Os projetos são criados com o planejamento de ações, visando os seguintes pontos:
Execução, acompanhamento, monitoramento e controle das atividades estabelecidas.
Quer saber como funciona a gestão de projetos em empresas de serviço?
Você encontrará as respostas que está buscando no decorrer deste artigo!
A gestão de projetos tem sido essencial para o sucesso dos estabelecimentos de diversos ramos do mercado.
Ela é considerada elemento chave, pois garante a fluidez nos níveis organizacionais, conseguindo agilizar os mais variados processos.
Neste post, vamos falar sobre os resultados e sobre os principais benefícios que podem ser obtidos com a gestão de projetos em empresas de serviços.
Como funciona a gestão de projetos em empresas de serviço?
Os projetos seguem um roteiro que é elaborado pelo profissional especializado nesse segmento. Cada projeto envolve o gerenciamento de dez áreas:
Integração, Escopo, Custos, Qualidade, Aquisições, Recursos Humanos, Comunicação, Risco, Tempo e Partes interessadas.
O gerente responsável se comunica com os clientes e presta atendimento personalizado para criar um projeto adequado para cada caso.
O profissional que elabora o projeto precisa registrar todos os recursos envolvidos fazendo um planejamento completo. A seguir, o projeto criado para a empresa é executado por um grupo de colaboradores que realizam atividades temporárias com o objetivo de atingir um determinado objetivo. Sendo assim, deve haver um dia designado para o início e uma data estabelecida para o fim do projeto, com prazos fixados para o cumprimento de tarefas.
Leia mais: Confira 7 dicas para ter uma boa gestão de projetos
Mas, ainda que exista um prazo estabelecido para a sua concretização, não há uma garantia de que tudo acontecerá conforme o planejado. Durante a execução das atividades ocorrem mudanças e situações imprevistas que não podem ser controladas pelo gerente de projetos. Entretanto, ele consegue minimizar os atrasos usando ferramentas que antecipam ocorrências e permitem a readequação das datas.
As estruturas organizacionais das empresas de serviços que fazem a gestão de projetos são diferenciadas. Geralmente, elas têm ao seu dispor o gerente de projetos que cuida exclusivamente de projetos específicos, e o gestor de competências que gerencia as equipes que vão seguir o cronograma. Os colaboradores envolvidos na realização das tarefas vão inserindo informações no sistema para auxiliar na comunicação entre os dois profissionais e o grupo.
Quais são os principais benefícios da gestão de projetos em empresas de serviço?
A gestão de projetos é uma ferramenta indispensável para tirar os planos do papel, que exige habilidades técnicas dos colaboradores participantes. Porém, as empresas que investem nesse tipo de trabalho alcançam inúmeras vantagens. Veja a seguir os benefícios mais comuns da gestão de projetos!
Melhor cumprimento dos prazos
As informações relativas aos projetos são centralizadas para a entrega de resultados excelentes. A integração dos dados possibilita o gerenciamento de equipes múltiplas de modo que é possível saber o que cada colaborador está fazendo para atingir a suas metas. Ademais, permite a priorização de demandas e o controle total do fluxo de tarefas para que os prazos sejam cumpridos em dia.
Contudo, o cumprimento do cronograma depende do grupo de trabalho e de diversas circunstâncias. Se ocorrer um evento inesperado, o gerente de projetos analisa as informações e tenta renegociar os prazos com antecedência para evitar conflitos. As datas podem ser alteradas se isso não causar impactos com efeitos negativos irreversíveis aos negócios. Vale destacar que a gestão de projetos utiliza metodologias de controle para que essas mudanças sejam seguras.
Controle sobre o ROI
O retorno sobre os investimentos é uma consequência da execução das atividades registradas no cronograma. O projeto tem custos, mas permite o controle de lucratividade e possibilita a evita despesas desnecessárias.
O que proporciona antecipação de receitas e negociação de preços mais vantajosos com os fornecedores.
Leia mais: Saiba o que é gestão de projeto e para que serve
Aumento da produtividade
O gestor de projetos normalmente elabora um cronograma em conjunto com a equipe de colaboradores. Nesse cronograma, fica registrado o tempo necessário para a efetivação de cada atividade agendada. Com isso, a gestão do tempo é aprimorada, não existem lapsos para a ociosidade, aumentando significativamente a produtividade do grupo.
Outro fator relevante é que a gestão de projetos facilita o levantamento de inúmeras informações para a antecipação de erros. Isso dá aos líderes a chance de agilizar a tomada de decisões que são definidas com base nos dados mapeados, para resolver os problemas aumentando a eficiência da empresa.
Melhoria do atendimento ao cliente
Por meio da gestão de projetos os clientes recebem informações atualizadas sobre a realização dos trabalhos, suas necessidades são atendidas e suas ideias analisadas.
Logo, eles ficam satisfeitos ainda que ocorram imprevistos até a finalização do projeto, tendo em vista que vão receber o que desejam.
Com as suas expectativas atendidas, os clientes vão indicar a empresa de serviços para outros parceiros, oportunizando o acesso a novos negócios.
Quais são os resultados da gestão de projetos em empresas de serviço?
A gestão de projetos contribui para o crescimento das empresas, levando-as a atingir o nível de excelência desejado e aplicação técnicas diferenciadas para melhorar suas estruturas.
Os principais impactos da gestão de projetos em empresa de serviço são os seguintes:
- integração de todos os departamentos;
- comunicação assertiva;
- atendimento eficiente ao cliente;
- modernização dos sistemas;
- visão amplificada dos processos;
- automatização dos processos financeiros e gerenciais.
Além disso, empresas que aderem à gestão de projetos conquistam certificações fundamentais para sua evolução, são diferenciais competitivos. A certificação atesta que a organização atende padrões normativos, e estando de acordo com boas práticas de mercado, oferece serviços com profissionais qualificados.
Leia mais: Confira 5 dicas de como avaliar o software de gerenciamento de projetos
Enfim, a gestão de projetos em empresas de serviços agrega valor aos trabalhos diferenciados oferecidos aos clientes. Com isso, os preços podem ser aumentados elevando os lucros em conformidade com a ampliação da capacidade produtiva. Todas as informações dos projetos são documentadas e podem ser utilizadas para avaliações sobre os trabalhos prestados.
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