirizada não é algo tão complexo, não é mesmo? Mas o começo de tudo é com uma boa empresa. Nisso a Russel Serviços está mais do que qualificada, pois graças a mais de 15 anos de experiência no mercado desenvolvemos a melhor gestão possível para os nossos colaboradores, sempre trabalhando com transparência e agilidade no atendimento as nossas empresas parceiras.

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