fbpx
terceirização negócios

No início dos negócios, a terceirização pode ser uma ótima opção para obter serviços com mais eficiência e reduzir custos. Você está entendendo as dinâmicas dos seus processos e ainda esta estabelecendo padrões e normas de atuação e ter que perder ainda mais tempo do seu time de RH procurando e selecionando diversos candidatos não é o ideal.

Por isso, entrar em contato com uma empresa especializada em terceirização para entender como ela pode te auxiliar nesse começo de negócio pode ser um grande diferencial para o sucesso ou fracasso do empreendimento nos próximos meses.

Preparamos este conteúdo justamente para você que está em começo de negócio, e aqui você entenderá os principais benefícios que apostar em terceirização pode trazer e de que formas você deve aplica-la ao seu negócio.

O que é terceirização?

Como foi dito, quando se inicia um negócio, uma das maneiras de reduzir custos pode ser a terceirização de serviços. Ou seja, contratar um prestador de serviços para realizar uma atividade ou um projeto que geralmente não está relacionado ao objeto principal da empresa.

De fato, uma agência de marketing, por exemplo, pode ter a necessidade de contratar de forma efetiva pessoas especializadas em comunicação e web designers. Por outro lado, outros serviços como os de consultoria podem se beneficiar muito por meio da terceirização. 

Deste modo, é possível obter serviços terceirizados de contabilidade, recursos humanos, serviços jurídicos, entre muitos outros. Em suma, você não precisa de uma equipe de RH ou jurídica para atuar diretamente dentro da sua empresa. O que geraria investimento direto em estrutura física, colaboradores e treinamento, questões essenciais para negócios que estão em seu início.

Por isso, para pequenas e médias empresas, a terceirização pode representar praticidade, redução de custos e, claro, mais competitividade a curto prazo.

Quando devo terceirizar ou contratar?

Com certeza, a terceirização pode trazer muitas vantagens para uma pequena ou média empresa que está iniciando seus negócios. Mas é preciso ficar atento ao fato de que ela precisa fazer sentido para seus objetivos, orçamento e cultura.

Por exemplo, quando uma atividade faz parte da produção efetiva da empresa, pode valer a pena investir em infraestrutura e montar uma equipe de profissionais qualificados. Neste caso, a contratação por meio de contratos de trabalho, prevendo todos os direitos e deveres do colaborador podem beneficiar a sua empresa e ser uma opção mais segura.

Lembre-se que além dos contratos por prazos determinados e indeterminados, também existem os contratos de experiência que permitem a contratação por 90 dias. Desta forma, é possível durante este período temporário de três meses, analisar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.

No entanto, se a opção for pela prestação de serviços, é indispensável ser criterioso ao fechar contratos com as empresas, verificando o objeto social das mesmas para ter certeza que vão ao encontro das suas necessidades.

Como elaborar acordos formais de serviços?

Se você optar pela contratação de consultores ou prestadores de serviços – pessoas físicas ou jurídicas – os acordos formais vão ditar o sucesso de suas parcerias. Neste caso, é possível para elaborar contratos de prestação de serviços para a execução de um projeto ou atividades específicas.

Será este acordo por escrito que vai embasar e proteger legalmente a relação profissional que se deseja estabelecer. Por isso, o contrato de serviços deve ser elaborado com cautela e prever a validade, prazo e como será realizada a compensação do serviço prestado. É importante também definir como e quais as circunstâncias que cada uma das partes pode rescindir o contrato para minimizar riscos de litígios.

Em síntese, o contrato deve oferecer tranquilidade, por meio da descrição clara das obrigações e direitos de ambas as partes.

O que não pode faltar no seu contrato de prestação de serviços:

  1. Obrigações do prestador de serviços;
  2. Detalhamento das atividades e responsabilidades do contratado;
  3. A remuneração pelos serviços prestados;
  4. As condições de pagamento, parcelas e valores;
  5. Providências no caso de violação do contrato;
  6. Rescisão do contrato;
  7. Prazo e validade do contrato; 
  8. Descrição de como será o cumprimento e a entrega dos serviços;
  9. Foro do contrato de prestação de serviços; 
  10. Assinaturas das partes;

Se você quer terceirizar de forma eficiente e sem perder tempo com problemas contratuais é importante construir essa parceria com empresas competentes e que apresentem expertise no mercado. 

A Russel está há mais de 15 anos no mercado de terceirização oferecendo soluções inovadoras e ágeis para o seu negócio. Se está pensando em investir nesse serviço entre em contato direto através do e-mail contato@russelservico.com.br e tire todas as suas dúvidas!

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp