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aplicar controle de estoque

Um controle de estoque de restaurante eficiente evita perdas de produtos e falta de produtos, além de influenciar diretamente no financeiro e no atendimento da empresa.Todo restaurante precisa manter bem organizado as matérias e produtos existentes em estoque para conseguir prestar serviços de qualidades aos seus clientes e evitar erros durante os atendimentos. E isso é possível com a ajuda de um software de gestão empresarial.

Ao utilizar um programa para controle de estoque de restaurantes seu estabelecimento evita a perda de vendas por falta de produtos que mais possuem demanda, evita o desperdício de materiais em estoque através do controle da validade, controla em tempo real entradas e saídas e muito mais.

A seguir vamos te mostrar com detalhes como funcionam esses Sistemas de Controle de estoque e porque você deveria investir em um para seu restaurante hoje mesmo. Confira!

Para que serve o Controle de Estoque para Restaurantes?

O controle de estoque serve para fazer a gestão de produtos em um restaurantes: as entradas e saídas, os excessos e as faltas. Assim, é processo fundamental para manter o equilíbrio dos produtos estocados, sem que eles sobrem ou faltem.

Outra função do controle de estoque é ajudar a fazer o planejamento de compras. Pois, se estiver correto, ele indica os produtos que estão acabando e precisam ser repostos. Além disso, o controle de estoque também é indispensável para fazer a precificação dos produtos.

Dessa forma, os donos(as) de restaurantes que fazem o controle de estoque em dia têm mais chances de tomar melhores decisões para o sucesso do seu negócio. Mas, para que o controle seja eficiente, é preciso um sistema que otimize o processo, tornando-o mais prático.

Pois os processos manuais, como planilha de controle de estoque, podem ser falhos e exigem mais trabalho e tempo.

Quais as vantagens da gestão de estoque?

Manter um bom controle de estoque para restaurante permite que a organização do espaço físico, onde estão esses itens, fique bem ordenado. Com isso, você consegue identificar melhor os materiais em estoque, podendo, inclusive,  melhorar o desempenho financeiro do local.

Tudo isso pode impactar positivamente no seu financeiro, já que permite ter uma visão mais clara de possíveis excessos de produtos. Também pode evitar fazer a compra de materiais que têm baixo fluxo de saída do seu estoque, gerando mais economia. 

Além dos pontos levantados acima, ainda existem outras vantagens da gestão de estoque, como:

  • Otimização do estoque;
  • Perspectiva de vendas;
  • Projeção de novos pedidos;
  • Planejamento;
  • Produtos mais pedidos e menos pedidos.

Funcionalidades mais valiosas de um Sistema de Controle de Estoque

Ao investir neste tipo de sistema você garante otimização em diversos pontos da operação do seu restaurante. A seguir vamos te mostrar as ferramentas mais importantes que você terá a disposição na sua gestão ao adquirir um deles.

1. Controle de Estoque de Itens Finalizados

Como controlar o estoque de bebidas, cervejas, sucos e itens que não são feitos no restaurante, mas comprados em fornecedores? Esses são os chamados itens finalizados. Com o sistema de controle, você pode fazer a gestão deles por meio da entrada e saída no estoque.

Trata-se de uma forma simples de controlar o estoque de itens finalizados. 

Funciona assim: 

  • Sempre que chega uma mercadoria nova, por exemplo, coca-cola, você faz a entrada no sistema com a nota fiscal.
  • Então, quando você vende 1 lata de coca-cola ou outro item, o sistema dá baixa automaticamente nela assim que finalizar o pedido do cliente. 

Dessa forma, seu estoque físico e virtual se manterá sempre atualizado.

2. Controle do Estoque por Ficha Técnica

Esse tipo de controle é bem mais completo e preciso. Além disso, é bastante comum no segmento da alimentação. No controle de estoque por ficha técnica, até mesmo quantidade de insumo e ingrediente usado em um prato também é retirado do estoque.

Funciona da seguinte forma:

  • Ao preparar um lanche, você utiliza pão, hambúrguer, molhos, saladas, bacon e vários outros insumos ou ingredientes;
  • Para saber exatamente a quantidade de cada item e padronizar a receita, você cria a ficha de controle do lanche;
  • Assim, quando um lanche for incluído no pedido do cliente, o sistema fará a retirada automática no estoque de todos os seus ingredientes.

Portanto, você evitará desperdícios de alimentos no seu restaurante e manterá seu estoque em dia até nos mínimos detalhes!

3. Controle de Estoque dos Complementos

Os sistemas de controle de estoque também fazem o controle de estoque dos complementos extras que o cliente adiciona na hora de fazer o pedido.

Por exemplo, o cliente pede um lanche e coloca bacon, queijo e molho como adicionais. Isso também precisa ser controlado e abatido de seu estoque de insumos, não é mesmo? Só assim você poderá ter o controle real do seu estoque.

Um bom exemplo disso são as bordas recheadas de pizzas. Esse é um item adicional difícil de controlar, mas através de um bom software de controle, você consegue gerir de forma muito mais precisa. Aliás, é um recurso pouco encontrado em outras soluções disponíveis no mercado.

4. Controle de Estoque de produtos por tamanho

Outro grande diferencial desses sistemas é permitir o cadastro e o controle de produtos com tamanhos diferentes.

Por exemplo, esse é o caso de lojas de açaí e pizzarias, pois os produtos têm vários tamanhos diferentes nesses estabelecimentos, tais como:

  • Pequeno
  • Médio
  • Grande
  • 300 ml
  • 500 ml
  • 700 ml

Assim, cada um deles deve ter uma ficha técnica e um controle de estoque específicos para não haver erro no inventário final. Você poderá através do sistema de gestão, fazer o controle de estoque de produtos com tamanhos diferentes sem dificuldades. Basta cadastrar os produtos por tamanhos certos e inserir corretamente no pedido.

5. Controle de Estoque de Produtos por pedaços e meio a meio

Em pizzarias, é comum vender pizzas com sabores diferentes por pedaços ou meio a meio. Entretanto, fazer o controle manual desse tipo de venda já não é tão simples se for manualmente.

Mas isso não acontece com o auxilio de um sistema de controle, pois ele tem o recurso que faz o controle de produtos por pedaços ou meio a meio sem nenhuma dificuldade. Assim, você controla toda a movimentação do seu estoque, evitando o risco de erros e aumentando a sua eficiência.

6. Relatórios de Movimentação do estoque do restaurante em suas mãos

Além de todos os tipos de controle de estoque disponíveis ainda existem sistemas que oferecem ainda mais recursos esperando para você. Alguns sistema de controle de estoque para restaurantes possuem, por exemplo, relatórios de movimentação de seu estoque.

Esses relatórios ajudam você a ver de forma detalhada a movimentação do seu estoque. Além disso, também auxiliam na reposição e compra de novos produtos de forma estratégica. Com isso, você terá informações importantes para tomar decisões relacionadas ao seu negócio!


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