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Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, o sistema de entregas de comida (delivery) teve um crescimento muito maior do que o esperado no mercado. Por isso, montar um sistema de delivery eficiente e de qualidade tornou-se essencial para o seu negócio.

Atualmente, levar um produto ou alimento para um determinado cliente de uma forma segura e com agilidade se tornou o único motivo de vários restaurantes se manterem abertos durante a pandemia. 

Neste post vamos te mostrar como se organizar para montar um sistema de delivery para o seu restaurante de forma prática. Veja!

O pontapé para começar

O investimento que é preciso para se começar um delivery é baixo na maior parte das vezes. Dependendo do seu segmento, o valor poderá aumentar ou diminuir.

Muitas vezes comprar alguns itens extras para a sua cozinha atual ou alguns eletrodomésticos melhores é o suficiente para começar.

É importante começar pela organização da operação

A estrutura física é importante, sem dúvidas. Mas é importante fazer com que seu negócio esteja preparado para toda a operação que montar um delivery demanda de um negócio.

Um delivery demanda muito mais do que apenas contratar um motoboy e começar a realizar entregas. É necessário ter uma presença marcante em redes sociais, assim como estar em aplicativos de delivery.

Também é necessário investir em embalagens de qualidade. É necessário que elas tenham a capacidade de transportar o seu produto da maneira correta, sem desmontar o prato durante a entrega.

Invista também em maneiras de pagamento diferentes, principalmente em pagamento online e máquinas de cartão.

Outra grande necessidade é a disponibilidade de motoboys, principalmente em horários de pico.

Trabalhe com sistemas de escalas para permitir que estes trabalhadores tenham seu horário de descanso. Possua um sistema de gestão empresarial ERP, afinal, ele auxilia na organização do estabelecimento a longo prazo.

Defina sua estrutura de funcionamento

Pense muito bem se irá valer a pena manter o atendimento com balcão e o atendimento presencial na hora de montar um delivery.

Identifique os pontos que precisam ser otimizados. Por exemplo, a preparação dos itens, o gerenciamento do estoque e as embalagens que serão utilizadas.

Um sistema que permita manter o foco nas necessidades do atendimento delivery é essencial para manter a organização e um controle do fluxo financeiro do negócio.

Manter o foco na organização da sua estrutura é essencial, ainda mais com a grande alta que o delivery teve nos últimos meses.

Leia mais: Aprenda a fazer um Plano de Negócio perfeito para seu restaurante

Devo utilizar apps de delivery ou redes sociais?

Para ter um bom alcance de público, ambos.

O aplicativo de delivery será um investimento em propaganda para os milhares de usuários que estão no aplicativo.

Não é uma questão de escolha sobre em qual será necessário investir. Mas sim em como usar as duas plataformas de maneira complementar.

As redes sociais sozinhas podem não trazer um grande volume de vendas, como os aplicativos de delivery podem.

Os aplicativos de delivery abrangem uma parcela muito maior da população que tem como objetivo pedir algum alimento via delivery.

As redes sociais servem para incentivar os seguidores a irem para o aplicativo realizarem o pedido, ou talvez fazê-lo pelo telefone.

A preparação da equipe

De acordo com o tamanho do seu negócio, é interessante ter uma equipe específica para atender os pedidos via delivery. Principalmente se a demora começar a ser grande demais para os clientes (tanto do salão quanto do delivery). Caso o volume de pedidos não prejudique o tempo de espera ou o tempo de preparação, não há necessidade de ter uma equipe específica para isto. 

Fatores a serem levados em consideração ao se montar um delivery

O atendimento por delivery vai muito além da comida. O cliente precisa se sentir importante desde o primeiro passo. Ou seja, visitar o seu menu digital. Outros fatores que devem ser levados em consideração são:

  • tempo de entrega;
  • como e quem irá realizar a entrega;
  • quem fará a separação dos produtos;
  • separação e higienização do pedido;
  • embalagens ideais para cada tipo de produto;
  • a necessidade de um caixa específico para atender apenas o delivery;
  • pós-venda.

Leia mais: Terceirizar os cozinheiros será mais vantajoso para seu restaurante

A segurança alimentar é essencial

Uma das bases do seu negócio deve ser o cuidado com a segurança alimentar. Qualquer incidente causado por falta de cuidado é sua responsabilidade e pode causar sérios problemas judiciais.

É preciso aplicar um controle rígido sobre a segurança alimentar no seu delivery. Desde a forma de armazenamento da comida, a data de abertura e data de validade e forma de envio. A limpeza deve ser constante em todos os locais do seu delivery.

Mantenha mãos e utensílios limpos com frequência. Lave as mãos em um intervalo de 30min e utensílios sempre que necessário. Não mantenha produtos abertos por muito tempo e se atente às datas de validade. O cuidado com os materiais de uso também é essencial.

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A imagem importa (mais do que você imagina)

Como qualquer negócio existente, um delivery sobrevive da sua imagem. Podemos confirmar que em muitos negócios o cliente não terá contato direto com o seu atendimento.

Então, a imagem é o que o cliente terá contato mais facilmente e o que fará com que ele escolha (ou não) realizar um pedido no seu estabelecimento.

O delivery é um serviço que vende pela sua imagem, pelas fotos e postagens das redes sociais. Cada imagem postada é um gatilho de venda.

Sendo assim, é necessário dar uma atenção especial para cada imagem que for utilizada nas redes sociais.

Também é preciso tomar o maior cuidado para que elas representem fielmente o seu produto. As fotos devem realçar as principais características de cada produto em específico. 

Leia mais: Os maiores benefícios da terceirização em bares e restaurantes

Tenha uma comunicação ativa

Mantenha todos os seus dados sempre atualizados para evitar que seus clientes tenham frustrações.

Não adianta nada procurar vendas online e ter clientes decepcionados por falta de informação.

É necessário entregar o que o cliente busca não apenas na parte da alimentação, mas nas informações e na qualidade da comunicação.


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