O período de alta temporada costuma trazer bastante lucro para o setor hoteleiro. Porém, esses aumentos só serão efetivamente positivos se você estiver preparado para lidar com isso. Um fluxo maior de hóspedes, por exemplo, representa uma demanda elevada em outras áreas da empresa.
Para que tudo saia bem é preciso planejamento de modo a fornecer uma estadia satisfatória ao hóspede. É aí que vem a pergunta: Seu hotel está preparado para passar pelo período de alta temporada?
Preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber para passar pela alta sem ter dores de cabeça. Vamos lá?
Afinal, qual o período de alta temporada no Brasil?
De forma geral, os hóspedes podem preferir viajar entre dezembro a fevereiro ou mais para frente em junho, os meses de férias por aqui. Mas em algumas regiões do país, a alta na procura pode se estender para outros períodos.
Nos estados do Sul, por exemplo, as baixas temperaturas elevam a procura, mas há destinos também buscados no verão. As serras são as queridinhas para o inverno, enquanto o litoral enche com as altas temperaturas.
Isso torna a região atrativa o ano todo, uma vantagem para os hóteis. Mas para os gestores, inclusive os das demais regiões, é preciso compreender quando é época de alta, o que facilitará a gestão.
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Alta temporada x baixa temporada
Como os períodos são variáveis no país, você terá que lidar com casa cheia e a falta de hóspedes em diferentes épocas do ano.
Enquanto a alta temporada é um período de lucratividade para as empresas, a baixa pode gerar prejuízos. Em ambos os casos é necessário planejamento e gestão para lidar com assertividade as características dos períodos.
A administração feita de maneira errônea pode resultar em inúmeras dores de cabeça mesmo com um alto volume de hóspedes. E quando bem feita, pode gerar um período tranquilo durante a baixa temporada.
O que preciso saber para me preparar para esse período?
Como você pode ver, a antecipação é o melhor caminho para ter uma alta temporada satisfatória e com hotel cheio.
Para as empresas não é fácil maximizar os resultados das vendas sem planejamento estratégico, a antecipação faz parte disso. Considerando o nosso calendário, a partir do segundo semestre os hotéis já podem se preparar para o aumento das reservas.
A seguir, confira algumas dicas que serão úteis para se preparar previamente:
Treine a equipe para o aumento da demanda
Os treinamentos são indispensáveis não apenas pela alta temporada, através deles é possível alinhar as equipes para a satisfação do cliente.
Essa preparação vai garantir que todos sejam recebidos com excelência, prestando um atendimento eficiente e humanizado.
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Faça a manutenção no hotel
Assim como a equipe deve dar conta da demanda, o hotel também precisa oferecer uma estrutura confortável. Parte da experiência do cliente é entregue através das instalações da empresa que não podem deixar a desejar.
Se antecipe realizando reparos necessários nos quartos e demais instalações do hotel. Caso seja necessário, a manutenção pode se estender para a modernização dos espaços.
Invista na divulgação e promoções
Não é porque é um período de alta temporada que os clientes aparecerão do nada, você ainda precisa divulgar o hotel. Tenha em mente que o marketing não pode ser deixado de lado, pois é através dele que a empresa é encontrada.
A divulgação deve ser feita antes desse período começar, uma vez que os hóspedes também se planejam com antecedência.
Promoções são bem-vindas para o momento, uma estratégia que ajuda a atrair e converter os interessados.
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Na alta temporada preciso oferecer algo diferente para os hóspedes?
Não apenas na alta temporada da hotelaria como também fora dela, a empresa deve ser atrativa ao hóspede. Descontos e promoções chamam atenção, mas o que fideliza o cliente é o atendimento humano e a estadia confortável.
Se o hotel tem recursos para tornar o momento mais agradável, sai na frente da concorrência. Desde as roupas de cama limpas e organizadas a atividades para interação de todos.
Para isso, é preciso pensar com cautela e ter muito planejamento visando oferecer uma experiência satisfatória ao cliente.
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