A logística é o setor que mais apresenta crescimento desde 2011 e diante de toda essa magnitude, o esperado é que os serviços da área estejam em contínua inovação, buscando tendências tecnológicas para se aprimorarem. Existem, portanto, diversas mudanças vindo por aí e as empresas do segmento precisarão estar por dentro para não ficarem para trás. Veja o que muda!
Drones
Esses aparelhos poderão participar de significativas mudanças, principalmente no que tange o transporte de mercadorias. Eles podem desafogar o trânsito, tirando veículos das ruas. Além de possibilitar a inclusão de regiões com pouca infraestrutura/de difícil acesso aos mapas de entrega. Os drones poderão ainda auxiliar na segurança das mercadorias, monitorando e escoltando entregas valiosas etc.
Impressora 3D
As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de coisa utilizando a tecnologia de impressão tridimensional. Dessa forma, essa tecnologia permite um alto nível de customização para os produtos, ou seja, a produção padronizada em larga escala poderá ser, aos poucos, substituída. Produtores locais e regionais serão promovidos, pois não haverá mais a necessidade de despachar mercadorias para o outro lado do mundo, já que esse lugar poderá produzir também.
‘Internet das coisas’
A Internet das coisas é um termo que vem sendo cada vez mais utilizado e se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros. No ramo da logística, 26% das empresas já estão fazendo uso dessa nova tecnologia e 47% acreditam que o impacto causado pela ‘Internet das coisas’ será gigantesco, principalmente no gerenciamento de logística e cadeia de suprimentos.
Essa mudança permite que o chão de fábrica esteja sempre conectado. Será possível identificar exatamente o que está acontecendo no ambiente fabril, desde a performance das máquinas até o fluxo de materiais. Além disso, todas as etapas logísticas poderão ser acompanhadas de perto, melhorando a segurança e eficiência dos processos e dos profissionais.
É possível observar que essas mudanças que estão vindo por aí exigirão muito dos gestores em geral. Por isso, é preciso que as empresas, os gestores e os funcionários estejam devidamente preparados. Saiba, então, como ser um gestor de sucesso, clicando aqui. Não fique para trás, caminhe rumo ao futuro e ao sucesso!
Republished by Blog Post Promoter