No segmento de hotelaria, quando um estabelecimento recebe mais reservas do que sua capacidade máxima suporta, temos o chamado overbooking. Essa situação que também ocorre em outras áreas de negócios, como passeios e shows.
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Embora as empresas de transporte o utilizem como tática de vendas, o overbooking dos hotéis tende a impactar negativamente nesse segmento. Ainda que uma companhia aérea possa simplesmente realocar os passageiros para outro voo ou colocá-los em outra classe de assento, o serviço de hotelaria geralmente não possui essa saída.
Na sequência, o Blog da Russel Serviços traz para você os principais tipos de overbooking no setor de hotelaria, bem como suas principais causas:
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Falha na gestão
A tecnologia é sua grande aliada na gestão hoteleira e não pode ser diferente em relação ao setor de reservas. A principal razão para o overbooking hoteleiro é a falta de uma gestão de reservas qualificada e a não utilização do software de reservas coloca seu hotel em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Isso porque a falta dele deixa você com mais recursos para alocar, sejam humanos ou financeiros, e tempo para gerenciar o processo de reserva.
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Logo, você deve, necessariamente, apostar na existência de um sistema integrado de reservas. Ao usar diversos canais de distribuição de reservas, abre a possibilidade de acabar com hóspedes reservando um quarto pelo site oficial do hotel ao mesmo passo em que outra pessoa faz a mesma reserva em vias alternativas.
Overbooking por categoria de quarto
O único caso de overbooking que permite a você contornar a situação de maneira mais responsável é por categoria de quarto. Em maior proporção, quando a solução para o hóspede é um upgrade na reserva, ou seja, ao invés de ser alocado em um quarto comum, o cliente ganha uma estadia em suíte por exemplo, com o detalhe de que quem arca com a diferença é o seu hotel, uma vez que a falha de gerenciamento das reservas foi do seu negócio.
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Overbooking como forma de compensar cancelamentos
Outro caso comum de overbooking é quando é utilizado como forma de contornar o percentual de cancelamento de reservas, os chamados “no-shows”. Essa abordagem mostra apenas que o hotel não pode ser gerenciado. Em vez de maximizar os lucros e minimizar as perdas, o overbooking como estratégia coloca seu hotel em risco de ser desvalorizado porque alguns hóspedes acabam não ficando.
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Se você, como gerente, deseja reduzir o impacto dos cancelamentos de reservas, deve usar outro mecanismo: multas por cancelamento. Com uma política de cancelamento claramente definida, seu hotel pode incutir precauções em seus hóspedes ou potenciais clientes.
Para evitar possíveis problemas como o overbooking, é ideal que você tenha uma equipe de profissionais integrada e de qualidade. Sabemos, entretanto, como a procura por esse tipo de profissional é resultado de um processo lento e incerto.
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Diante da importância deste profissional para o sucesso de seu hotel, mais importante ainda é ter os melhores profissionais à disposição e sabemos o quanto a procura é demorada e incerta. Pensando nisso, a terceirização é a melhor opção e a Russel Serviços é exatamente o que você procura. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora também com a opção de pagamento faturado. Não perca tempo e aposte em segurança e qualidade visitando nosso catálogo de profissionais em russelservico.com.br.
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Russel Serviços
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