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Organizações que implementaram a melhoria contínua como parte de sua estratégia e / ou filosofia de produtividade, usam uma série de ferramentas básicas que lhes permitem medir o sucesso ou desvios de todos os processos que eles decidem implementar ou modificar. A Cadeia de Suprimentos é uma melhoria contínua da área principal.

Precisa ou depende do gerenciamento efetivo de um número muito alto de dados que validam a eficácia das mudanças implementadas.

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Muitas são iniciativas de melhoria contínua que podem ser aplicadas na cadeia de suprimentos por meio de ferramentas Lean ou Six Sigma. Podemos estabelecer melhorias nos processos associados ao estoque, distribuição, produtividade, operações de intralogística, atendimento ao cliente, qualidade da embalagem, etc.

As equipes de trabalho envolvidas na melhoria contínua dos processos logísticos precisam realizar investigações preliminares para determinar quais processos têm maior possibilidade de melhoria.

Essas equipes podem analisar oportunidades de melhoria com base nas perspectivas de seus principais beneficiários. Por exemplo, clientes, fornecedores, funcionários, etc. 

Na medida em que uma equipe envolvida na melhoria contínua tenha mais experiência sobre seu ambiente e autoconfiança, os resultados serão mais satisfatórios para toda a organização.

Independentemente do processo a ser analisado, as decisões devem ser tomadas selecionando as métricas apropriadas para medir o progresso da iniciativa selecionada.

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1. Mapa do processo (mapa de processo)

Descreve graficamente em forma de fluxo e em profundidade o processo analisado por meio de símbolos padronizados, sempre com um início (entrada) e um final (saída). Cada um dos símbolos é conectado seqüencialmente com setas para mostrar o fluxo do processo.

Em geral, todos os processos podem ser mapeados  e usados ??universalmente para detectar facilmente as ineficiências relevantes do processo. Podemos dizer que são essenciais no início de um projeto.

Adicionado a cada etapa do processo, às vezes você pode incluir outras informações, como duração, recursos necessários, responsabilidades ou impacto financeiro. Atualmente, existem ferramentas muito úteis para projetar um mapa de processos – Excel, Powerpoint, Microsoft Visio, etc.

O objetivo do mapa do processo é que, de uma forma visual, você possa entender o processo analisado por todos os membros da equipe responsáveis ??pela análise do problema, caso ou iniciativa de melhoria.

2. Gráfico de controle (gráfico de controle)

Este gráfico fornece uma comparação dos dados do processo em relação a um limite superior (limite de controle superior) e outro controle inferior (limite de controle inferior). Eles ajudam a detectar variações importantes em torno dos dados centrais do processo. Geralmente, são usados ??vários desvios padrão que ocorrem em torno da média com base no nível de confiança esperado.

3. Pareto Gráfico (Pareto Gráfico)

O diagrama de Pareto mostra a frequência com que os valores aparecem em um conjunto de dados. Esta análise é muito importante porque, em geral, 80% dos dados são explicados por 20% das causas. Na melhoria contínua, isso pode ser vital para aplicar os esforços e recursos usados ??de uma maneira mais otimizada. Ele separa o “sem importância” do “muito trivial” e visa visualizar rapidamente os problemas ou dados mais significativos.

4. Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Causa e Efeito)

O diagrama de efeito-causa (também conhecido como diagrama de Isikawa) é um método de organização de fatores (causas) e sub-causas que afetam um problema ou processo que foi considerado para análise.

O objetivo deste diagrama é ajudar a equipe de trabalho a identificar todas as possíveis causas de um efeito e selecionar aquelas que são mais prováveis ??de serem a principal causa para investigações posteriores.

Para cada causa, geralmente há um conjunto de sub-causas. O desenvolvimento deste diagrama é um processo repetitivo de ida e volta para identificar causas e efeitos. Eliminar ou corrigir as principais causas pode trazer uma melhoria no processo.

5. Histograma (histograma)

Um histograma é um gráfico de barras que mostra a frequência (número de vezes que aparece) com a qual os dados de uma variável (peso, euros, dólares, temperatura, etc.) de um processo são distribuídos. A frequência é mostrada no eixo vertical (conhecido como y) e o eixo horizontal (conhecido como x) mostra o intervalo de valores.

O gráfico de frequência mostra como os dados são distribuídos, se os valores estão em torno da média (distribuição normal), após o famoso muito dispersão Gaussiana ou de outra forma existe nos dados, indicando uma irregularidade no comportamento de variável e aparecendo mais de um “pico ou elevação” nos dados.

O objetivo principal do histograma é estabelecer se nossos dados se comportam de acordo com uma distribuição normal ou, ao contrário, temos que recorrer a outros tipos de distribuições para aprofundar os modelos de probabilidade associados a variáveis ??discretas.

Uma vez que o histograma é feito, outras ferramentas estatísticas mais avançadas podem ser aplicadas.

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