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Pode ser um pouco estranho associar construção civil à internet e marketing digital, porém com as proporções que a internet tomou, o marketing digital tornou-se uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas, reduzir custos e riscos do negócio.

Com as diversas novas tecnologias lançadas no mercado, o ideal é a empresa se juntar a esses lançamentos e inovar, focando sempre em aumentar os resultados das empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Neste post, iremos falar sobre marketing na construção civil, por que investir, suas vantagens e por onde começar.

Marketing digital na construção civil

Por muito tempo as empresas de construção civil puderam caminhar sem realizar esforços significativos de marketing para atingir suas metas. O desenvolvimento de novos negócios e fechamento de vendas eram frutos majoritariamente de relacionamento dos sócios-diretores e gestores.

Estamos 24 horas por dia conectados com a rede global de computadores, o que traz uma era de novas possibilidades para comunicação.

Por que investir marketing digital?

No ano 2000, apenas 400 milhões de pessoas estavam conectadas com a internet. Hoje, somamos mais de 3,2 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo.

De acordo com o relatório divulgado pela UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento), o brasil ocupa a 4ª posição global em usuários da internet com mais de 120 milhões de pessoas conectadas (59% da população).

Se você já identificou que seus clientes em potencial utilizam a internet, investir em marketing digital na construção é o que vai levar sua empresa ao conhecimento deles.

Todos presenciamos campanhas de marketing digital extremamente bem sucedidas nos últimos tempos. Dentre elas podemos citar o Facebook, Instagram, LinkedIn, Uber, entre outros.

Vantagens do marketing digital na construção

O marketing digital se sobressai (e muito) sobre o marketing tradicional.

Veja as vantagens de optar por fazer marketing digital na construção:

Em uma pesquisa realizada pela Lyfe Marketing, constatou-se que o marketing digital em redes sociais têm o menor custo por mil impressões que as demais modalidades.

Com pouco dinheiro e alguns conhecimentos, você pode conseguir um bom alcance das publicações de sua empresa anunciando em redes sociais.

Ao optar por investir em marketing digital na construção, você poderá diminuir o orçamento com marketing ou mantê-lo e atingir ainda mais pessoas interessadas em gerar negócios.

Segmentação

Seguindo a filosofia do marketing tradicional, as empresas anunciavam seus produtos e serviços incansavelmente, esperando os clientes entenderem as mensagens e tomarem atitude.

Era usado mala direta, jornais, rádio, panfletos guias comerciais, entre outras ferramentas que forneciam muito pouco controle sobre quem estava consumindo o conteúdo anunciado.

Como controlar quem vai ouvir sua propaganda na rádio ou ler anúncio da sua empresa no jornal?

O marketing digital trouxe uma poderosa ferramenta de segmentação de pessoas, permitindo você atingir exatamente o perfil do cliente que deseja adquirir.

Ao criar conta no Google ou em redes sociais, com certeza, em algum momento, você vai se deparar com algum produto que está propenso a comprar durante a navegação na internet.

No segmento da engenharia, uma poderosa ferramenta para atingir pessoas interessadas em comprar seus serviços ou produtos é o LinkedIn.

Medição e mais retorno sobre os investimentos

No marketing tradicional é muito difícil de medir o retorno financeiro sobre os investimentos realizados.

Como quantificar o número de pessoas que foram atingidas por uma propaganda de rádio?

Utilizando corretamente internet para anunciar sua empresa, é possível medir exatamente o desempenho de todos aspectos das campanhas realizadas.

Numa campanha bem executada, você tem a possibilidade de verificar os números:

  • Impressões no anúncio;
  • Cliques sobre anúncio;
  • Direcionamentos para página de vendas;
  • Orçamentos solicitados;
  • Negócios fechados.

Leia mais: Saiba quais são as maiores dificuldades de comunicação na construção civil

Viralização

Imagine se sua empresa fizer uma publicação que viralize em toda rede, e, de repente, aparecer uma enorme quantidade de interessados em fazer negócio com você. Com marketing digital isso é possível!

A partir do momento que uma empresa cria impacto no nicho que atua, a tendência natural das pessoas é compartilhar com quem divide destes valores.

O marketing viral é uma realidade para as empresas que investem em marketing digital. Usando a criatividade você pode fazer que todos do mercado da engenharia conheçam sua marca.

Engajamento

Quantas pessoas não estão interessados em comprar da sua empresa neste momento, mas podem ser grandes parceiros no futuro?

Utilizando os recursos digitais é possível manter os cliente em potencial engajados com sua empresa, através de conteúdo, e-mails entre outros recursos.

São criadas campanhas específicas para garantir a entrada de novos contatos comerciais, assim como a reativação da sua base de contatos.

Os clientes são segmentados quanto a decisão de compra, facilitando para quem vai adquirir os produtos e serviços de imediato, e relembrando seus antigos clientes que você existe e, está pronto para ajudar.

O aumento do engajamento é uma das principais vantagens de fazer marketing digital na construção.

Como começar a fazer marketing digital

A internet está sempre se reinventando.

Novas maneiras de atingir grandes públicos segmentados vão surgindo todos os dias. Os esforços seus marketing se assemelham a construir uma edificação, você deve começar pela fundação.

Leia mais: Conheça as vantagens da customização na construção civil

Search Ads

Search ads são os anúncios em palavras-chave dentro de mecanismos de busca, ou seja, você paga para aparecer na frente das buscas do seu cliente na internet.

O exemplo mais comum, que é também amplamente utilizado por empresas de construção civil é o Google Adwords. Nele é possível criar anúncios de texto, direcionando o tráfego para sua página de vendas.

  • Funciona na modalidade pay-per-click, você cria um anúncio e da um lance para aparecer nas posições de topo nas buscas da palavras-chave que escolher.
  • Os anúncios ficam no topo quando realizada a busca do Google.
  • O Google só realiza a cobrança uma vez que é efetivado o clique no seu anúncio.
  • Se você está buscando resultados a curto prazo, este é o melhor tipo de publicidade online.
  • Você irá direcionar para sua página de vendas tráfego de pessoas que já estão buscando os serviços que sua empresa fornece.
  • Para se otimizar os resultados, o site da empresa deve estar atrativo para os clientes.

Social Media Ads

Social Media Ads são anúncios feitos em redes sociais como: LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Google+ etc..

Nesse tipo de mídia, a abordagem das campanhas deve ser realizada de maneira diferente. Normalmente as pessoas não estão procurando comprar nada, enquanto navegam pelas redes sociais.

Você precisa usar alguns artifícios para atrair clientes com seus anúncios. Como um caçador que escolhe a arma certa para pegar a presa.

Leia mais: Veja por que optar por construções de madeira

Investir em marketing digital é uma boa maneira de criar oportunidades dentro deste novo contexto. Considere estratégias de marketing digital em seu planejamento empresarial, você vai se surpreender com os resultados.


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