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Os serviços de TI são prestados por empresas que contam com um atendimento diferenciado e, como sugere o próprio nome, mais específicos. Esse modelo de negócio tem sido cada vez mais comum no mercado, principalmente em tempos de transformação digital. 

O investimento em tecnologia é determinante para que empresas de qualquer área possam ter um bom desempenho, sendo uma necessidade da qual não se pode fugir. Ao contratar serviços profissionais de TI, o empresário passa a contar com um apoio consultivo personalizado para suas demandas, com a garantia da qualidade do atendimento, mesmo para demandas especialmente difíceis de se resolver.

Nesse artigo você vai entender melhor o que são serviços TI, além de conferir quais são os mais comuns no mercado e o que eles podem fazer pelo seu empreendimento. Continue a leitura e confira!

O que são serviços de TI?

Os serviços de TI referem-se a um conjunto de atividades e soluções que envolvem banco de dados, hardware, software e banco de redes. Todas essas ações são executadas para auxiliar as análises e gerenciamento das informações.

O setor de TI presta serviços para todas as demais áreas que utilizam a tecnologia, ou seja, atua diretamente na área de desenvolvimento tecnológico para atender às demandas de um determinado usuário ou sistema.

O serviço de TI divide-se em três principais áreas de atuação dentro do mercado: 

  • Infraestrutura;
  • Software;
  • Banco de dados e redes.

Na infraestrutura, quem atua são os analistas de suporte técnicos e os administradores de rede. Já no setor do software, estão os programadores e desenvolvedores tecnológicos. No banco de dados e redes, quem atua diretamente são os administradores de banco de dados, reconhecidos como ADBs e especialistas. 

Existem muitas outras subdivisões dentro da Tecnologia da Informação, mas todas estão interligadas entre si. O intuito é sempre trabalhar em conjunto, para garantir melhores resultados em ações assertivas. 

Para entender melhor sobre suas principais características e indicadores de qualidade, continue a leitura. 

As 3 características dos serviços de TI

Como todas as áreas específicas, o setor de TI tem características próprias, que por sua vez, impactam diretamente no fornecimento do serviço: a intangibilidade, a heterogeneidade e a inseparabilidade. 

Explicaremos cada um deles a seguir:

Intangibilidade

A intangibilidade diz respeito ao que não se pode tocar, ao que não é palpável, como é o caso dos serviços de TI. Devido à intangibilidade, há uma subjetividade muito grande na avaliação do serviço por parte do cliente, além da dificuldade de comunicar ao público em geral as qualidades daquele serviço oferecido.

Por não se tratar de algo palpável (um produto, por exemplo), o risco percebido pelo comprador parece muito grande. Para amenizar esses impactos, os gestores devem preocupar-se com as características físicas da empresa ou do setor e os produtos agregados, como relatórios, amostra de resultados, capacidade técnica da equipe, etc. É preciso gerar “valores tangíveis”.

Devido a todos esses fatores, a intangibilidade é considerada a característica mais marcante e também a de maior dificuldade na gestão de TI. 

Heterogeneidade

A heterogeneidade nos diz que os Serviços de TI nunca serão oferecidos de uma mesma forma a dois clientes distintos ou em dois momentos diferentes.

Esse “problema” pode ser originado por diversos fatores: a capacitação de quem presta o serviço, a necessidade de personalização que envolve serviços específicos e até a forma como o cliente explicou sobre a demanda. Nos casos da personalização e customização, a heterogeneidade pode se tornar uma vantagem competitiva. Porém, é importante lembrar que ela pode impactar o custo e o prazo de realização do serviço.

O treinamento intensivo dos colaboradores e a tentativa de fixar uma padronização dos serviços podem ser soluções viáveis para minimizar esses impactos. Como todos os serviços de TI, é importante também monitorar o desempenho das atividades e a satisfação dos clientes, a fim de sugerir melhorias e identificar pontos fracos.  

Inseparabilidade

A inseparabilidade trata da impossibilidade de separar o prestador do serviço que oferece. Diante disso, é necessário investir tanto na capacidade técnica do colaborador de TI quanto no desenvolvimento do seu atendimento, facilitando a relação com o cliente em todos os níveis da prestação de serviço.

Indicadores de qualidade dos serviços de TI

É preciso estar atento aos indicadores de qualidade na contratação de serviços e monitoramento, no caso do TI, não é diferente. Por isso, observe: 

Utilidade

Ter um profissional de TI voltado especialmente para a dinâmica da empresa é uma ótima oportunidade para melhoria do desempenho e redução de custos.  Quando este profissional é interno, pode demorar a ter acesso às fraquezas da empresa, por estar focado em todas as demandas, sem especificidades. 

Garantia

Pesquisar referências, fazer testes antes de contratar o serviço e ficar atento às cláusulas do contrato fará com que você tenha uma garantia maior ao contratar uma empresa terceirizada para cuidar desse setor.

Maturidade

A maturidade é a capacidade que o setor de TI possui de entregar valor para a organização através da tecnologia. Este indicativo pode ser analisado pelo espaço que este setor possui na organização. Também é este indicativo que demonstra a necessidade de contratação de outros serviços e a qualidade do que vem sendo desenvolvido, se este atende ou não à demanda da empresa. 

Expertise do fornecedor

Uma equipe de TI precisa ter uma boa formação acadêmica e muita experiência de mercado, ou seja, profissionais altamente qualificados no setor. Busque por referências, analise quem já realizou trabalhos com essa empresa, tempo de mercado, capacidade técnica e jamais guie-se apenas pelo preço. Nesses casos, todo cuidado é pouco e o barato pode sair caro.

Quais são os serviços de TI mais requisitados?

Como vimos, os serviços de TI são especializados e diferenciados, oferecidos por empresas com dedicação exclusiva na área de tecnologia e que estão sempre atualizadas com as técnicas mais recentes do mercado.

A área de TI oferece diversas possibilidades. O gestor que optar por terceirizar esses serviços deverá avaliar quais são as necessidades da sua empresa e, assim, quais funções a terceirizada irá priorizar na hora de colocar em prática suas capacidades.

Sendo assim, as principais tarefas desempenhadas pela área, são:

Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI pode ser dividida em três grupos: 

1. Hardware

Dentro da infraestrutura de TI, o hardware inclui toda a parte tangível: servidores, data centers, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos. As instalações responsáveis por abrigar, resfriar e fornecer energia a esses equipamentos, oferecendo suporte ao data center, também estão nessa categoria.  

2. Software

No software estão os sistemas operacionais, ou seja, intangíveis. Aqui se concentram as aplicações usadas pela empresa, como servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo e plataformas on-line. O sistema operacional é responsável pela gestão do hardware e todos os recursos do sistema.

3. Instalação de redes

A instalação de redes é o grupo que une o hardware e o software. Os componentes interconectados da rede possibilitam a comunicação, o gerenciamento e as operações de rede internas e externas. A instalação de redes é composta pela conexão com a Internet, ativação, firewalls e cibersegurança, além de hardwares como roteadores, switches e cabos.

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