Se atentar aos erros médicos precisa ser uma preocupação constante dos profissionais de saúde e donos de clÃnicas. Esses problemas afastam os pacientes e prejudicam a gestão do negócio.
Pensando sobre o assunto, resolvemos separar neste artigo os 6 erros médicos mais comuns e como você pode evitá-los.
Confira!
1. Erros no preenchimento de prontuários
Esse problema interfere não apenas no atendimento, mas também, as suas consultas futuras. Isso porque a falta de informação no prontuário médico ou uma anotação errada por parte do profissional, afetará o diagnóstico.
Portanto, evite esse problema redobrando a atenção na hora do preenchimento desse documento e estando atento a queixa do paciente.
2. Atrasar o tratamento
Geralmente, os atrasos de tratamentos ocorrem quando o paciente não realizou os exames necessários a tempo ou durante o processo de diagnóstico. Essa situação também acontece quando o profissional de saúde recebe um resultado de exame inconclusivo.
Contudo, esse problema é consequência de uma má comunicação, falha humana e mau planejamento. Por isso, é fundamental investir em métodos que otimizam o trabalho do médico e aperfeiçoam a comunicação com os pacientes.
Assim, o relacionamento entre esses indivÃduos ficará mais próximo e claro. No entanto, caso note que o estado do paciente é grave, não deixe de tomar as providências necessárias para não gerar problemas mais preocupantes.
3. Negligenciar a administração do consultório
O sonho de muitos médicos é ter sua própria clÃnica, porém, essa tarefa não é fácil. Afinal, ele precisará cuidar dos pacientes e da administração do seu negócio. Contudo, é comum o profissional não conseguir gerir todos os processos e negligenciar algumas atividades.
Para melhorar isso, faça cursos e treinamento sobre gestão ou contrate especialistas para fazer por você. Assim, é possÃvel atender os pacientes com mais eficiência e controlar os processos da sua clÃnica. Ainda, conte com ferramentas que facilitam a gestão. Essas tecnologias são grandes aliadas da área da saúde e atuam para evitar erros médicos que prejudicam o negócio.
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4. Não fornecer um atendimento humanizado
O trabalho dos profissionais de saúde é muito corrido e muitos médicos não se dedicam 100% a cada paciente. Essa situação desagrada diversas pessoas e faz com que elas busquem outros especialistas.
Por mais que a rotina seja muito corrida, é fundamental se manter focado nas consultas e atender as necessidades dos indivÃduos. Isso porque eles procuram você para serem ouvidos e solucionarem a sua queixa. Nesse momento, é interessante aplicar um atendimento humanizado. Essa prática evolui o relacionamento entre o médico e o paciente, melhora a imagem da sua instituição de saúde e fideliza pacientes.
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5. Armazenar dos dados dos pacientes sem segurança
Hoje, o prontuário de papel e arquivos fÃsicos ainda são muito utilizados por diferentes clÃnicas e consultório. No entanto, eles são formas pouco seguras de armazenamento. Além disso, essa prática traz muitos riscos, como perda e rasurarão de documentos, vazamentos e roubo de dados.
Por isso, é fundamental garantir a segurança da informação nas instituições de saúde a fim de evitar maiores erros médicos. Dessa forma, os dados dos pacientes são protegidos por meio de servidores seguros e um sistema criptografado.
Outra questão importante diz respeito a coleta, armazenamento e tratamento dos dados sensÃveis dos pacientes, algo que é regulamentado pela LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados resguarda a privacidade das pessoas fÃsicas. Então, as clÃnicas que não aderirem à s exigências dessa norma podem sofrer sanções e multas, colocando em risco a sua imagem no mercado.
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6. Realizar uma análise equivocada de exames
A análise equivocada de exames acontece por diferentes motivos, como a alta demanda da rotina do consultório, a falta de atenção ou especialização do profissional e a ausência de atualização das ferramentas da clÃnica.
Para evitar com que isso aconteça, é interessante contar com recursos tecnológicos eficientes, que otimizam as tarefas médicas. Ainda, vale a pena investir em cursos para proporcionar um atendimento mais completo ao paciente e também, contratar profissionais especializados para realizar uma demanda especÃfica.
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