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sucesso da sua equipe

Uma boa liderança é um passo a mais para uma equipe engajada, um bom clima organizacional e metas alcançadas além de leva ao sucesso. Ao contrário, maus líderes podem contaminar o relacionamento entre os integrantes da equipe e prejudicar o desempenho e a produtividade dos profissionais.

O líder atual é uma figura, acima de tudo, fonte de inspiração para os seus liderados. Para isso, há algumas características e soft skills que precisam ser desenvolvidas e colocadas em prática. Afinal, a liderança acontece no dia a dia da empresa, nas relações desenvolvidas entre os profissionais.

Os elementos que vão fazer de você um verdadeiro líder, para conduzir sua equipe para o sucesso!

Os 5 elementos essenciais da liderança

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1. Direção clara

Esse é o trabalho número um do líder: dar uma direção clara à sua equipe. Deixe claro para seus colaboradores quais são as metas e os objetivos. Muitas vezes, há uma falta de clareza, o que pode levar a confusão, desalinhamento, frustração e desengajamento. Às vezes, a direção clara é tudo que uma equipe precisa.

Uma ferramenta que vai ajudar você nesse processo é o roadmap. Leia mais sobre ele no nosso post:

Nessas instruções, lembre-se de incluir também informações sobre as suas expectativas com relação ao trabalho e à atuação de cada equipe ou colaborador. Veja também se o seu desejo é viável na realidade, levando em consideração o feedback do profissional. Afinal, é ele quem está na linha de frente, lidando com as tarefas da gestão operacional da empresa.

2. Apoio

Sua equipe faz a maior parte do trabalho operacional e, como líder, é seu trabalho proporcionar tudo o que eles precisam para serem bem-sucedidos. Quando você cria uma equipe para ser bem-sucedida, a maioria dos colaboradores aproveitarão a oportunidade de braços abertos e se tornarão bem-sucedidos.

Tenha em mente que liderança não é sobre dar ordens e ser servido pela equipe. Trata-se, ao contrário, de ter um diálogo correto com ela, e ao mesmo tempo dar apoio e direcionamento. Isso não significa fazer o trabalho para eles, significa fornecer um ambiente saudável e, em seguida, estar lá para ajudar, se necessário.

3. Accountability

O apoio enquanto um dos elementos essenciais da liderança está muito relacionado com o conceito de “accountability”. Em português, a tradução mais próxima seria “responsabilidade”, mas a palavra é insuficiente para traduzir corretamente a ideia.

O conceito de “accountability” carrega uma noção de uma virtude moral que o líder deve desenvolver para tomar para si a responsabilidade sobre as decisões tomadas. Um bom líder assume as consequências das suas escolhas, sem deixar que elas respinguem na equipe — afinal, ele é o “capitão do time” e responsável pelo rumo das coisas.

É também uma soft skill que está muito relacionada à humildade. Quando as coisas não saem como o esperado, o líder precisa de humildade para assumir que errou e se prontificar a corrigir o problema. Já nos casos de sucesso, é também preciso humildade para dividir os créditos com a equipe, que foi quem colocou os planos em execução.

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4. Espaço

Outro dos elementos essenciais da liderança é dar à equipe espaço para o desenvolvimento das suas atividades. Forneça apoio sem cair na tentação de microgerenciar o trabalho de cada colaborador. O microgerenciamento não é apenas frustrante e desmotivador, mas também pode levar a erros, pois coloca sua equipe sob estresse desnecessário.

O microgerenciamento não é bom para a equipe e também não é bom para você, porque ninguém quer trabalhar para um gestor que controla excessivamente seus colaboradores. Se isso se tornar parte da sua reputação, as pessoas mais preparadas procurarão trabalhar em outro lugar, e isso pode resultar em problemas de recrutamento e retenção.

É normal checar como a equipe está desenvolvendo os projetos e ver como você pode ajudar, mas não crie o hábito de controlar sem motivos.

5. Reconhecimento

Um dos mais importantes elementos essenciais de liderança, o feedback positivo é fundamental para construir uma equipe que consegue resultados incríveis. É surpreendente a resistência de muitos gerentes e líderes para reconhecer o sucesso de seus colaboradores. Isso deve ser mudado com a implementação de uma cultura saudável de comunidade, que propõe o diálogo, a interação e reconhece o esforço da equipe.

Ninguém se torna bem-sucedido imediatamente, então você deve procurar dar feedbacks positivos às pessoas por tentarem e estarem dispostas a dar uma chance aos projetos. O que é reconhecido é repetido, e queremos que as pessoas repitam seu empenho, porque é isso que as levará ao sucesso. Se você espera que sua equipe obtenha sucesso sem estímulos, então você esperará por bastante tempo.

Se você quer se tornar um líder melhor ou deseja que seu time obtenha melhores resultados, aproprie-se desses 5 elementos essenciais da liderança e comece a praticá-los no seu dia a dia de trabalho. Uma equipe bem liderada terá maior engajamento e trabalhará de maneira mais eficiente.


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