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As empresas que querem se manter competitivas no mercado em que atuam precisam estar sempre atentas às novidades no campo da gestão e de tecnologia. Pensando nisso, fizemos uma breve curadoria com as 7 novas tendências de gestão e tecnologia organizacionais para ficar de olho.
Continue a leitura e saiba como cada uma das tendências aqui citadas podem beneficiar o seu negócio.
7 tendências de gestão e tecnologia para a sua empresa
1 – Employee Experience
Recentemente, muito tem se falado sobre Customer Experience e sobre garantir a melhor experiência possível aos clientes da marca. No entanto, uma das novas tendências organizacionais que vem ganhando a atenção de muitas empresas é o Employee Experience.
Cada vez mais as organizações estão se preocupando em oferecer uma experiência de qualidade para seus colaboradores, tendo em vista a fundamental importância deles para os resultados do negócio.
Nesse sentido, ações com foco na melhoria do clima organizacional, na flexibilidade da carga horária de trabalho e nos programas de incentivo, tem grande potencial para gerar bons efeitos nos índices de retenção e de produtividade, além de ser bastante benéfico para a reputação da marca.
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2 – Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, apesar de não ser uma temática totalmente nova, está cada vez mais fazendo parte das organizações. O que acontece é que as empresas que ainda não adotaram essa tecnologia acabam ficando para trás e, assim, se não fizerem algo rapidamente, perderão mercado para seus concorrentes.
Basicamente, a Inteligência Artificial se refere à possibilidade de as máquinas aprenderem determinados comportamentos e ações conforme elas são utilizadas. Computadores são treinados para executar tarefas específicas e se aproximar ao máximo da linguagem e do raciocínio humano.
Dessa forma, usando a inteligência artificial, a empresa pode conhecer melhor seus clientes e descobrir o que determinados segmentos deles preferem ou necessitam. Assim, o desenvolvimento de produtos e a criação de campanhas de marketing é muito mais assertiva. Até ofertas adicionais podem ser feitas em tempo real, quando um cliente está fazendo compras em um e-commerce, por exemplo.
Um exemplo de uso da Inteligência Artificial são os assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa.
Leia mais: Confira 6 dicas de administração essenciais para o seu negócio dar certo
3 – Big Data
O Big Data integra a nossa lista de novas tendências organizacionais para 2020 porque ele se refere à solução que muitas empresas têm encontrado para lidar com grandes volumes de dados.
A intenção do Big Data é transformar esses dados aparentemente aleatórios em informações relevantes para a marca.
Por exemplo, com base nas publicações que você curte, nas páginas e perfis que você segue e no conteúdo que você compartilha, o Instagram e o Facebook, que pertencem ao mesmo dono, direcionam o tipo de conteúdo que vai aparecer no seu feed, bem como os anúncios e os posts patrocinados. Isso é feito a partir da análise de Big Data.
Assim, da mesma forma que a inteligência artificial, o Big Data pode ajudar sua empresa a conhecer melhor clientes para satisfazê-los da melhor forma, ou analisar informações do mercado para que a empresa tome melhores decisões estratégicas.
Nem sempre é fácil entender como o Big Data funciona, assim, vale a pena assistir a este vídeo do Meio & Mensagem:
4 – Internet das Coisas
A Internet das Coisas se refere à possibilidade de objetos do dia a dia estarem conectados entre si através da internet.
Assim, no comércio, por exemplo, as prateleiras inteligentes emitem um alerta ao setor de estoque avisando sobre a falta de determinados produtos. Na indústria, as máquinas “conversam” para trocar informações sobre a produção e otimizá-la.
Além disso, em sua casa, sensores em embalagens de alimentos podem mostrar que acabaram em sua geladeira, assim que são retirados dela, e fazer um pedido automaticamente para que sejam entregues para você.
Outra maneira de usar a internet das coisas é internamente nas empresas, colocando sensores em máquinas da linha de produção para que façam automaticamente pedidos de matéria prima ao estoque, ou avisem a expedição que os pedidos estão prontos para serem despachados.
Leia mais: 7 dicas que irão te ajudar na organização e na administração do seu negócio
5 – Metodologias ágeis
As metodologias ágeis, como o próprio nome sugere, tem como proposta agilizar os processos de uma organização.
O trabalho em equipe, a multidisciplinaridade e a melhoria contínua são alguns dos pilares das metodologias ágeis.
Estruturadas em ciclos curtos, a principal preocupação das metodologias ágeis é fazer entregas rápidas e frequentes.
Scrum, Lean e Kanban são exemplos de metodologias ágeis muito usadas nas organizações.
Essas metodologias de trabalho na gestão de projetos e de equipes é muito mais ágil e traz melhores resultados, focados nas necessidades dos clientes. Assim, os custos diminuem e o valor agregado aumenta.
6 – Organizações Exponenciais
Organizações Exponenciais são aquelas empresas com crescimento muito acima da média do mercado em que elas estão inseridas.
Como exemplo de empresas exponenciais, podemos citar a Netflix e o Spotify. Ambas apresentaram uma solução inovadora aos seus mercados e a custos relativamente baixos se comparados aos modelos tradicionais.
Além da escalabilidade e da inovação no conteúdo ou na forma de oferecer esse conteúdo, as empresas exponenciais se destacam também pela personalização da experiência do usuário.
No caso dos exemplos citados anteriormente, a interface dessas plataformas de streaming é adaptada aos gostos de cada usuário.
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7 – RH próximo do Marketing
Encerrando a nossa lista de novas tendências organizacionais, temos a maior aproximação entre o departamento de Recursos Humanos e o de Marketing.
A forma com que a empresa se comunica com seus colaboradores é um aspecto que merece a atenção dos gestores.
Nesse sentido, para que as informações sejam passadas corretamente e para que haja maior engajamento por parte dos funcionários, RH e Marketing precisarão trabalhar juntos. A intenção é desenvolver maneiras de difundir a cultura organizacional e estabelecer uma comunicação mais eficiente.
Assim, entendendo melhor o posicionamento da empresa no mercado, cada colaborador poderá entregar o valor que os clientes buscam. Dessa forma, as expectativas desses clientes serão atendidas e até superadas, auxiliando de forma decisiva em sua conquista e fidelização.
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